Leia isto antes de mudar os seus móveis de casa de banho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa de banho não tem que ser a divisão negligenciada da casa. Pelo contrário. É lá que começamos o dia e é lá que muitas vezes ele termina num longo e relaxante banho. A comodidade que procuramos para as outras áreas da casa estende-se também a esta. Como de costume, procuramos funcionalidade mas, sem esquecer, que ela tem, pelo caminho, que encontrar a beleza, a singularidade e o conforto. A inspiração está em todo o lado. Podemos fazer muito com peças que temos em casa, dar-lhes novos significados, fazê-las servir outros desígnios. No artigo de hoje, focamo-nos nos móveis de casa de banho, na necessidade de arrumação, naquela peça que faz toda a diferença e no elemento inesperado que nunca nos lembraríamos de levar para ali. Até pode ser a divisão mais pequena, mas decoremo-la em grande. Vamos a isto?

Um spa em casa

Casas de banho modernas por studioviro
studioviro

render bagno villa privata

studioviro

Uma tarde de dolce fare niente num spa é a concepção ideal de descanso. Tirar tempo para nos mimarmos dá saúde e, bem, faz crescer, pelo menos, a felicidade. Se for um daqueles sortudos que tem uma casa de banho grande, por que não transformá-la numa espécie de spa caseiro? “Mas como é que faço isso?”, perguntará você. Nos explicamos. Olhe bem para esta imagem e veja como, com recurso a vários elementos, se conseguiu um espaço que se assemelha a um verdadeiro spa. Comecemos pela banheira – que não é embutida – estrategicamente colocada ao lado da janela que dá para uma paisagem natural. Por cima, um chamativo candeeiro que forma quase como que uma cascata de luzes e ao lado um elemento pouco comum numa casa de banho: uma pequena mesa redonda com uma cadeira que pode servir como elemento de apoio ou de lazer. A meio, e a dividir duas áreas distintas, tem o espaço de duche e, do outro lado, uma bancada comprida acompanhada por um longo espelho que dá dimensão e luz à divisão. Por baixo do lavatório, gostamos do pormenor do pequeno móvel com uma gaveta. Não está suspenso, nem se liga às bancadas. Está, simplesmente, pousado no chão. É um jogo geométrico interessante e equilibrado que compõe a decoração da casa de banho, para além de servir como arrumo. Não podíamos deixar de realçar a cadeira giratória, ao fundo, que serve como um perfeito recanto para a maquilhagem. O paraíso de uma mulher, portanto!

A rusticidade na vossa casa de banho

Spas rústicos por Aitken Turnbull Architects
Aitken Turnbull Architects

Fletcher's Cottage Bathroom

Aitken Turnbull Architects

Móveis toscos e um sentimento de aconchego quase intransponível. Assim é a decoração de laivos rústicos que se desenha sob a forma de madeiras expostas no seu mais puro estado, cores quentes e detalhes imperfeitos. Assim quis a natureza que eles fossem. Optar por uma decoração neste estilo leva-nos a pensar como a podemos tornar funcional. Por muito que a queiramos levar para dentro de casa, não se pode perder de vista a componente prática. Esta casa de banho fica dentro de um retiro na montanha – Fletcher’s Cottage Spa – e está muito bem conseguida. Reparem na banheira antiga, mas elegante com os pés trabalhados, no espelho de moldura manchada, no cesto para arrumação de lenha que levará o fogo dentro da salamandra a crepitar, mas que, nas vossas casas, poderia ser um elemento para, por exemplo, arrumar toalhas. Chamamos, também, a vossa atenção para a prateleira em ferro forjado, um material ao qual podem recorrer se a inspiração rústica vos convencer. O tapete é o remate final de luxo e conforto, ideal para quem vive em zonas frias. Não vos ficou a apetecer ir já para lá passar o resto de dia? Nós íamos já de seguida!

A contemporaneidade e o revivalismo

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Casas de banho modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Não se desfaça das peças mais valiosas da sua família, não descure, se for o caso, os tectos bonitos e trabalhados de sua casa. Ainda que à primeira vista lhe possam parecer irrelevantes na sua procura por conforto, modernidade e funcionalidade, é possível – quase certo! – que essa ideia se venha a provar errada. Faça escolhas com critério e procure combiná-las com as suas pretensões. Repare na casa de banho deste apartamento T6 Belle Époque, no Saldanha, em Lisboa. Sobre um móvel antigo de contornos românticos e elegantes, colocou-se um moderno lavatório. Não há, porém, qualquer desfasamento entre ambos, o conjunto é agradável, como se aquelas duas peças sempre tivessem estado destinadas uma para a outra. A intenção do arquitecto – Tiago Patrício RodriguesArquitectura e Interiores – foi manter a essência do espaço. Conseguiu. Valorizou-o e deu-lhe novos significados. Faça o mesmo em sua casa!

Móveis baixos

Móveis baixos e lavatórios altos. Normalmente é ao contrário, certo? Mas, para mostrar coisas diferentes, estamos aqui nós e esta casa de banho, em Barcelona, com estilo minimalista que não passa, certamente, despercebida. Se não lhe apetece optar pelo óbvio, eis uma boa ideia. Neste caso, o móvel, em madeira, está decorado com elementos personalizados e que, normalmente, não associamos a uma casa de banho. Porém, o grande contraste está mesmo nos lavatórios brancos, dois blocos de cerâmica que se evidenciam do resto da divisão que, por sua vez, está toda dentro dos mesmos tons. Repare, ainda, nos espelhos que se apoiam em estruturas de metal que permitem incliná-los mais para a frente ou para trás, mudando-lhes o ângulo.

Um elemento inesperado

Contemporary bathroom: Casas de banho modernas por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Contemporary bathroom

Home Staging Factory

Na imagem, uma casa de banho de um apartamento em Lisboa. Trata-se de um espaço arejado onde se soube tirar partido da luz natural que sobressai pelo predomínio do branco, a cor da serenidade por excelência. Ao fundo, cirurgicamente colocada ao pé da janela, está uma cadeira antiga estofada num tecido aveludado em azul petróleo. Um apontamento colorido, inesperado e diferenciador que preenche na perfeição o nicho da janela. Se tem em sua casa uma cadeira antiga, ponha esta ideia em prática! Pode pintá-la e escolher um tecido bonito. Dê-lhe uma nova vida e propósito! Onde se vai instalar enquanto põe o creme nas pernas? Na sanita? Nem pensar! E já que falamos em cadeiras, repare que o suporte para os produtos dentro da zona do duche é um pequeno banco. 

Escadotes

Ypsy para a Casa de Banho: Casa de banho  por Two Six
Two Six

Ypsy para a Casa de Banho

Two Six

Chama-se YPSY e nasceu pelas mãos da designer da Two.Six, Cristiana Macedo. Esta interpretação do escadote tradicional está disponível em cinco cores e constitui uma opção moderna, divertida e original para pendurar as suas toalhas e roupões ou para pousar produtos de higiene pessoal. Este escadote em carvalho natural é ideal para casas de banho pequenas por ser funcional e ocupar pouco espaço, pois claro.

Eu cá, tu lá

Grande parte dos casais tem que dividir a casa de banho. O drama. O horror. A tragédia. Por norma, as mulheres têm todos e mais alguns produtos que ocupam todo e mais algum espaço. Mas os homens – sim, vocês não se escapam – também estão cada vez mais vaidosos e já acumulam todo um mundo de produtos. Como não queremos que o “e viveram felizes para sempre” acabe em “bati-lhe com a escova de cabelo”, sugerimos que opte por dois lavatórios diferentes, cada um com o seu devido espaço. Eu cá, tu lá. É esse o mote e as barreiras inultrapassáveis. Esta luxuosa casa de banho, de charme italiano, é um bom exemplo disso. Os lavatórios são em preto matizado e num formato redondo o que contrasta com as linhas quadradas dos espelhos e do armário. A cor escolhida para as portas do móvel cria uma ilusão de óptica, fazendo com que se fundam com a parede.

Um estilo ecléctico

Esta casa de banho é cheia de contrastes engraçados. A canalização do autoclismo é alta e está à vista – à moda antiga -, as janelas são em estilo industrial e as paredes em tijolo branco. Por outro lado, o tecto tem acabamentos trabalhados com delicadeza. Quem a decorou teve a sensibilidade de interpretar a personalidade natural da divisão e optou por um espelho retro com a moldura cheia de luzes. Para além disso, no lugar de um armário tradicional, vemos um pequeno móvel com um escadote de um dos em lados. Por baixo, uma caixa que serve para arrumação. Uma ideia interessante, sobretudo para uma casa de banho de um jovem.

Para uma casa de banho pequena

Nesta pequena casa de banho há um aproveitamento do espaço através da colocação de uma bancada branca suspensa com um intervalo a meio onde pode arrumar toalhas e produtos. Não é o caso na imagem mas, por baixo, tem sítio para colocar cestos nos quais pode acomodar mais coisas. Em vez de banheira, opte por um poliban com cabine em vidro.

Electrodomésticos na casa de banho

Embora em Portugal não seja comum encontrar máquinas-de-lavar na casa de banho, o mesmo não se pode dizer sobre países nórdicos onde isso acontece amiúde. Se tiver a necessidade de colocar a sua máquina na casa de banho, como nesta imagem, escolha um balcão com tampo mais saliente para que ela fique embutida e, assim, guardada com mais discrição. A própria cor da máquina funde-se com as cores do móvel em madeira e ferro pelo que não sentimos a sensação de que está ali a mais. De salientar, ainda, o pormenor das rodinhas do móvel a lembrar um carrinho de chá. Minúcias que tornam este conjunto leve e luxuoso.

Agora que já leu o artigo, pode pensar em mudar a sua casa de banho. Nós deixamos! Diga lá se não saiu daqui mais inspirado? 

Partilhe com os seus amigos os nossos artigos e diga-nos se o ajudou. Comente mesmo aqui por baixo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!