Arquitectura moderna ou casas de sonho?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Todos sonhamos com a aquela casa que haveremos de ter e que será exactamente como sempre desejamos. As fascinantes habitações de arquitectura moderna das boulevards de Hollywood, as mansões arrojadas que vemos nas revistas, as casas com o mais diverso tipo de excentricidade são tudo coisas que nos encantam e nos fazem sonhar acordados… Vamos então seguir num passeio e apreciar as maravilhosas obras-de-arte arquitectónicas que vão sendo construídas por esse mundo fora! 

O verde em que queremos mergulhar

Casas modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Residência Itatiba

SESSO & DALANEZI

Está claro que a casa de sonho só será casa de sonho se tiver uma piscina , é condição obrigatória. Hoje em dia vemos as mais perfeitas combinações arquitectónicas que juntam casa e espaço exterior de uma forma perfeita e harmoniosa, fazendo-nos pensar que se ali vivêssemos nunca de lá sairíamos (pelo menos durante o fim de semana!). Manhãs de tranquilidade, tardes de descanso, refrescos de fruta da época e um colchão a flutuar. Consegue imaginar algo mais perfeito?

Os alpendres dos filmes americanos

Faz parte do imaginário colectivo as noites de Verão – passadas numa cadeira de baloiço no alpendre – dos filmes americanos. Este espaço existia sempre como um recanto exterior onde se saboreava o aconchego do lar. Hoje em dia a arquitectura moderna devolve-nos esses espaços de uma forma revisitada, em que um conjunto de cadeiras e uma mesa com vista para o jardim satisfazem os encantos de todos.

Diálogo com a natureza

Porque nem só as piscinas fazem as nossas delícias, também uma casa à beira rio nos pode encantar, como se de um regresso às raízes se tratasse. Ainda assim, a arquitectura moderna não é descurada e existe uma infinidade de exemplos que nos mostra esta graciosa combinação. Uma vez mais as superficies geométricas, muito minimalistas , que conjugam o interior e o exterior de forma única, revelam o casamento perfeito entre natureza e modernidade.

Salas envidraçadas

E se a vista da sua sala lhe permitisse ver até onde a natureza lhe impõe um limite? Sim, também a imensidão e os exteriores a perder de vista são muito apreciados. No Inverno deixamos que o Sol nos aqueça a casa e a alma, no Verão transformamos o jardim numa extensão da nossa sala. De pés descalços, entramos e saímos desfrutando do interior e do exterior de igual forma.

Salas-de-estar a céu aberto

Trazer o que é de dentro para fora é uma óptima ideia, especialmente quando o tempo quente começa a chegar. E como o dentro tem sempre associado um contexto de conforto, porque não criar uma sala de estar a céu-aberto na qual possa ter o melhor de dois mundos, uma vista para o céu de cortar a respiração e um sofá bem confortável que o embala e o faz sonhar. Na verdade, apenas precisamos de ter imaginação, as coisas boas da vida normalmente estão bastante mais perto do que aquilo que julgamos.

Iluminação em tons quentes

Uma casa moderna não significa Verão e portanto a iluminação é algo que deveremos ter em conta. Consegue imaginar-se numa noite fria de Inverno a dar um jantar entre amigos num ambiente caloroso com vista para o exterior? Claro que imagina. As casas modernas existem para nos fazer sonhar e os sonhos não têm estação, surgem a qualquer momento na nossa cabeça e rapidamente se transformam em objectos de desejo.

Casas que são cubos

E se a sua casa fosse um cubo? É no mínimo curioso, certo? Mas sim, também as formas geométricas em todo o seu esplendor são exploradas pela arquitectura moderna que cria espaços fechados em si mesmos, uma espécie de abrigo sofisticado. E porque moderno não tem necessariamente que ser amplo ou vasto aqui fica um exemplo de como pode ter um cantinho só para si, ou para partilhar se essa for a sua vontade, cheio de charme e intimidade.

O branco minimalista

O branco é uma cor que nos transmite paz, nos deixa respirar e sentir. As linhas geométricas e os recortes invulgares, em casas de arquitectura moderna, fazem-nos olhar para elas como verdadeiras obras de arte. Há qualquer coisa de misterioso nestas linhas que rasgam o céu em diferentes perspectivas que nos faz desejar entrar naquele lugar e usufruir de um momento de tranquilidade.

Janelas que não acabam

PM House: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

As grandes janelas de vidro das mais modernas e requintadas casas são sempre algo de surpreendente. A vontade de estar no sofá enquanto se contempla o que se passa lá fora, faz-nos perder a noção do tempo. Consegue imaginar o que seria ter um feixe de luz do tamanho da parede de sua casa? É no mínimo entusiasmante e faz-nos ter vontade de destruir uma uma parte do nosso lar e transforma-la numa nova parede, desta vez toda envidraçada.

Um piso apenas

Moradia travessa Clube dos Caçadores -Gondomar-lote1 : Casas minimalistas por Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda
Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda

Moradia travessa Clube dos Caçadores -Gondomar-lote1

Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda

As casas de apenas um piso têm uma classe única. São baixinhas, estendem-se em comprimento e largura e permitem-nos fazer uma espécie de deambulação dentro do conforto do lar. Com acesso directo à área envolvente da casa, com uma arquitectura simples e minimalista e com um toque de modernidade acabam por cumprir todos os requisitos. Não havendo tanto espaço para serem obras arquitectónicas demasiado arrojadas tornam-se no tipo de casa mais consensual e que regra geral agrada a maioria. O que pensa? Seria esta a sua casa? Ou se de uma casa moderna se tratasse, gostaria de ter algo que quebrasse com todos os paradigmas clássicos?

É alguma destas casas a sua casa de sonho? Partilhe connosco ideias e dê largas à sua imaginação!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!