10 ideias para decorar a sala de estar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O nome diz: sala de estar. E nós lá estamos. Por muitas horas. É lá que se reúne à noite a família e é para lá que conduzimos os amigos para beber um café depois de jantar. Há, por isso, e como sempre, aspectos a ter em conta na hora de a decorar, como o conforto e a funcionalidade. A sensibilidade e o bom senso. Sem deles nos olvidarmos, deixamos também sugestões diferenciadoras para que a sua sala vá ao encontro do bom gosto e da singularidade. Venha connosco. É possível que encontre neste artigo a ideia que faria toda a diferença no seu espaço!

Comece pelo sofá

Uma sala com um sofá desconfortável seria aquilo a que os ingleses chamariam de “scandalous, darling!”. O sofá é, certamente, o elemento chave de uma sala de estar, mais não seja porque é o maior e onde passamos muito tempo em família, com os amigos ou a dormir “una siesta”. Opte por um sofá que lhe ofereça versatilidade. Escolha um tom neutro que sirva de base para mudanças ao longo do tempo. Assim, pode trocar de almofadas quando quiser e fazer com que, de certa forma, ele acompanhe o seu estado de espírito e gosto ao longo dos anos. Somos suspeitos, mas o sofá da imagem parece-nos perfeito. É enorme –uiii uma sessão de cinema ali instalados -, tem uma cor neutra, mantas e almofadas. Tão bonito e confortável que desconfiamos que a parte difícil seria mesmo levantarmo-nos.

Ai que quentinho!

Depois de escrevermos sobre sofás tínhamos que escrever sobre lareiras. Há poucas coisas melhores na vida como estar no sofá com boa companhia e ter uma lareira a crepitar perto de nós a aquecer-nos o corpo e a alma. A da imagem é particularmente original por fazer esquina o que prova que não precisa de muito espaço para ter uma na sua sala de estar. Repare que, por baixo da mesma e ao lado do sítio onde está guardada a lenha - um pormenor rústico num ambiente moderno – se aproveitou para fazer compartimentos para arrumar DVDs, álbuns ou livros. A almofada, o quadro e os jarrões compõem este harmonioso e muito quentinho conjunto. Ninguém fica indiferente à singularidade deste recanto. Durante as estações quentes, a lareira não tem que ficar esquecida. Dê um ambiente romântico e acolhedor à sua sala e ponha velas de diferentes tamanhos dentro dela. Perfeito para uma noite a dois ou para receber convidados.

Haverá parede com mais quadros que a minha?

Vestir as paredes numa sala. Com quadros, pratos antigos, molduras com fotografias, telas ou outros elementos. Pode optar por um pendurá-los de forma intencionalmente desordenada e assimétrica com tipos de imagens e molduras diferentes ou, por outro lado, preferir que se entendam umas com as outras no que a isso diz respeito. É uma ideia que proporciona identidade à vossa sala de estar. A música diz “de quem eu gosto, nem às paredes confesso” e nós concordamos porque, neste caso, ela diz muito sobre nós.

Ler com prazer

LIVE - Restaurante e SPA Showroom LoveTiles: Salas de estar modernas por Ana Rita Soares- Design de Interiores
Ana Rita Soares- Design de Interiores

LIVE – Restaurante e SPA Showroom LoveTiles

Ana Rita Soares- Design de Interiores

Nós sabemos que quando chega a casa, a primeira coisa que faz é ligar o computador para ler os novos artigos da homify. Por esse motivo, não podíamos deixar de destacar, neste artigo, um canto de leitura. Queremos que nos leia confortavelmente sentado e com boa iluminação. Na sua sala de estar, encontre um recanto propício a isso. Aposte em poltronas ou cadeiras bonitas, mas confortáveis ou, até, numa chaise longue. Pode fazê-las destacar do resto da divisão se as estofar com um tecido diferente ou, se preferir, mantenha tudo dentro dos mesmos tons. Não se esqueça de uma mesa de apoio e de um candeeiro para iluminar as suas leituras. No Inverno, com uma mantinha, não vai querer outra coisa!

Aqui tudo o que luz é ouro

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

Os pontos de luz estão para uma sala de estar – ou para qualquer outra divisão da casa – como o sorriso está para o rosto. São eles que lhe dão vida, que iluminam o que mais importa e que lhe retiram a frieza. Os candeeiros são, assim, peças valiosas no que toca a decorar a sua sala. Não tenha medo em apostar em candeeiros de diferentes formas. De mesa, de pé ou de parede. Com pés lisos ou mais trabalhados, com abajures bonitos que criem ambiente. Na imagem, da Traço Magenta, vemos a sala de estar de um apartamento em Odivelas. Repare no jogo de proporções entre os candeeiros ao lado do sofá. Um alto, de pé, outro pousado em cima de um baú que funciona como uma original mesa de apoio e que ainda pode servir para arrumar o que precisar.

A elegância de uma consola

Um móvel interessante que estamos habituados a ver no hall de entrada, mas que fica elegante numa sala de estar, atrás do sofá para servir como pedestal a elementos decorativos como velas, bandejas, candeeiros, livros de arte ou arranjos florais. Aconselhamo-lo a optar por uma consola ao mesmo nível do sofá para que o conjunto fique equilibrado. Pode, também, usá-la para marcar a divisão entre a sua sala de estar e a sala de jantar. Uma peça statement que vai deixar os seus convidados impressionados.

Em jeito de obra-de-arte

Nós sabemos, nós sabemos. É difícil voltarmo-nos a concentrar no artigo depois de tropeçarmos no azul deste mar. Porém, há um elemento na sala que combina com ele na perfeição. É esse mesmo. O candeeiro, que tem tanto de candeeiro como de obra-de-arte, chama-se SAIL, é made in Portugal, pela Envy Lighting e faz toda a diferença no pequeno recorte de paraíso que é esta sala de estar. Uma peça maravilhosa da designer Nora Lederer. Ainda que aposte numa decoração discreta, arrisque numa peça singular que chame a atenção assim que alguém entrar na sala. Às vezes, basta isso.

Papel de parede

Escolher um papel de parede é um compromisso. Com vista a um resultado perfeito, aconselhamo-lo a pedir ajuda a um profissional para eleger a cor e padrão ideais, determinar o número de rolos necessários para cobrir a parede em questão e mostrar-lhe como se coloca. Hoje em dia, existe um vasto leque de papéis de parede realmente bonitos que em nada se assemelham ao estampado florido da casa da avó que fez Oscar Wilde, num hotel em Paris, dizer: “ou sai o vosso papel de parede ou saio eu”. Ouch.

No entanto, estamos aqui para o ajudar e, por isso, vamos deixar-lhe algumas orientações. Coloque o seu papel apenas numa parede. Menos é mais e se o usar para forrar toda a sua sala, ele perde a qualidade de elemento diferenciador. Procure uma parede em que ele se destaque como, por exemplo, atrás do sofá ou do móvel da televisão. Pode, também, empregá-lo para evidenciar uma zona específica dentro da própria sala como um pequeno espaço de trabalho ou cantinho de leitura.

Além disso, tenha em conta o tamanho da divisão. Se tiver tectos baixos, experimente um papel com riscas na vertical de forma a dar-lhe mais altura e numa sala pequena não use um papel de parede com um padrão em grande escala visto que se perde o efeito de repetição. Por fim, mas não menos importante, avalie a luz natural que entra na sala antes de escolher uma cor. Não a queira tornar claustrofóbica, mas sim dar-lhe dimensão e harmonia visual. Se é mais discreto, sugerimos um papel de parede sem padrão, mas com textura. É um detalhe requintado e moderno.

No centro, a mesa de café

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013: Salas de estar modernas por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Sala que se preze tem que ter uma mesa de café. Vá lá. Mesmo que não seja uma pessoa dada a convenções, reconheça isto. É uma componente orientadora para os restantes móveis. Sem ela fica com um vazio a meio da sala de estar e não há um elemento central em torno do qual se pode reunir com os seus amigos e família ou para apoiar as pernas após um longo, longo dia.

Celebre a vida com flores!

Salas de estar ecléticas por Crow's Nest Interiors
Crow's Nest Interiors

Living Room, Leeds

Crow's Nest Interiors

Uma divisão com flores é uma divisão com vida! Como é bom chegar a casa com um ramo de flores frescas debaixo do braço e escolher a jarra mais bonita para enchermos a sala de cores que nos fazem sorrir. Uma sala com bonitos arranjos ou, até mesmo, com a simplicidade de uma flor campestre singelamente colocada numa jarra transparente tem o poder de nos envolver numa atmosfera cuidada, fresca, limpa e, por isso, relaxante. Fácil assim.

Vai arregaçar as mangas e pôr alguma destas ideias em prática? Nós gostávamos de saber que sim!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!