Casas inteligentes a caminho – Saiba como

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos nós ouvimos falar em casa inteligente, podemos não saber tudo o que acontece numa casa destas, mas viemos aqui com este artigo desmistificar o assunto e perceber quais as tecnologias aliadas a tão grande saber. Se outrora era algo que apenas aparecia nas revistas científicas como algo do futuro e ultra moderno, hoje é a nossa realidade, é possível ter a casa que facilita a nossa vida… Assim como um bater de palmas ou carregar num botão de um comando ou do seu smartphone, para fechar os estores, sem termos de nos levantar do sofá. É simplesmente fantástico e dono da nossa preguiça aguda… mas não só, é também aliado da segurança, da qualidade e de uma casa mais hi-tech, que deixa qualquer um a sonhar.

É claro que casa rima com inteligência, é o futuro, é a realidade. E é este ano de 2016, que queremos que a sua casa seja digna do presente, com sabor a futuro, não perca tempo e modernize a sua casa, tal como ela merece, para si, para o seu bem-estar e segurança.

Agora só lhe resta descobrir as sugestões que trouxemos para si… É só continuar a ver a luz do futuro neste artigo brilhante e cheio de inteligência. Descubra tudo num clique!

O que é uma casa inteligente?

Casas modernas por McClean Design
McClean Design

Blue Jay Way

McClean Design

O que é uma casa inteligente? Como funciona? 

Quando falamos em casa inteligente o termo tecnologia é a palavra de ordem, pois tudo está baseado através dela, se ela avariar nada feito. Nessa mesma tecnologia de ponta encontra-se soluções integradas baseadas na tecnologia de informação, de forma a proporcionar aos moradores uma infra-estrutura avançada, onde se pode desfrutar de serviços e aplicações como a gestão de energia, de segurança, de sistemas de áudio, de programação de tarefas domésticas, de iluminação, entre muitos outros.

Os benefícios são variados e bastante atrativos, enumeramos alguns:

- economia, uma vez que a iluminação ou os termostatos acedem quando programados, o que ajuda a poupar nas contas de eletricidade ou de água.

- Segurança, além de câmaras de segurança sem fio, sensores de alarmes de fumo, podem ainda vigiar a sua casa através de vídeo, de aplicações de smartphone, de mensagens ou de email. Onde quer que esteja pode controlar a sua casa. Pode também controlar quem pode entrar em cada horário, ou simplesmente monitorizar quem entrou e quanto tempo permaneceu na casa.

- Controle, desde dos frigoríficos, fogões, aquecimento, portas de garagens, enfim tudo pode ser controlado através de aplicativos próprios.

- Sensores no frigorífico, que o avisa quando acaba um ingrediente ou se precisa de regar as plantas de casa. Funcionam como lembretes digitais, que são extremamente eficazes.

- Conforto, pode programar a hora de acordar para que a televisão ligue com volume baixo e que as cortinas abram devagar.

Os custos de uma casa inteligente são variáveis conforme o que pretende e os módulos que adquirir, é claro que podemos falar em valores elevados, mas é uma situação que pode fazer com o tempo e que sem dúvida trará vantagens, nomeadamente o valor do imóvel que fica mais valioso e atrativo. 

Finalmente, saiba que quando falamos em casa inteligente, há três pilares indissociáveis - o design, a tecnologia e o meio ambiente. Estas atendem sempre as evoluções da própria sociedade.

Iluminação inteligente

Salas de estar modernas por McClean Design
McClean Design

SUNSET STRIP RESIDENCE

McClean Design

Certamente já viu aqueles filmes em que os atores batem palmas e a luz apaga ou acende, conforme a vontade… E ficamos ali a olhar e a pensar que jeito que dava poder ligar a luz, sem ter de sair da cama ou do sofá e sentimos uma inveja daquelas… Mas as boas notícias é que o filme passa hoje para a realidade de todos nós, com palmas, através de um comando ou ainda através de aplicações do nosso telemóvel. É claro que para termos isso, não basta termos a aplicação instalada no smartphone, é necessário uma instalação eléctrica própria, feita por profissionais.

Esta ideia é aliada da preguiça e do bem-estar, mas não só, também da segurança, porque poderá programar ligar a luz, sem estar em casa, de forma a marcar presença ou ainda, para ser um estímulo para se levantar de manhã da cama.

Uma iluminação inteligente é também sinónima de poupança, porque pode controlar com mais rigor o consumo, por isso o investimento poderá tornar-se benéfico a longo prazo. 

AC e termostato

Quartos minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

Frio? Calor? Está a mais ou está a menos? E de manhã ao sair da cama, que gelo!!

Então e que tal ter algo que possa controlar a temperatura de forma correta e de acordo com as necessidades e as suas diretrizes? Seria perfeito, não é verdade?

Pois bem, é bem possível, porque uma casa inteligente também abrange este sistema de controle do ar condicionado, do aquecimento ou do termostato, basta ter tudo de forma inteligentemente montada, para ter a sua casa sempre num ambiente ideal, sem gastos desnecessários. 

Dispositivos áudio visual

Podium Sideboard: Sala de estar  por Maami Home
Maami Home

Podium Sideboard

Maami Home

Pode ainda estar a dormir e a televisão ligar-se por si mesma, de forma a acordá-lo subtilmente, através de programações à escolha, de acordo com o seu horário e preferência de canal. 

A qualidade de imagens é de alta definição. As colunas já não são postos no meio da sala, mas sim escondidos e espalhados nas paredes, de forma elegante e tecnológica, criando um efeito home cinema.

Convidamo-lo a ler este livro de ideias sobre as televisões que vão dar que falar este ano 2016! 

Controlo de cortinas e estores

Janelas e portas modernas por homify
homify

eROLLO

homify

Quer fechar as suas cortinas ou estores num clique, sem ter de puxar a fita? Então eis aqui a solução apresentada pela Erfal GMBH & Co., diretamente da Alemanha, um projeto que promete criar muitos fãs por aqui e arredores, uma vez que a sua tecnologia é avançada para smartphone, onde pode controlar tudo e isso só mexendo o dedo no ecrã! Pode escolher a altura/tamanho em que quer fechar ou deixar aberto, a hora, estando em casa ou não, perfeito para dias fora de casa e marcar presença.

Poder controlar a abertura ou o fecho das persianas ou cortinas de toda a casa, sem se levantar do lugar ou se direcionar a outro espaço, é de facto uma ideia bastante inteligente e atraente para termos uma casa Xpto e digna do futuro. 

Não são meros detalhes, são sim pormenores que fazem toda a diferença no quotidiano. 

Sistema de segurança inteligente

Vista Aérea Exterior Noite: Casas mediterrânicas por guedes cruz arquitectos
guedes cruz arquitectos

Vista Aérea Exterior Noite

guedes cruz arquitectos

Não é cliché dizer que é importante ter uma casa segura, um assalto acontece e não é apenas na casa do vizinho, pode ser na nossa! Os assaltantes podem levar tudo ou ainda ser agressivos se tiver em casa não é um cenário dramático, mas sim a infeliz realidade. Talvez este seja a tecnologia que deve apostar mesmo na sua casa inteligente, para si e respetiva segurança.

Existem alarmes que remetem o aviso para entidades de segurança e que apelam, caso necessário, para a Guarda Nacional Republicana. Encontram também no mercado um sistema de video-vigilância, uma tecnologia avançada que permite ir vigiando a sua casa através de uma aplicação para smartphone ou através de emails e mensagens. Pode controlar ainda, as entradas e saídas de pessoas… Enfim, a sua casa pode ser bastante segura, com a ajuda deste aliados tecnológicos. 

Estes avanços tecnológicos vieram colmatar lacunas que existiam, mas também melhorar a 200% a qualidade e bem-estar dentro da nossa casa.

Ficou interessado em ter uma casa inteligente? Alguma ideia que o chamou mais a atenção? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!