Celeiro: de velho a novo!

mc mc
Loading admin actions …

É certo que por hábito mostramos-lhe projectos que começam com fotografias fantásticas, tiradas pelos melhores fotógrafos de arquitectura, mas hoje vamos mostrar-lhe algo de diferente! Sabemos que adora projectos cheios de surpresa e inovação e por isso, nada melhor do que um bom exemplo de reabilitação!

A partir de algo aparentemente sem valor e debilitado, este projecto deu uma volta completa e mudou completamente de função! 

São vários os projectos maravilhosos de celeiros reabilitados e dispostos a novos usos, e este não é excepção! Desenhado pela jovem promissora Inês Brandão, este é o primeiro de muitos projectos da arquitecta aqui na homify!

Curioso  para ver os resultados desta remodelação? As imagens falam por sí!

Antes: Um depósito

Como podem ver o celeiro estava completamente degradado e abandonado. Repleto de marcas do tempo, de utensílios já inúteis este celeiro servia de um verdadeiro depósito de lixo! Esta fotografia mostra-nos o estado em que a arquitecta encontrou o lugar. A madeira surge aplicada em toda a cobertura e na estrutura da escadaria que subia à mezzanine e as paredes são em alvenaria de pedra.

Antes: Abandonado

Apesar do seu estado, a estrutura da cobertura foi preservada e as escadas reinventadas de forma a manter a utilização e aproveitamento do pé direito elevado para  criação de uma mezzanine. Vamos ver o resultado final?

Depois: Um resultado incrível!

Num abrir e fechar de olhos, aquele celeiro velho, transformou-se num verdadeiro retiro super confortável! A solução final pouco tem a ver com o estado anterior – com as paredes e estrutura pintada a branco, o interior transformou-se de imediato num ambiente simpático e acolhedor.

As escadas, como já dissemos foram reinventadas: colocadas numa posição diferente da original, pintadas a preto e integradas num volume marcante que confere uma nova organização ao espaço.

A lareira marca o ambiente formando uma zona de estar muito acolhedora, com espaço para arrumação e peças decorativas.

Interiores confortáveis

O espaço ganha novas funcionalidades e de repente, tudo funciona. Apesar do espaço reduzido, o ambiente é bastante amplo e desafogado. Foi criada uma zona de refeições com uma mesa em madeira maciça bastante generosa onde há espaço para a família inteira! Não deixemos de notar o cuidado especial na escolha de mobiliário contemporâneo e iluminação artificial que contrastam com a estrutura original mais rústica.

Aproveitamento da Luz Natural

Já escrevemos aqui na homify sobre as vantagens da pintura branco em espaços interiores reduzidos. Este projecto não é excepção: o pé direito duplo foi aproveitado de modo a conferir ao espaço uma maior amplitude que é posteriormente enaltecida com a estrutura da cobertura à vista, pintada a branco. As paredes brancas e mobiliário de cores suaves ajudam ao contraste entre outros elementos mais marcantes como o novo “módulo” preto que se insere no centro da construção e o pavimento em madeira de tons vibrantes.

Antes: Espaços Desconfortáveis

Voltamos ao estado anterior da construção para lhe mostrar o quão desconfortável era o espaço de mezzanine. A cobertura, indevidamente isolada tornava este espaço inutil, cumprindo funções meramente funcionais. Um ambiente frio e muito pouco convidativo.

Depois: Aproveitamento de espaço

Aqui está! À falta de espaço no piso térreo, a mezzanine garante mais espaço de estar dentro deste celeiro magnifico. Aqui podemos observar com atenção o trabalho feito no tecto, onde foi aberta uma clarabóia que ilumina o espaço durante o dia, e à noite nos deixa ver as estrelas!

Depois: Nova organização

Se ficou curioso quanto ao módulo preto que viu nas fotografias anteriores, veja agora o que realmente ele contém! Esta estrutura forrada a madeira OSB, posteriormente pintada a preto, contém os elementos que permitem este celeiro funcionar como uma verdadeira casa: cozinha, casa-de-banho e ainda mais espaço para arrumação!

Ficou com vontade de ter um espaço assim? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!