Como decorar uma Sala de Estar

Mafalda Beirão Mafalda Beirão
Loading admin actions …

Embora as nossas casas espelhem muito de nós em todas as divisões, é unânime que a maioria do tempo é passado na sala de estar. Quer seja em convívio com os amigos e a família, ou a ver a telenovela e os jogos de futebol ou a brincar com as crianças… É o espaço onde mais tempo passamos e, consequentemente, aquele que queremos que esteja sempre mais bem decorado! 

E, como em tudo, são os pequenos detalhes que fazem a diferença e que tornam uma sala de estar comum, numa sala bem decorada e bonita de se estar.

Quando o jardim está na sala

Infelizmente, nem sempre as nossas casas nos permitem ter jardins e espaços verdes no exterior. Mas ter plantas em casa é sempre uma forma simples de dar um boost na decoração, sem grandes exigências. Numa sala de estar, procurem um cantinho onde uma planta fique bem. E depois joguem com o que tiverem à disposição - tamanhos, tipo de plantas, gosto pessoal… Aqui é difícil errar e funciona sempre super bem!

Rechear a sala de livros

Salas de estar minimalistas por C95 ARCHITEKTEN
C95 ARCHITEKTEN

Privathaus bei Berlin

C95 ARCHITEKTEN

Não há nada mais cheio de cultura que uma sala recheada de livros e revistas. E as estantes podem, facilmente, dar uma nova vida a qualquer sala. Sejam livros de leitura comum ou livros mais teóricos, é sempre uma forma gira de modificar a sala e lhe dar uma nova vida. Além disso, se apostarem numa boa estante de livros, podem até utilizá-la como uma forma de dividir a sala e criar dois espaços distintos.

Combinar vários quadros

Salas de estar escandinavas por alba najera
alba najera

CG 3D DISEÑO DE UN INTERIOR

alba najera

A não ser que apostem numa inspiração mais minimalista, não há nada que possa ser tão bem explorado quanto uma parede. Há mil e uma opções para decorar as paredes das nossas salas de estar e os quadros são, sem dúvida, a mais fácil de usar e combinar. Várias molduras, de vários tamanhos e feitios, que podem combinar várias coisas entre si: fotografias, ilustrações, mapas, desenhos… O que quiserem! E não é preciso haver um tema ou uma coordenação de cores – é só jogar com as molduras e encher a parede de quadros.

Construir um tema ou inspiração.

Salas de estar ecléticas por LEIVARS
LEIVARS

Porthleven

LEIVARS

Quando há um tema ou uma inspiração por trás da decoração, torna-se muito mais fácil combinar os vários elementos e gerar uma sinergia entre eles. Procurar tons semelhantes, peças de mobiliário que se complementem e até elementos mais simples como almofadas, quadros, ou elementos mais decorativos. É o caso da sala da imagem, com uma inspiração bem náutica – tons mais frios, quadros relacionados com o mar, gaivotas e estrelas do mar como decoração e puffs em malha tricotada – mais marinho é impossível.

Apostar num bom sofá

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

Ora… Se esta é a divisão em que, por norma, passamos mais tempo, há que ter conforto e sentir que estamos bem acolhidos. E, para isso, os sofás são essenciais. Que sejam bons, confortáveis e que nos façam querer descansar horas e horas por lá… Eu, pessoalmente, sou fã de chaise longues e esta ideia do Traço Magenta funciona super bem. Uma chaise longue neutra, com uma almofada mais colorida, mesmo a pedir uma tarde de cinema…

Apostar num bom elemento decorativo

Salas de estar modernas por INSIDE Création
INSIDE Création

Séjour design

INSIDE Création

Num espaço mais simples e com uma decoração mais discreta, podemos apostar num elemento que seja diferenciador e que se realce dos restantes. Em espaços mais amplos, é fácil apostarmos numa peça que seja maior, com uma cor mais intensa ou mais diferente pelo seu aspecto. Quando o espaço é mais pequeno e não nos permite grandes aventuras, podemos recorrer a elementos básicos que, de certeza, temos na sala mas que podem ser dinamizados. Um bom exemplo é um candeeiro, como o da imagem – num tom cromado, grande e com um grande  foco de atenção.

O espaço mais quentinho…

Salas de estar modernas por Brown + Brown Architects
Brown + Brown Architects

South Crown Street Living Room

Brown + Brown Architects

Quem é que não gosta de uma boa lareira? Se têm um espaço destes na vossa sala, usem e abusem dele. É o espaço mais quentinho e, de certeza, será o espaço mais apreciado nas noites mais frias de inverno. Procurem fazer uma decoração que seja em torno da lareira e que a torne a rainha da sala. E se o budget permitir, podem ate pensar em alterá-la, mudando o seu material exterior, adicionando recuperadores de calor… Tudo para pensar num inverno mais acolhedor!

Um bom tapete…

… é aquele que nos faz olhar para baixo mal entramos na sala. Não precisa de ser gigante nem de ser ultra diferente. Basta realçar-se da decoração, ser chamativo e coordenar com tudo o resto. Voltando ao conforto, é aqui que vamos querer estar descalços, brincar no chão com as crianças ou até sentar quando temos demasiadas visitas em casa. Queremos algo que espelhe conforto e que, acima de tudo, seja giro! Um tapete cheio de cores e vida, com padrão animal, com uns desenhos e tons mais clássicos, cheio de pêlinho muito confortável aos pés, que ocupe o chão total da sala… São imensas as opções que têm para jogar com tapetes. Decerto que encontrarão alguma que vos encha as medidas!

Jogar com padrões

Se estiverem com vontade de arriscar, por que não jogar com padrões? Tapetes coloridos, cortinas de riscas e almofadas floridas. Pode parecer muito mas, na imagem, não funcionam em perfeita sintonia. O jogo de cores é semelhante e daí funcionarem bem, há uma eloquência. Aqui sim já temos regras… Há que puxar ao bom gosto e saber combinar e saber jogar com os padrões. Não é fácil, mas é fazível… E podem ter-se combinações bem giras quando decoramos a nossa casa com padrões!

Apostar num centro de sala giro

Em salas que têm algum espaço bom para aproveitar, é quase mandatório ter uma mesa no centro da sala. Mas quem diz uma mesa diz um projecto diy super giro, uma mesa almofadada como a da imagem, um acrílico transparente… Tanta coisa! E já não tem que ser a simples e tradicional mesa de madeira. Podem utilizar este elemento como o que se irá realçar na decoração, que será o centro de tudo.

Preparados para decorar a sala de estar? Partilhem as vossas ideias connosco! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!