Vamos decorar um quarto de bebé?

Mafalda Beirão Mafalda Beirão
Loading admin actions …

Com a chegada de um novo elemento à família, há várias mudanças que ocorrem na nossa vida e no nosso dia-a-dia. Uma delas é no interior da nossa casa! Passa a ser necessário ter uma nova divisão totalmente dedicada ao bebé. Este terá que ser um espaço de descanso, tranquilidade onde o bebé irá passar muito tempo e desenvolver todas as suas competências. 

É uma revolução, mas muito boa. E na hora de pensar no quarto dos mais pequenos, a qualidade dos materiais, o conforto da criança, os tons que utilizamos e até a iluminação do espaço tem que ser levados em consideração. Parece muita coisa, mas não é. Prontos para perceber um pouquinho mais sobre isto? Quem sabe a cegonha não bate à porta brevemente…

O mais importante – berço!

Acho que é unânime quanto à importância de uma caminha, de um berço num quarto de um bebé. Afinal, a qualidade de sono da criança irá ser muito influenciada pela escolha que é feita pelos pais. É verdade que há imenso por onde escolher, nas cores, nos tamanhos e nos acabamentos. Mas, mesmo sabendo de é menino ou menina, as cores deverão sempre ser suaves para que o bebé esteja num ambiente sereno e calmo. 
Existe ainda a hipótese de optarem por vários tipos de berço, ou com rodinhas, ou estáticos ou até os famosos berços de baloiço, que ajudam no embalo do sono. Podem também optar por berços com alcofa embutida. A vantagem destes berços será a facilidade em transportar o interior para onde quer que vá, nem que seja só até ao seu quarto!  Mas, acima de tudo, nunca esquecer que o importante, aqui, é a qualidade!

E o muda fraldas.

Se um berço é importante e das primeiras aquisições que fazemos para o quarto dos mais pequenos, o muda fraldas não lhe fica muito atrás. A verdade é que é uma peça também essencial num quarto de bebé e que, nos primeiros tempos, faz toda a diferença! No caso do que está na imagem, além da função que tem, é muito prático pelas prateleiras e espaços de arrumação, onde os pais podem arrumar as fraldas, toalhitas e cremes para a mudança da fralda. 
Se, em alternativa, preferirem não ter esta peça de mobiliário no quarto da criança, a sua função pode sempre ser executada na cama de casal dos pais.

Evite os tons mais frios…

De acordo com o feng shui para quartos de criança, estes tons mais frios devem ser evitados. Os azuis claros, verdes mais pálidos e os cinzas acabam por estar muito em voga graças à decoração escandinava, do norte da Europa. Mas não são favoráveis ao quarto das crianças. Transmitem-lhes sentimentos de insegurança e deixam-nos com estados de espírito de apatia e passividade. Não queremos que isso aconteça em tão tenra idade…

… e as cores vibrantes!

Quartos de criança clássicos por Möbelgeschäft MEBLIK
Möbelgeschäft MEBLIK

Babyzimmer Prinzessin

Möbelgeschäft MEBLIK

Mas também não queremos cor em demasia. Se quiser utilizar cores mais fortes e mais vibrantes no quarto do seu bebé, faça-o em pequenos detalhes e pormenores. O quarto nunca deverá ser decorado, na sua totalidade, nestes tons. Irá prejudicar o descanso e o sono da criança, que é essencial para que o seu desenvolvimento se dê de forma saudável e estável. 
Para uma estimulação de cores, formas e padrões faça-o noutra divisão da casa. Na sala, por exemplo! Nesta fase, é importante que o quarto das crianças transmita paz, calmaria e relaxamento para o seu descanso.

A importância de uma boa luz!

Quartos de criança clássicos por Samarina projects
Samarina projects

Дизайн коттеджа Детская комната юного лорда

Samarina projects

Embora queiramos que tenham umas óptimas noites de sono, é importante termos em conta a luz natural que o quarto tem. É claro que, numa fase inicial, existirão muitos períodos de descanso. E nesta altura a luz deverá ser diminuída para que o bebé consiga descansar profundamente e em pleno. Mas, desta forma, se se for mediando a luz do dia, a criança começa a criar rotinas de sono e a adaptá-las ao dia-a-dia. Daí a importância de nunca escurecer, por completo, o quarto durante o dia, apenas durante o período da noite.

E da iluminação artificial…

Quartos de criança clássicos por LM Arquitetura
LM Arquitetura

Quarto de Bebê

LM Arquitetura

E se deve jogar com a luz natural durante o dia, já à noite deverá jogar com a luz artifical. Esta deverá sempre ser suave e transmitir tranquilidade à criança. Evite, o máximo possível, luzes fluorescentes e, principalmente, em tons mais brancos. Estas dão ao espaço uma frieza desnecessária. Aposte em vários focos de luz: tecto, parede, candeeiros de pé ou de mesa… Mas procure sempre que seja uma luz amarelada e mais quente.

Vamos brincar à fantasia?

É fácil transpor um mundo fantástico para o quarto das crianças. Mas, também é fácil cair em extremos e em exageros – que é o que não queremos, de todo. Gerar um tema no quarto e decorá-lo em torno de tudo isso, pode ser fácil. E embora a imagem esteja um pouco excessiva, há várias ideias que pode tirar daqui e que pode aplicar num quarto mais simples… O berço numa cor contrastante, a grinalda de triângulos, o candeeiro colorido, o armário com o detalhe dos corações, o tapete com um pêlo mais comprido, a cerâmica bicolor que está no chão e até a parede deixada com os tijolos à vista. Tudo combinado parece demasiado. Mas quem sabe um destes apontamentos não fica bem na sua decoração? Experimente!

E o conforto da mãe?

Quando decoramos um quarto para bebés, tendemos a preocupar-nos bastante com o seu bem-estar e o seu conforto. E é normal – afinal é o nosso rebento e só queremos que esteja o melhor possível. Mas, não nos podemos esquecer que as mamãs também precisam desse mesmo descanso e de toda a plenitude.Quantas horas não passa um mãe com o bebé ao colo? Seja a dar de mamar ou apenas a dar mimo? Uma cadeira de baloiço, como a da imagem de uma decoração do Tiago Patrício Rodrigues, pode ser uma excelente aposta para as horas de embalar e de sono. E mesmo que nos primeiros tempos não esteja no quarto da criança, pode sempre utilizá-la no quarto dos pais como recurso nas noites de pouco sono. É gira, um bom elemento decorativo e que, de certeza, se enquadrará bem em qualquer divisão da casa!

Aposte nos detalhes…

Quartos de criança modernos por K Design Agency
K Design Agency

Chambre Enfant

K Design Agency

E com todas estas dicas, é fácil cair num quarto simples, mais monótono e com todos os pormenores que achamos que pudessem ser destabilizar colocados de lado. Não queremos algo sem vida e que não transmita nada. Queremos tranquilidade e paz no final do dia, mas os pequenos detalhes fazem a diferença e dão algum tipo de personalidade ao quarto. Sem conferir excesso de informação, aposte em pormenores que marquem a diferença. Uns livros mais coloridos, uns peluches ou uns candeeiros diferentes. Tudo resulta se for feito com bom gosto e cuidado!

Acima de tudo, tranquilidade!

Sala de estar  por ANNABEL KERN
ANNABEL KERN

coussin nuage

ANNABEL KERN

Sensibilidade, bom gosto mas muita tranquilidade. É tudo o que têm que ter em mente ao decorar um quarto de bebé. E claro, recheá-lo de muito amor!

Então mamãs, prontas para decorar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!