Jardins Pequenos e Mágicos

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

Muitas vezes a ideia de jardim
pressupõe a ideia de um espaço grande, relvado, com muitas ou poucas árvores. A verdade é que cada vez é mais usual as famílias morarem em apartamentos ou em casas mais pequenas, onde o espaço é mais reduzido, e assim o possibilidade de ter um jardim passa a ser pequena.

Explora-se ao máximo o espaço disponível e aparecem várias opções para compor o seu jardim pequeno. A ideia é criar um espaço onde, ainda que pequeno, possa descontrair, tomar o seu tempo no cuidado das plantas que escolheu, e onde se possa sentir mais em contacto com a natureza. O coração bate mais forte na presença de um ar mais puro, e a percentagem de oxigénio sobe no seu canto natural proporcionalmente à quantidade de plantas que tiver no seu jardim, ainda que pequeno.

A oferta de várias opções para compor o seu jardim dão enorme liberdade para pensar no espaço que tem e o resultado final que pretende obter, por isso não se acanhe, e se tiver dificuldades pondere em contratar um profissional, uma vez que as obras de muitos decoradores de jardins e espaços exteriores são magníficas. Caso o espaço seja pequeno, não significa que não possa resultar numa excelente selva citadina onde pode criar o pulmão perfeito na sua casa.

Veja aqui as cinco sugestões para jardins pequenos que podemos oferecer, e repare como alguns pormenores mudam totalmente a dinâmica do espaço. Algumas sugestões que damos são mais focadas em aproveitar o espaço em si e obter um canto confortável para estar, outras são mais direcionadas para um jardim pequeno mas bonito, que dá bem-estar a quem o tem.

Cadeiras no jardim, ao ar livre

Varanda, marquise e terraço  por Rasa en Détail
Rasa en Détail

Set Design BUTLERS Gartenkatalog 2015

Rasa en Détail

Tenha o seu jardim pequeno projetado em vasos ou no chão, com pequenas flores e bastante verde, para que se sinta perfeitamente confortável no meio da sua natureza e das diferentes cores. Neste tipo de jardins pequenos o que ganha destaque é talvez a presença de cadeiras grandes ou individuais para aproveitar o ar livre. Este é o tipo de jardim perfeito para quem gosta de apreciar o ar livre, para quem prefere estar fora do que dentro.

Pequeno almoço relaxado no jardim

Este tipo de jardins pequenos é perfeito para pequenos-almoços tardios de fim-de-semana, onde se pode perder a noção do tempo e simplesmente apreciar uma torrada ou mesmo aproveitar para ficar a ler um livro depois de comer. Existem ainda muitas pessoas que apreciam ter um espaço exterior para beber um cocktail no final de dia, e estes jardins são perfeitos para esse efeito.

Água como alimento de harmonia

Outra opção de jardins pequenos inclui o elemento da água como fonte de relaxe e descanso. Alguns jardins, mesmo que pequenos, têm o espaço suficiente para englobar uma pequena piscina, perfeitamente projetada e encaixada num espaço perfeito, onde a água passa a primeiro plano na equação. Pode incluir a água no seu jardim pequeno através de um lago, caso a piscina não seja a prioridade para si, e aproveitar para ter alguns peixes, já que transmitem também um sentimento grande de tranquilidade.

Jardins com lagos e verticais

No caso deste tipo de jardins pequenos, muitas vezes é comum as plantas passarem para as paredes de forma ao aproveitamento do espaço ser máximo. Este tipo de aplicação de plantas fica verdadeiramente bonito e natural, dando uma perspectiva bastante moderna no seu jardin, e poupando espaço ao seu chão que pode aproveitar para o lago ou piscina. Assim, este tipo de pequenos jardins passam a não ter tanto uma componente de aproveitamento lúdica, mas sim mais direcionada a passar algum tempo de descontração ou mesmo de sono leve durante a tarde.

Jardins aromáticos

Um tipo diferente de jardim pequeno que podemos apresentar é o jardim das ervas aromáticas. Cada vez mais comum de se ver, uma vez que existe uma preocupação crescente em comer bem e saudável, com conhecimento da origem dos produtos que consumimos, as ervas aromáticas em casa passam a ser habitante frequente.

Uma boa forma de aproveitar o seu jardim pequeno é torná-lo na sua mini horta. As vantagens passam por ter um jardim com aspeto selvagem e verde, autêntico, no qual pode experienciar uma série de aromas delicados que poderá mais tarde aplicar na sua cozinha como tempero ou na sua casa como aromatizantes.

O jardim pequeno e comestível

Aproveite para colocar placas originais nas suas plantações e verá como vai ficar bonito, e não deixa margem para enganos na colheita. Os seus pratos irão ganhar outra vida, e o seu pequeno jardim também uma vez que todos vão querer saber como planta, cresce e colhe o tempero na sua vida. Aventure-se e plante inclusivamente pequenos vegetais como alfaces ou rúcula.

Vasos individuais

Outra versão de jardim pequeno, mais portátil e adequada a espaços mais requintados e que pretenda ter mais limpos e organizados, são os vasos altos. Estes vasos permitem criar diferentes ambientes uma vez que cortam visibilidade às pessoas que estejam sentadas e, por isso, dão vontade de mexer já que podem ser altos, e estar acessíveis mais facilmente às nossas mãos.

A privacidade do jardim pequeno

Estes vasos são mais aplicados quando o pequeno jardim que pretende decorar não tem possibilidade de colocar em terra algumas plantas, e pretende que uma parte da visibilidade do seu espaço seja cortada.

Jardins pequenos e suspensos

Varanda, marquise e terraço  por BACSAC®

Como ultima ideia para o seu pequeno jardim deixamos-lhe os vasos pendurados. Não precisa ponderar colocar aqueles vasos corridos e grandes muito usuais antigamente, pode dar asas à sua imaginação e aplicar diferentes materiais na colocação dos seus vasos no espaço que tem disponível.

Mesmo que não tenha um pequeno espaço físico para o seu jardim, que isso não seja impedimento para ter plantas, verde e vida na sua casa!

Pendure e floresça o seu jardim pequeno

Este tipo de aplicações pode ser utilizado no exterior, com outros vasos pequenos dentro ou com plantações directas em terra que possa colocar no vaso em si ou mesmo no interior. Crie o seu pequeno jardim dentro de casa, numa zona de separação entre divisões que lhe permita aplicar estes vasos pendurados em corrimão.

Outra solução que pode considerar aqui, juntamente com os vasos pendurados em corrimão, são os vasos aplicados no tecto para poder complementar com estes.

Crie o seu jardim pequeno com amor e carinho, direccionado para o seu aproveitamento preferido, e não se deixe intimidar pela falta de espaço: tudo conta para regar o seu espaço com amor.

As nossas ideias verdes são do seu agrado? Deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!