Lareiras no top dos tops

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter uma lareira na nossa sala tem um significado diferente de há cinquenta anos atrás, onde o mero efeito era aquecer e produzir calor num só espaço da casa ou produzir água quente para o banho. Hoje, a lareira é uma peça de arte dentro da nossa sala, é imponente e dita o estilo que temos para a nossa casa, há tantas, de diferentes formas e feitios, do ecológico ou cheio de estilo, é importante sabermos escolher aquela que se conjuga com todo o ambiente, desde o estilo tradicional ao design mais vanguardista. 

Porque queremos uma lareira?

Ela transmite luz, calor, fantasia e aconchego num dos espaços da casa que mais gostamos, a sala. É mais no inverno que a sua luz se acende, no verão temos tanta luz e calor que não sentimos essa necessidade, mas a lareira fica no decor, até com umas velas lá dentro cria um efeito. Atualmente, as lareiras são bem tops não deitam fumo para fora e acumulam o calor para se expandir na sala ou noutras divisões, aquece a casa e cria um ambiente tão mágico que só de pensar apetece os dias mais frios de inverno, para olhar para a lareira dos meus pais e verem os paus queimarem, é a melhor novela!

Não tenham medo do fogo e sigam-me neste jogo, tenho a certeza que uma delas criará a tal chama…

Dar nova vida

Sala de estar  por Stovax Heating Group
Stovax Heating Group

Riva Studio 500 Freestanding

Stovax Heating Group

Fica aqui um exemplo moderno dentro do antigo. Readaptar a sua lareira com as modernices, como esta lareira já por lá existia, mas não tinha a tecnologia, pois ao fazer qualquer fogueira o fumo era expulso e as cavacas deixavam rastos, então adaptaram uma lareira atual e montaram-na dentro do que havia. Assim, tudo fica limpo e arrumadinho. Temos a certeza que pode ser a solução de muita gente que não usa a lareira por fazer muita sujeira.

Toque oriental

Agora há muita luz, grandes janelas que dão abertura aos raios de sol, mas imaginámos um dia de inverno em que a chuva cai e vemos as gotas caírem pelos vidros ao brilho desta chaminé, é um cenário de sonho, e nós por lá enrolados naquelas mantinhas a ler um livro. É isso, sonhar está ao alcance de todos!

Esta é a mais original. As cavacas queimam no dispositivo de baixo, que está rodeado de vidro, que serve de mesa de estar, mas também serve engenhosamente de proteção, para ninguém se colar à lareira quente. O espécie de tubo que o acompanha paralelamente absorve o fumo. 

Entre os dois existe um espaço vazio que espalha o calor e deixa ecoar o som de cada chama. 

É como se fosse verdadeiro

Esta é a solução para quem gosta do efeito da lareira, do ambiente que ela cria em casa, mas não tem estrutura para a ter, nomeadamente em apartamentos, onde dificilmente conseguimos modificar a construção imposta. Práticas, modernas e móveis, conseguimos movê-las para outras zonas da casa ou do mesmo espaço, bastante prático. Não são precisas obras, nem licenças apenas arranjar-lhe o espaço que merece.

Esta ideia é perfeita para a minha casa, até porque pode criar uma separação entre duas zonas, a da sala de jantar e de estar. Adorei a ideia Clearfire Lareiras!  Vocês também?

As chamas

Dando continuidade à imagem anterior, nesta pode ver em pormenor o efeito das chamas, iguais àquelas que a lenha queima. De certeza que não deitam fumo, as paredes não ficam pretas, não há cinzas para limpar, nem  é preciso chamar o limpa-chaminés. Simulam ainda, perfeitamente uma lareira verdadeira, libertam vapor de água e gás carbónico (equivalente a três ou 4 velas de cera).

É verdade que não produzem calor, nem o som da lenha a estalar, mas dá harmonia e tranquilidade a um ambiente citadino. Estas lareiras de chama simulada podem ser produzidas pela eletricidade, o gás ou a bioétanol. 

Para quem adora a lareira e não a pode ter, tenho a certeza que esta solução irá vos agradar.

No meio da sala há luz

Sala de estar  por Urban Icon
Urban Icon

Bubble Commerce Bio Fire

Urban Icon

É caso para dizer que esta chama nos chama… A sua estrutura meia arredondada de cor branca cativa qualquer luz. É no centro dela, tapada por um vidro que é expulsa uma luz, cria um ambiente perfeito de relaxe, tal como a senhora da imagem, apetece balançar e relaxar, para a frente e para trás, com toda a calma porque esta chama não acaba.

Esta lareira é outro exemplo de modernidade no estado puro, seja no design ou na inovação tecnológica. 

Duas vistas

Entre a televisão e a lareira não sei de qual eu gosto mais. Mas assim as duas no mesmo campo de visão o assunto fica resolvido, consigo ver as duas quase em simultâneo. Uma relaxe e a outra distrai.

É verdade um fogo de uma lareira vale mais que mil imagens televisivas, eu sou fã, perco-me dentro das chamas, a força que têm de reduzir em menos de nada e tornar tudo numa poeira acinzentada.

Neste caso, temos aqui mais um exemplo de chamas artificiais, estas comprovam que existe originalidade, num muro em pedras que cria uma separação entre as duas salas, temos a lareira que tem abertura para os dois campos e a televisão para a zona de conforto. O ambiente é de certeza caloroso.

Uma lareira no canto é um encanto

Sala de estar  por Chiemsee Öfen
Chiemsee Öfen

Dreiseiter

Chiemsee Öfen

Esta lareira poderia parecer um aquário, pela sua estrutura de vidro e disposição, mas é mais um exemplo de uma lareira original. Dentro de uma parede criaram este pedaço de vidro que tem campo de visão para as várias partes da sala, de lado ou de frente, é escolher o ângulo que preferimos ver a chama fluir. O pormenor da lenha arrumada dentro da parede é astucioso, prático e com o toque moderno.

A lareira está mais para dentro, deixando sair umas bordas de parede que protegem qualquer um de um encosto demasiado amoroso. 

O moderno e luxuoso

Sala de estar  por Chiemsee Öfen
Chiemsee Öfen

Eckscheibe

Chiemsee Öfen

Soberbo, não é verdade? Ficamos assim com a boca meia aberta a pensar se tal é possível, mas se por cá vos mostramos é porque é de todo verídico e real. Temos uma lareira imponente, verdadeira e inteligente. Dá beleza, ambiente, luz e calor. O móvel de trás arruma as cavacas para serem queimadas, à mão de semear, é só abrir a lareira e deixar o lume fazer.

Os vidros deixam transparecer de forma nítida as chamas, a estrutura do móvel é moderno, com uma forma irregular e tem um tubo que recupera o que uma casa no inverno pede, o calor natural. 

Com esta carpete e esta lareira o ambiente é acolhedor e sonhador.

Recupera calor

Sala de estar  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

MEDLEY 210 A – Wohnbereich mit Kaminofen

FingerHaus GmbH

Este é um exemplo simples, mas bastante válido de uma lareira que dá chama e faz arder, cria calor dentro do recuperador, espalha pela casa o seu ardor. É uma solução para casas que não têm estrutura de chaminés montadas, mas que pretendem poupar a eletricidade através do fornecimento de calor natural.

Ao estilo tradicional

Um cesto de cavacas à moda antiga e uma lareira ao estilo tradicional, cheia de arte e desenhos dá encanto e personalidade. Esta é adaptada e faz face às necessidades dos tempos modernos, pela sua proteção de vidro, é seguro e fica discreto. Expulsa calor e economiza lenha, o seu novo look tem muita pinta e irradia luz.

Gosta da chama da lareira em dias de inverno?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!