Moradia CE: Casas  por RDLM Arquitectos associados

Uma casa incrivelmente moderna

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Se existe um tipo de projecto que nunca é demais mostrar é precisamente o de habitação. Todos nós no identificamos com este tipo de projectos pois é são os que se relacionam mais directamente com o nosso dia-a-dia. Uma casa será sempre uma casa, se for moderna e com detalhes de design únicos, melhor ainda!

Este é um projecto do conceituado atelier RDLM ARQUITECTOS ASSOCIADOS. Com mais de trinta anos de existência, esta empresa familiar mostrando-nos a ambivalência patente na profissão de um arquitecto. Desde a Arquitectura à engenharia passando pelo Design e Urbanismo, este atelier prova como de facto todas as áreas necessitam umas das outras para darem vida a uma obra de arte, como é o exemplo desta habitação espantosa, que de seguida irá ficar a conhecer. 

Contrastes

Situada em Esmoriz, esta habitação uni-familiar apresenta uma fachada esteticamente contemporânea. De linhas rectas e fortementemente marcadas, esta fachada apresenta uma simetria rigorosa que demonstra um cuidado e detalhe no seu desenho.

Os vãos ocupam a maior parte deste alçado que possui assim, uma superfície fundamentalmente translúcida. As portadas em madeira contrastam com o branco da habitação criando assim uma conexão com o deck exterior, também ele em madeira.

Para completar este cenário deparamo-nos com um magnífico relvado que pinta a composição com um verde forte que imediatamente nos remete para uma estação primaveril e florida.

Volumes geométricos

Ao rodarmos um pouco a perspectiva rapidamente nos apercebemos que afinal a habitação não é composta apenas de um volume quadrangular mas sim de vários elementos paralelepipédicos que se unem e sobrepõem criando esta composição volumétrica dinâmica.

Toda a casa é rodeada de um harmonioso e simpático jardim para o qual se abrem os vãos da habitação, revelando assim para os seus interiores, uma paisagem privativa e verdejante.

Ângulos inesperados

A casa surpreende-nos constantemente com as suas formas invulgares e uniões improváveis. Esta imagem mostra-nos um enquadramento fotográfico de uma zona onde se unem três volumes com alturas e formas distintas.

Longas perspectivas

Numa outra fachada da casa os vãos assumem um outro propósito rasgando longitudinalmente a fachada da habitação, criando assim uma perspectiva mais alongada e profunda. A perspectiva termina com uma laranjeira estrategicamente plantada num alinhamento particular com a habitação.

O vidro da janela reflecte o amplo jardim para o qual a habitação se volta. A caixilharia recuada e fortemente vincada acentua o desenho deste vão tão peculiar e distinto.

Interiores de requinte

No interior a abordagem é surpreendente. A madeira e o mármore fundem-se numa composição única e requintada. Este local de passagem é onde se efectua a transição entre diferente cotas, isto é, diferentes pisos. O material principal continua a ser a mesma madeira também ela presente no exterior da habitação. 

Não é comum um espaço de passagem demonstrar tanto cuidado e requinte na sua apresentação e por isso destacamos este exemplo como sendo uma proposta de abordagem bastante simples e com uma apresentação requintada.

Uma habitação magnífica

Voltamos à mesma perspectiva acima mostrada embora desta vez com as portadas abertas. É através de um movimento vertical que as portadas sobem deixando a luz penetrar no interior da habitação. O seu design riscado cria uma dinâmica padronizada que desenha linhas na fachada da habitação.

Se gostou deste projecto e ficou com vontade de conhecer outro do mesmo género verifique também esta magnífica habitação uni-familiar.

O que achou desta casa incrível? Conte-nos tudo!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!