homify 360º Um ''Ovo'' sustentável!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

homify 360º Um ''Ovo'' sustentável!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
The Exbury Egg Salas de estar modernas por PAD studio Moderno
Loading admin actions …

Hoje trazemos-lhe um projecto muito especial. Um projecto único, distinto, contemporâneo e interventivo, pronto para descobrir?

PAD Studio é um atelier britânico reconhecido e recentemente distinguido pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) como 'Emerging Architect of the Year – 2014'. Esta equipa entusiasta de arquitectos e designers, são apaixonados pelo eco-design, isto é, acreditam profundamente que todos os espaços onde vivemos, trabalhamos e crescemos, podem ser incrivelmente estéticos, únicos, e ainda assim, sustentáveis! 

Nós partilhamos da mesma opinião e por isso o projecto que lhe trazemos hoje, é daqueles que nos deixa com vontade de fazer as malas e partir. Por um mundo mais consciente, pela procura de uma vida mais simples e feliz, e pelo conhecimento de novas possibilidades e alternativas face ao mundo em redor!

Apresentamos-lhe o Exbury Egg, uma cápsula auto-sustentável, concebida com o objectivo de ser uma habitação/espaço de trabalho para o artista Stephen Turner, que aceitou o desafio de ali viver num período de 365 dias, com o objectivo de desenvolver uma pesquisa sobre o estuário do Rio Bealieu, New Forest, que actualmente se encontra ameaçada devido ao aquecimento global. Este projecto foi concebido em colaboração com o atelier SPUD group, e com o artista Stephen Turner.

Um 'ovo' flutuante…

The Exbury Egg in Harbour Casas modernas por PAD studio Moderno
PAD studio

The Exbury Egg in Harbour

PAD studio

Localizado do lado de Exbury (daí o seu nome), no rio Beaulieu, este 'ovo' de madeira flutuante, segue os movimentos ascendentes e descentes da própria água do rio. 

A sua construção foi efectuada por um marceneiro tradicional que recorreu a várias técnicas anciãs de construção de barcos. No seu interior, o 'Ovo' possui, um local para dormir, uma secretária para trabalhar, uma bancada que permite confeccionar alimentos e uma pequena casa-de-banho; o suficiente para alojar uma pessoa com um estilo de vida simples, semelhante ao de uma caravana, por exemplo.

Existiu ainda uma webcam interactiva que permitiu aos visitante virtuais, acompanharem todo o processo e o trabalho de Stephen.

Ter o céu como limite!

The Exbury Egg Casas modernas por PAD studio Moderno
PAD studio

The Exbury Egg

PAD studio

O objectivo desta estrutura natural e orgânica é o de fazer-nos repensar o modo como vivemos, alertando para a possibilidade e potencialidade deste tipo de projectos auto-sustentáveis e amigos do ambiente.

Ao artista que ali viveu durante um ano, Stephen Turner, interessou-lhe explorar os benefícios de uma relação mais próxima com a natureza, descobrindo assim um estilo de vida completamente diferente, transcendendo todas as expectativas.

No fim, o trabalho que Stephen ali desenvolveu, foi uma auto-reflexão sobre os diferentes modos de vida e sobre a sua própria experiência naquele lugar, compreendendo a importância dos ciclos naturais e dos processos orgânicos, e a relação do ambiente com as diferentes narrativas criadas pela actividade humana.

No interior

Internal Live/Work Space Salas de estar modernas por PAD studio Moderno
PAD studio

Internal Live/Work Space

PAD studio

No seu interior, o 'Ovo' é uma espaço de introspecção, é um lugar para se estar em conformidade com a natureza e o mundo, é também um laboratório de estudo e reflexão acerca da própria vida. Aqui podemos observar como a madeira no interior, acentua a organicidade desta estrutura que envolve qualquer um, pela sua forma e materialidade. Um buraco no tecto deixa o visitante olhar para o céu, ver o sol ou as estrelas, ou até qualquer tempestade que se aproxime.

Sustentabilidade!

The Exbury Egg in Location Casas modernas por PAD studio Moderno
PAD studio

The Exbury Egg in Location

PAD studio

O 'Exbury Egg' tem como lema duas principais premissas “Lean, Green and Clean” e “Reduce, Reuse and Recycle”, esta última é também conhecida como a política dos 3 R's, em português, Reduzir, Reutilizar e Reciclar!

Uma curiosidade super interessante acerca deste projecto:  de modo a conseguirem calcular a quantidade necessária de electricidade que o artista iria precisar, foi efectuado um estudo prévio baseado nas suas rotinas diárias. Stephen, o artista, iria de necessitar de bastante electricidade para conseguir utilizar todos os seus dispositivos electrónicos dentro do ovo. A solução foi a utilização da energia solar!  

Com isto, pretendeu-se demonstrar que de facto, adoptar um estilo de vida sustentável, não implica um total abandono da sociedade nem da tecnologia, antes pelo contrário! O objectivo é aproveitar tudo o que de melhor a tecnologia tem para nos oferecer, inclusive a possibilidade de um estilo de vida saudável e em conformidade com o meio ambiente.

Aproveitando todos o recursos!

The Exbury Egg Cozinhas modernas por PAD studio Moderno
PAD studio

The Exbury Egg

PAD studio

Nesta imagem podemos observar a simplicidade com que a construção foi efectuada. Podemos ver do lado esquerdo a pequena bancada que permite confeccionar alimentos, assim como a porta de entrada para o ovo.

Um projecto didáctico!

The Exbury Egg in River Casas modernas por PAD studio Moderno
PAD studio

The Exbury Egg in River

PAD studio

No geral, o 'Exbury Egg' foi um projecto didáctico, desde a sua concepção até ao último momento da experiência, que incluiu vários programas educativos, abrangendo várias idades desde o ensino primário até ao universitário. Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar todo processo da construção desta estrutura e após a sua construção, foram ainda dinamizados vários programas culturais, abrangendo as mais variadas áreas: ciência, arte, ecologia e arquitectura e engenharia. Durante este período, surgiram ainda várias oportunidades de participação da comunidade no projecto, dinamizando actividades, eventos, workshops e seminários durante os anos de 2013 e 2014.

Ficou com vontade de conhecer outro projecto sustentável? Veja aqui, um projecto de arquitectura fantástico!

O que achou deste magnífico projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!