Ter uma Casa de Madeira

Mafalda Beirão Mafalda Beirão
Loading admin actions …

Quando pensamos em construir uma casa e em viver nela, naturalmente a nossa mente viaja para os cimentos e as construções mais tradicionais de vivendas e apartamentos. Mas há muitos materiais que podem ser explorados sem tirar a longevidade, intemporalidade e sustentabilidade. 

A madeira é um desses materiais. É uma das grandes matérias primas que utilizamos nas nossas casas e, automaticamente, é nos passada a ideia de proteção e aconchego. É um material forte, resistente mas, ao mesmo tempo, natural e versátil. São várias as aplicações que lhe podemos dar, desde o revestimento de chãos, tectos e paredes, como portas ou até casas na sua totalidade.

Uma casa de madeira tem outro encanto. E nestes dias mais estivais, é fácil deixar a mente transportar para espaços que estão mais em sintonia com a natureza. E para vos inspirar, hoje trago-vos várias dicas e motivos pelos quais deveríamos apostar mais neste tipo de construção e criar pequenos refúgios de conforto, beleza e muito aconchego.

A envolvência na Natureza.

Quando pensamos em casas de madeira, nunca as imaginamos no centro de grandes metropoles. Seria complicado imaginar uma casa toda neste material em plena Avenida da Liberdade ou nos Aliados. Aqui pensamos sempre em grandes edifícios, cimentados e cheios de vários apartamentos. 

Numa casa de madeira, visualizamos sempre a sua envolvência na natureza, camuflada e quase como se tivesse um jardim próprio que acaba por se unir com a natureza. 

casa de campo da imagem, em Montseny, é um bom exemplo. A madeira escura, os telhados desalinhados mas inclinados e todo o caminho de jardim até à porta de entrada, faz-nos crer que a casa quase que faz parte da natureza. Que sempre ali esteve. E transmitir mais sossego é impossível…

Sinergia com a ecologia.

Um dos detalhes das casas de madeira inseridas na natureza, é a sinergia que acabam por ter com a ecologia. Inevitavelmente associamos estes espaço sempre a zonas mais ecológicas, com a preocupação e o cuidado ambiental que uma casa na natureza requer. 

Pegando, novamente, na casa de Montseny, esta está rodeada de um enorme jardim verde, que o conecta directamente com toda a natureza envolvente. Além disso, toda ela foi construída tendo em conta a vertente mais ecológica e climática, com um design coerente. Além da estrutura de madeira, tem isolamento natural, foi pintada e envernizada com produtos minerais de origem natural que, ecologicamente, acabam por lhe dar uma elevada eficiência energética sem ser intrusiva na natureza.

O sonho de infância…

Quem nunca sonhou ter uma casa na árvore?… Poder subir às árvores, ter aquele espaço quase que secreto onde todas as brincadeiras eram guardadas dos adultos e quase escondidas. No Rebelo Andrade Architectural and Design Studio resolveram pegar nesse sonho de criança e levá-lo a todo outro nível ao construírem a casa da imagem. 

É claro que tudo isto vai além do sonho de infância, mas transportava-o, facilmente, para os dias de hoje! Quem não? Esta está integrada no conecto do Parque Natural de Pedras Salgadas e é algo simplesmente maravilhoso, numa combinação com a natureza que quase nos dá a ideia de estar a esconder-se por entre as árvores.

… Transportado para a realidade.

E é aqui que, realmente, esquecemos todos os sonhos de infância. A casa de madeira na árvore deixa de ser a casa das brincadeiras e dos esconderijos em miúdos para dar origem a um espaço luxuoso e com uma aura de tranquilidade. Porque as casas de madeira também podem ter o seu toque de luxo – e esta é um grande exemplo disso mesmo.  

Um interior super espaçoso, com uma madeira em tons mais claros que a deixa ainda mais espaçosa e luminosa. As grandes janelas para o exterior ajudam na sinergia com a natureza e ao espírito de relax que tudo isto transmite. Um autêntico sonho! 

O exemplo nacional!

O certo é que estas casas de madeira nem sempre estão camufladas na natureza nem tem que nos dar a sensação de serem absorvidas pela mesma. O bom exemplo disso mesmo são as diversas casas que temos no caminho da Praia da Costa Nova, em Aveiro. São conhecidas como as casas de riscas dos pescadores que inundam fotografias de inspiração. Mas a verdade é que são um bom exemplo de como conseguimos introduzir casas de madeira em zonas que não são, obrigatoriamente, de natureza pura e dura. É um bom exemplo cá no nosso Portugal! 

Um novo com toque antigo.

É claro que as madeiras nos transportam sempre para algo mais antigo. E podemos jogar um pouquinho com isso no interior da casa. Neste caso, de uma remodelação numa casa da Rua dos Fanqueiros, em Lisboa, o tecto desta sala foi totalmente remodelado e transformado numa parte essencial da mesma. Torna-se o elemento chave e, embora lhe dê um toque antigo, acaba por ser algo remodelado e novo!

O moderno rural.

Além da beleza exterior, as construções e paredes de madeira transportam-se, facilmente, para os interiores. Em paredes mais claras, numa madeira mais suave, a imagem de um chalet é aquela que surge em qualquer imagem mental. Temos uma casa moderna mas com um toque mais rural e aconchegante, que pede a tardes frias de inverno!

A alternativa com os pré-fabricados.

Casas modernas por NOEM

Quando a construção em madeira está mais limitada e é mais complicada, os pré-fabricados deste material são uma alternativa simples, económica e inteligente. Em vez de aços e cimentos, este material torna-se mais ecológico e mais sustentável. Tem um grande grau de absorção de CO2, em vez de o libertar para o ambiente. Além disso, absorve o calor e assegura um excelente desempenho térmicos com baixos consumos energéticos. 

E quem acha que os pré-fabricados têm sempre um aspecto pouco apelativo e não transmitem muita qualidade, este da imagem mostra exactamente o oposto, certo?

Do exterior para o interior.

E se os exteriores em madeira ainda são algo pouco visto, no interior já não é bem assim. Desde há muito tempo que utilizamos a madeira como um dos materiais primordiais na decoração das nossas casas. E quando conseguimos que haja uma sinergia e uma combinação entre o interior e o exterior, melhor ainda! 

Neste caso, esta cama é uma autêntica ode à natureza! Está numa ligação imensa com a paisagem exterior, funcionando quase como um quadro natural. O resultado é um ambiente bem natural, rústico e que nos transporta para uma casa nas montanhas!

Para as grandes famílias!

Casas modernas por homify
homify

Sam's Creek

homify

E não pensem que isto funciona apenas como casas de férias ou pequenos espaços recreativos. Mesmo para grandes famílias, é fácil pensar em casas de madeira e torná-las a nossa habitação. E se não está ainda convencido, há várias características e qualidades que podemos ver nestas casas: esteticamente é indiscutível, mas têm óptimas condições de isolamento, estão interligadas com um bom conforto ambiental, com boas capacidades térmicas e de absorção acústica. Ainda precisam de mais motivos?

Já está convencido? É fácil ter uma casa de madeira! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!