Um Apartamento de 43 m² Aproveitado até ao Último Centímetro

Apartamento pequeno, Carolina Mendonça Projetos de Arquitetura e Interiores LTDA Carolina Mendonça Projetos de Arquitetura e Interiores LTDA Salas de estar modernas
Loading admin actions …

O apartamento que lhe vamos mostrar tem apenas 43 m²! O espaço distingue-se pela sua delicadeza e o projecto evidencia-se pela capacidade de adopção de estratégias que permitiram um uso inteligente do espaço, sem sacrificar a funcionalidade e a beleza do mesmo. O apartamento tem cores vivas e incorpora soluções projectuais fantásticas adoptadas pelo gabinete Carolina Mendonça ProgettoArchitettura e Interior Ltda

Como vemos, as formas ligeiras, alegres e frescas são os pilares de uma casa cujos espaços são atravessados por uma miscelânea de materiais leves, como o vidro e as superfícies espelhadas e uma selecção de tons que compõem ambientes luminosos e equilibrados. A linguagem minimalista desta casa oferece respostas simples para um quotidiano prático.

Ora veja. 

Carpintaria com nichos

A nossa visita começa pelo agradável núcleo social da casa. Embora o espaço seja exíguo, optou-se por um espaço com sala de estar e sala de jantar integrados numa lógica de open space. A luz natural invade o espaço e torna-o mais luminoso, fazendo-o parecer maior do que aquilo que realmente é. O móvel de apoio à televisão foi feito à medida e inclui nichos para arrumação. 

Branco dominante

A atmosfera é, como mencionámos, luminosa. O branco prepondera e surge pontuado por alguns toques de tons vibrantes. De realçar a parede do fundo que é totalmente espelhada, o que cria uma ilusão de óptica e faz o espaço parecer mais amplo. Lembre-se deste truque se tiver uma casa pequena. 

Luz natural

sala de estar é extremamente convidativa com a imensa luz natural a invadir o espaço. O confortável sofá de veludo, com linhas simples, foi colocado exactamente em frente à televisão. Esta última aparece emoldurada por um móvel desenhado especialmente para o local. Eis mais uma solução a reter: em casas ou apartamentos pequenos, cada centímetro conta. Desta forma, é oportuno fazer móveis à medida. Além do mais, se o espaço for estreito, dispense a mesa de centro (mesa de café). As almofadas azuis rematam a decoração. 

Transparências e móveis à medida

A sala de jantar – integrada com a sala de estar – caracteriza-se pelo uso de cores claras e materiais brilhantes como o vidro e o espelho. Aqui, vemos com aproximação a parede espelhada que amplifica o espaço. O bar na esquina foi também feito à medida e dá ao ambiente um toque especial.

Electrodomésticos integrados

Ao contrário do núcleo social, a cozinha é escura. Há, por isso, um surpreendente contraste no projecto não só entre ambas as áreas, como dentro da própria cozinha em que o preto e o aço inoxidável surgem lado a lado. Os electrodomésticos estão integrados e repetem as cores dos armários.

Estilo minimalista para o quarto de casal

Tal como a sala, o quarto é claro e tranquilo. Os móveis minimalistas fazem bom uso do espaço. Ainda assim, a cama é larga e garante o conforto do casal. A madeira clara prepondera no espaço. Mais uma vez, recorreu-se ao truque do espelho para criar uma ilusão de espaço. Em vez de mesas de cabeceira, suspenderam-se dois pontos de luz (um de cada lado da cama). 

Walk-in closet

Ainda que pequeno, o apartamento inclui um walk-in closet. O papel de parede floral dá um toque feminino a este pequeno espaço que acomoda calçado e acessórios. As prateleiras e compartimentos quadrados facilitam a arrumação de objectos de tamanhos e características diferentes.

Casa de banho

A casa de banho mantém o estilo simples e clean da casa com paredes, mobiliário e louça sanitário branca. Os nichos são úteis para organizar os produtos de higiene pessoal. Tudo está imerso numa atmosfera clara, fresca e limpa. O espelho dá o toque final ao espaço. 

Veja mais propostas dos nossos arquitectos.

O que achou deste projecto? Partilhe connosco a sua opinião.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista