Casa na Gávea mostra que menos é mais

Julia Maretto Julia Maretto
Casa na Gávea, Ricardo Melo e Rodrigo Passos Arquitetura Ricardo Melo e Rodrigo Passos Arquitetura Casas coloniais
Loading admin actions …

Essa casa prova que pequenos toques fazem a diferença. E que  menos é mais. A decoração aposta nos espaços livres, sem  muito exageros. Nada muito além do necessário. Mas também não se pode dizer que a decoração é tão minimalista assim, pois não possui apenas elementos de linhas retas e materiais modernos. A mesa de jantar tem cadeiras em estilo tradicional, de madeira escura inclusive. O clima geral da casa é leve e a beleza está nos detalhes. Mais uma casa com decoração simples, o que não quer dizer pobre visualmente. O projeto dessa residência foi criado pelos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos, do Rio de Janeiro.

Fachada

A fachada é linda e antiga. Quase impossível encontrar algo assim hoje em dia, então valeu a pena mantê-la. A sacada em ferro é toda trabalhada com ornamentos super delicados. Muito bonito! Podemos perceber que as ideias do estilo exterior foram mantidas na decoração do interior. 

Salas

Essa é a visão geral das salas, onde tem a área da sala de jantar e a sala de estar. A decoração é bem eclética, mas sem exageros. Optou-se por aproveitar bem o espaço, com uma circulação incrível. O piso hiper clean une as duas salas. Na sala de jantar, referências coloniais e, na sala de estar, referências mais modernas. Vamos ver cada uma separadamente nas próximas fotos.

Detalhes notáveis

Na sala de estar, o moderno sobressai. Principalmente pelo uso criativo dos móveis e das formas. Uma decoração muito bem humorada, como se pode ver no abajur com a cúpula invertida é um mimo. Os pequenos banquinhos decorativos também são um charme total. Muita sutileza e bom gosto. Veja como a mesa ao lado do sofá é levemente colocada um pouco acima do braço do sofá, brincando com a simetria de forma leve.

Sala de jantar

Os elementos coloniais da fachada estão presentes dentro da casa na sala de jantar. A marcenaria da mesa, como todo o projeto, faz brincadeiras sutis e curiosas. As cadeiras têm o estilo mais pesado, com madeira escura e fazem um bom par com a madeira clara da mesa. Aqui, as referências coloniais aparecem até no quadro, de forma muito interessante. Uma sala de jantar básica e, mesmo assim, com o necessário e bem decorada. 

Banheiro

A ornamentação delicada da sacada na entrada da casa é muito parecida com o estilo de ornamentação também delicada do espelho do banheiro. Tudo muito limpo e bonito. A pia em peça única é hiper moderna e de bom gosto. Boa combinação com o design escolhido para a torneira. 

Quarto I

O quarto principal possui uma sacada com uma bela vista para o Rio de Janeiro. Primazias de quem mora bem. Aqui, a unidade da decoração continua muito bem representada. Tudo bem simples e limpo e com detalhes coloniais, como o abajur de mesa no criado-mudo. Os quartos da casa se diferenciam pela cabeceira da cama. Nesse quarto, a cabeceira foi feita com uma madeira clara. 

Quarto II

No outro quarto, o mesmo abajur ao lado da cama e um criado-mudo colonial repaginado pintado de azul claro. O destaque é a faixa estreita de espelho na cabeceira da cama, Uma ideia muito boa e inspiradora! Outro destaque, fica por conta da sacada ornamentada que vimos na fachada. 

Detalhe do quarto

Nessa foto podemos ver o uso da maneira de forma leve nessa decoração. O quarto é todo em branco, com elementos diferenciais, como o banquinho ao lado da poltrona. A parede ao lado foi revestida com a mesma madeira da cabeceira e ganhou um armário em laca branco com desenho moderno. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista