6 coisas que pode fazer com um quarto vazio

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Por vezes, podemo-nos deparar com uma dor de cabeça incrível na nossa casa: um compartimento vazio. E porque é que na homify consideramos isto como sendo uma enorme dor de cabeça? Porque um compartimento vazio é sinónimo, em primeiro lugar, de desperdício de espaço e em segundo lugar de acumulação de tralha – aquela tralha que nos vai aparecendo e que nunca sabemos onde colocar ganha um lugar directo nesse tal quarto vazio. Portanto, para além de sentirmos que não estamos a saber aproveitar o espaço (por vezes valiosíssimo!) da nossa casa, ainda temos aquele pequeno canto da vergonha a piscar-nos o olho e a lembrar-nos constantemente que existe e que representa o nosso calcanhar de Aquiles, no que toca à arrumação e à organização da casa. Claro que desfazermo-nos dele pode ser complicado, principalmente do ponto de vista anímico, mas a verdade é que há soluções variadíssimas para que este compartimento se torne um espaço útil e agradável, enriquecendo o seu dia-a-dia!

Hoje dedicamos o nosso artigo a mostrar-lhe ideias para transformar um espaço vazio num compartimento de sonho! Comece por ler as nossas opções. De seguida, seleccione as que mais gosta e que mais sentido fazem no seu quotidiano e depois é só aplicar a que gostar mais à sua realidade, dentro do orçamento estipulado. 

Está curioso? Então fique connosco e ’homifique’ a sua casa já hoje!

Comece por perceber as suas necessidades e as suas expectativas

​Habitação.Monte Alentejano I.Arraiolos: Quartos rústicos por BL Design Arquitectura e Interiores
BL Design Arquitectura e Interiores

​Habitação.Monte Alentejano I.Arraiolos

BL Design Arquitectura e Interiores

Como qualquer bom projecto, o melhor mesmo é começar pelo início e perceber exactamente o que pretende fazer com esse compartimento vazio. Definir o que quer no final da implementação da sua ideia permite que consiga gerir melhor o orçamento e as suas expectativas. Além disso, foca-se num único propósito, sem grandes distracções. Pense no que quer, no espaço que tem e se é possível aplicar essa ideia nesse contexto. Está tudo estabelecido? Então mãos à obra!

Espaço dos hobbies

Escritório Preto no Branco - Depois: Escritórios e Espaços de trabalho  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Escritório Preto no Branco – Depois

MUDA Home Design

Tem algum hobby que precise de espaço interior para que possa dar largas à sua imaginação? Se sim, então esta pode ser a solução ideal para si! Muitas vezes, esse tal compartimento vazio é pequeno demais para fazer um quarto ou demasiado grande para ser desperdiçado num espaço de arrumação. Se tem algum passatempo como escrita, costura, pintura ou outras actividades de do it yourself, por que não transformar esse quarto num espaço para trabalhar e evoluir nos seus hobbies preferidos? Esta é uma excelente solução, até porque muitas destas actividades produzem muito lixo e têm materiais que não convém estarem ao alcance de animais ou crianças. Assim, basta fechar a porta ou ter algum tipo de barreira entre o espaço de trabalho e o resto da casa, para que mantenha os materiais em segurança e o lixo limitado a uma área mais pequena.

Closet privado

Dependendo da localização do compartimento vazio, uma das soluções mais óbvias para tratar deste problema de desperdício é a criação de um closet, mas se o espaço o permitir, considere a criação de um walk-in closet onde possa ter um bom tapete e um banco ou poltrona a condizer com a decoração. Gavetas, portas e cabides por todo o lado e, para finalizar em beleza, um gavetão com um tampo envidraçado para que possa observar que adereços usar com a roupa que escolheu, sempre a observar-se ao espelho que está imediatamente por cima. As luzes também são importantes, principalmente se o quarto for interior e não tiver luz natural. Este closet, além de ser super útil, trará mais glamour e requinte quer à sua casa, quer ao seu dia-a-dia.

Ginásio pessoal

Casa no Mussulo: Ginásios minimalistas por Gustavo Guimarães
Gustavo Guimarães

Casa no Mussulo

Gustavo Guimarães

Para os amantes do exercício físico, temos a opção de criar o seu próprio espaço fitness dentro de casa! Se é do tipo de pessoa que gosta de ginásios, mas que nem sempre tem tempo de lá ir, por que não ter o seu ginásio caseiro, que pode frequentar a qualquer altura do dia, sempre que estiver disponível para isso? Em termos de preparação do espaço, é super simples e rápido, pois só precisa de um quarto simples. No entanto, o equipamento que pretende adquirir pode ser um pouco mais dispendioso… Uma vez que estamos a falar do seu corpo e da sua carteira, aconselhamos que procure soluções com uma excelente relação qualidade-preço; antes de comprar qualquer tipo de equipamento, pesquise na internet e fale com pessoas que percebam da área ou amigos que já tenham feito um ginásio em casa para perceber quais os materiais mais seguros e mais baratos. E acima de tudo, lembre-se: este ginásio é para ser usado, caso contrário o seu investimento volta para um quarto de arrumos!

Sala de cinema

Outra fantástica solução é transformar esse quarto desperdiçado numa sala de cinema! Os dois elementos principais aqui são um bom sofá e uma boa televisão ou projector (com tela ou a projectar a imagem directamente numa parede branca). Se o orçamento permitir, considere a aquisição de um sistema de home cinema, para que a qualidade do som seja ainda melhor e mais semelhante à experiência vivida numa sala de cinema comum. A decoração essa é opcional, mas sugerimos posters dos seus filmes preferidos, réplicas da estatueta dourada mais desejada da sétima arte ou ainda molduras que imitam as fitas de cinema antigas. Depois de tudo pronto, é só fazer as pipocas e convidar os seus amigos a experimentarem o seu novo espaço!

Salão de jogos ou parque de diversões

A presença de miúdos em casa pode revelar-se um desafio constante, principalmente no que toca a brinquedos espalhados por todo o sítio. Se se identifica com isto, por que não criar um quarto de brincadeira, onde tudo pode estar sempre fora do sítio, para que os seus filhos se sintam ainda mais à vontade e gastem toda a sua energia num só espaço? No caso de ter filhos mais crescidos ou até de gostar de uma boa partida de futebol na sua consola de jogos, pode adaptar este compartimento a esse tipo de diversão também. A decoração altera-se, mas o conceito fica lá: passar um bom bocado a desanuviar e a divertir-se!

Sala de relaxamento

Escritórios e Espaços de trabalho  por PUNCH TAD
PUNCH TAD

Área de descanso

PUNCH TAD

E por falar em desanuviar e distrair… que tal uma sala de relaxamento, onde se possa fechar e desligar-se do mundo lá fora?

Qual foi a ideia que lhe despertou mais interesse?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!