Preparativos para trabalhar a partir de casa

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, e a portabilidade dos equipamentos informáticos, é-nos permitido trabalhar fora do nosso escritório com mais facilidade. Assim sendo, profissionalmente, há cada vez mais casos de pessoas que trabalham a partir de casa. Quer seja por motivos profissionais ou pessoais, mesmo que um trabalho esteja alocado num escritório, é possível durante alguns dias trabalhar desde casa. A liberdade de poder trabalhar a partir de casa é maravilhosa, mas é necessário ter motivação e força suficientes para que não se deixe perder com outras tarefas, uma vez que inicialmente a casa pode não ser identificada como o local de trabalho mas sim de descanso.

Ainda que grande parte da motivação venha de gostar do seu trabalho, existem algumas formas de minimizar as distracções, e de focar a sua atenção nas tarefas profissionais a cumprir em casa.

Deixamos aqui algumas ideias de preparativos a fazer na sua casa antes de trabalhar, que podem ajudar na concentração e podem fazer de si um melhor profissional. Todos queremos ser melhores todos os dias, e conseguirmos atingir o objectivo com menos esforço é o ideal

Pequenos preparativos antes de começar e pequenos detalhes na sua casa são fundamentais para trabalhar com mais eficácia. Encare o seu escritório como o seu santuário profissional, e deixe o descanso estar ligado à sua sala e ao seu sofá. Trabalhar a partir de casa é bom!

Fique com as nossas 5 dicas!

O sofá das pausas

Sala – restyling para arrendamento turístico: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Sala – restyling para arrendamento turístico

Home Staging Factory

Outro pormenor importante é o seu sítio de descanso. Para trabalhar a partir de casa, é necessário que tenha um local de descanso adequado, com um bom sofá, para que consiga repor energias o mais rapidamente possível e voltar ao trabalho. A par com a sua cadeira de trabalho, o seu sofá ganha outra importância quando trabalha em casa. É o companheiro para aquela pausa enquanto aquece o chá ou espera que a inspiração venha.

O chá da concentração

É sabido que 70% do nosso corpo é água, por isso a hidratação é fundamental. Se aliarmos à hidratação aquele sabor perfeito do chá temos a combinação ideal para algumas horas de concentração enquanto trabalhamos a partir de casa. A sensação de tranquilidade transmitida através do chá ajuda a concentrar, e se escolher algo mais forte em teína como o chá preto, ainda conseguimos ter aquela energia extra, tão necessária ao trabalho.

Seja o chá simples ou com ervas aromáticas, com ou sem gengibre, tenha sempre uma chaleira quente pronta a servir para acompanhar o trabalho. Na verdade, o chá pode funcionar como calmante e não só! Os chás diuréticos ajudam a que as toxinas do nosso corpo não se acumulem com as muitas horas que passamos sentados, e obrigam-nos a levantar frequentemente para deslocações à casa de banho o que ajuda à circulação das nossas pernas.

O café da energia

Como alternativa ou complemento ao chá, o café é um ótimo companheiro para as longas horas de trabalho. Se gosta de um bom expresso, ter uma máquina em casa é perfeito, no entanto se gosta de acompanhar o trabalho enquanto toma pequenos goles de café americano, faça uma cafeteira grande e tenha sempre quente para voltar a encher a sua chávena.

A organização como chave para o trabalho

PATRICE: Escritório  por Larforma
Larforma

PATRICE

Larforma

Outro pormenor fundamental para trabalhar a partir de casa é ter uma boa secretária. Existem secretárias para todos os gostos, com ou sem gavetas de arrumação, de diferentes designs, adaptáveis a qualquer decoração. Um factor importante a ter em conta na sua secretária, caso vá passar várias horas a trabalhar nela, é a altura. A altura da sua secretária é fundamental uma vez que condiciona a sua postura enquanto trabalha.

A companheira de trabalho

"Infinita" | secretária: Escritório  por Estado d'Alma
Estado d'Alma

Infinita | secretária

Estado d'Alma

A ergonomia do seu material de trabalho deve ser tida em conta, uma vez que condiciona o seu bem-estar físico enquanto trabalha. Veja qual a sua postura ideal, e tire medidas da altura para a secretária dos seus sonhos. Tente manter a sua secretária limpa e organizada, uma vez que também ajuda a fluir o trabalho.

O seu computador deve caber na sua secretária e ainda sobrar espaço para trabalhar com o rato do computador, se assim for necessário, e para que tenha os apontamentos necessários à sua pesquisa. Vai ver que trabalhar a partir de casa assim será muito mais fácil!

O bem-estar de trabalhar

Escritório  por NICE CATCH
NICE CATCH

Кресло Nat A

NICE CATCH

Outro mobiliário essencial para trabalhar desde casa é a cadeira que escolhe para trabalhar. Tenha em conta que é nela que irá passar grande parte do tempo sentado, e que deve ter um apoio de costas suficiente, deve ser robusta, e elegante também… porque não? Baseie a sua escolha primeiramente no conforto, descubra o que lhe serve melhor como cadeira e só depois passa para o design. Uma cadeira confortável e ergonómica é tão importante como o trabalho que tem para fazer a partir da sua casa. Esta condiciona a sua postura, e consequentemente o seu entusiasmo e concentração no que tem para fazer.

A importância da luz na sua vida!

A iluminação do seu escritório deve também ser a adequada. Uma iluminação pobre cansa mais rapidamente os seus olhos e faz com que todos os reflexos apareçam no ecrã do seu computador enquanto trabalha. Escolha a sua luz preferida e não se poupe a esforços para que em horas de menos luz tenha o equilíbrio perfeito de luminosidades entre o seu ecrã e as luzes artificiais disponíveis.

O petisco do guerreiro

Tigela n.1 n.2: Cozinha  por Maria Tigela
Maria Tigela

Tigela n.1 n.2

Maria Tigela

Opte pelos snacks saudáveis, e tenha sempre fruta consigo. Ajuda a pensar e a afastar aqueles desejos de pecar da sua mente.

A luz natural como inspiração

Escritório  por Pablo & Paul
Pablo & Paul

Eine Zeichnung von Azul Caverna

Pablo & Paul

Além da luz artificial, e porque no poupar também está o ganho, se o seu escritório tiver luz natural, além de poupar durante várias horas ao dia, os seus olhos irão agradecer. A luz natural não é tão agressiva e ilumina uma divisão de forma uniforme. Caso tenha uma grande janela no seu escritório, aproveite-a na totalidade, e vire o seu computador e a sua secretária, enquanto trabalha a partir de casa, totalmente para a janela.

Quem não é para comer, não é para trabalhar!

Por fim, mas não necessariamente a dica menos importante, falamos de comida! Ainda que o corpo maioritariamente seja constituído por água, não nos podemos esquecer que o cérebro também precisa de nutrientes essenciais para poder funcionar corretamente. Faça refeições ligeiras, frequentes e saudáveis. Não vamos correr a maratona, e os alimentos de longa duração e libertação de energia são os ideais para não termos fome frequentemente.

Gostou das nossas sugestões? Deixe aqui o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!