Construa por si próprio!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Hoje em dia, um dos grandes problemas com que nos deparamos na decoração de uma casa é o dinheiro que teremos de gastar para que a casa fique ao nosso gosto. No entanto, esta ideia de que para ter uma casa bem decorada temos de gastar muito dinheiro começa a mudar. A verdade é que cada vez mais existem soluções originais e amigas do ambiente para reaproveitarmos objectos, muitos deles que nos são muito familiares, tornando-os decorativos e alguns até funcionais. Por vezes estamos a passar na rua e vemos encostado a um caixote de lixo um banco que arranjadinho seria a mesa de cabeceira perfeita. Então… Porque não sair do carro, colocá-lo no porta bagagem e arranjá-lo? Bastaria lixar, pintar e voilá! Uma mesa de cabeceira nova por tão pouco dinheiro. Este é apenas um exemplo que nos surgiu. Neste artigo iremos apresentar mais 10 exemplos por isso, se está curioso com as ideias que propomos, continue a ler!

Varão suspenso

Corredor, hall e escadas  por ekomia
ekomia

Kleiderstange Walden

ekomia

A primeira pequena grande ideia que lhe mostramos é este varão suspenso. Já reparou que materiais foram necessários para contrui-lo? Um ramo ou tronco fino, corda e, provavelmente, uns camarões para segurar a corda no tecto. Que solução tão simples, eficaz e moderna! Este toque natural da madeira, com tons neutros, é a solução ideal para quem gosta de ter as duas peças preferidas à vista, em vez de estarem fechadas num roupeiro no quarto.

Vasos com crochet

Em segundo lugar, falamos-lhe destes fantásticos vasos forrados com crochet. Remetem-nos para o estilo da Joana Vasconcelos, mas estes são do Atelier Junnne, que também trabalha muito com este tipo de materiais. Se tem uma avó que sabe fazer crochet pode sempre pedir-lhe ajuda nesta ideia. Ou, ainda melhor, pedir-lhe para o ensinar a tricotar. Deste modo, conseguirá tricotar umas forras maravilhosa, com as cores e formatos que pretender.

Sacos de serapilheira, agora almofadas

Casa  por LILOKAWA

Uma óptima solução para espaços exteriores, devido ao material áspero: os sacos de serapilheira. Pessoalmente, creio que não é o tipo de material adequado para almofadas para uma sala ou um quarto, mas para um jardim ou terraço está muito bem. Estes sacos serviriam de fronhas – que muitas vezes achamos demasiado caras – para as almofadas e depois bastaria dar uns pontinhos no lado aberto para os fechar. Combinam muito bem com o tom da madeira do chão e da mesa. Para além dos sacos terem sido usados para fazer almofadas, foram também utilizados para faz os puffs que se vêem ao redor da mesa.

Almofadas originais

Arte  por binome

No seguimento da ideia apresentada anteriormente, e para solucionar o facto dos sacos de serapilheira não serem as fronhas ideais para espaços interiores, sugerimos que arranje uns tecidos originais e coloridos e faça umas fronhas! Pode também aproveitar cortinados antigos com padrões engraçados e ficará com umas almofadas super criativas!

Iluminação original

Sala de estar  por homify
homify

LOFT СВЕТИЛЬНИК ЛАМПА-СТРЕЛКА

homify

Esta ideia apesar de dar um pouco mais de trabalho e das mais originais e modernas. Arranjar umas lâmpadas, uns ferros (tipo canos) e uma tábua de madeira. Depois de fazer a instalar eléctrica – a parte mais complicada – coloca a tábua de madeira e tem iluminação e arrumação ao mesmo tempo. Dois em um! Este estilo desta iluminação enquadra-se de forma perfeita coim a parede de tijolos pintada de branco.

Jarras emolduradas

Uma ideia com um estilo muito parisiense e romântica. Basta arranjar dois copos fundos de vidros e uma moldura velha. Prender os copos na parede, colocar a moldura à volta e, por fim, arranjar umas flores lindas como as da fotografia. Ao encher os copos com água e colocar as flores nos copos, temos um elemento perfeito de decoração. Dá tanto para quartos de menina, como para a sala ou hall. Simples e perfeito!

Paletes reaproveitadas

Varanda, marquise e terraço  por palettenmoebel.at
palettenmoebel.at

Das Sofa Hermann

palettenmoebel.at

Talvez das ideias de DIY mais vistas. As paletes são tão fáceis de arranjar e permitem-nos fazer coisas tão giras! Autênticos móveis a preços consideravelmente mais baixos. Neste projecto vemos dois sofás de exterior e uma espécie de mesa de apoio. Os sofás têm rodas, o que os trona fáceis de mover para qualquer outro sítio que se pretenda.

Móvel renovado

Nas nuvens: Quarto de crianças  por IronBug Lady
IronBug Lady

Nas nuvens

IronBug Lady

Se tem um móvel antigo, daqueles que temos guardados na arrecadação que eram dos nossos avós e não sabemos como os incluir na decoração da nossa casa, eis uma solução muito gira e original! Esta que se apresenta é para um quarto de criança, para colocar fraldas e tolhas, por exemplo. No entanto, esta é uma ideia que pode ser aplicada para todas as divisões. Basta arranjar um móvel, remover as gavetas e pintá-lo todo da cor que se pretender. Este está pintado de branco, mas preto ou cores vivas também fica muito bem. Por fim, arranjar uns cestinhos de verga e já está!

Quadros inspiradores

Ilustração: Cozinha  por Maria Tigela
Maria Tigela

Ilustração

Maria Tigela

Outra ideia que pode ser aplicada em qualquer divisão da casa. Quantos mais quadros fantásticos destes com frases inspiradoras tivermos distribuídos pela casa, melhor será o nosso dia e mais felizes seremos! Este é uma peça da Maria Tigela que diz “All you need is love and a cup of tea” e seria perfeito para uma cozinha. Porém, até nós próprios podemos fazer os nossos quadros inspiradores em casa. Basta ir à internet buscar uma frase ou uma imagem ou até mesmo escrever uma ou usar uma fotografia nossa e colocá-la numa moldura. Já está! Tão simples e inspirador.

Pratos antigos para decorar

Casa em Corte Gafo, Mértola: Sala de estar  por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Casa em Corte Gafo, Mértola

Estúdio Urbano Arquitectos

Por último, a nossa sugestão é o reaproveitamento de pratos antigos. Escolher um conjunto de pratos antigos, neste caso foram cinco, e pendura-los na parede! Estes fazem parte de um projecto do Estúdio Urbano Arquitectos.

Qual destas ideias quer ir já construi? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!