Casa na Caloura: Piscinas minimalistas por Monteiro, Resendes & Sousa Arquitectos lda.

6 dicas de casa para idosos

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

A partir de uma certa idade, precisamos de adaptar a nossa casa para que possamos viver em harmonia. Os anos não tem de ser um peso e a funcionalidade da casa um fardo. É no equilíbrio que tem de concentrar as suas energias para que viva em paz e amor.

A pensar nas dificuldades que podem surgir no dia a dia, escrevessem as linhas deste texto, partindo das magníficas e elucidativas imagens que a homify tem, todos os dias, para lhe oferecer.

Selecionámos seis imagens, a partir de seis subtemas que são do maior interesse para todas as pessoas que numa fase mais avançada, para encontrar razões para viver todas os espaços de sua casa como sempre sonhou, ao longo da sua vida. Uma casa para pessoas idosas é possível. Acompanhe-nos!

Garagem ao lado da entrada

São vários os pormenores que vai exigir quando as pernas começarem a dar problemas. Para evitar caminhadas desnecessárias, construa a garagem ao lado da entrada de casa. Vai poupar na saúde e na forma de encarar as distâncias, possibilitando passeios pela manhã ou pela tarde.

A garagem ao lado da entrada é o ideal para pessoas idosas. Lembre-se de a construir junto à porta, e de preferência sem escadas, quando avança com a construção da sua casa. As suas escolhas estruturadas de hoje serão a mais valia de amanhã. Uma casa para pessoas idosas deve começar a ser pensada hoje, para evitar dissabores no futuro. 

Mesmo nível dentro de casa

O interior da casa deve ser do mesmo nível. As pessoas idosas agradecem, porque poderão deslocar-se com facilidade por todo o espaço, sem ter que olhar de frente para degraus e escadas que atrapalham e dificultam a boa circulação pela habitação.

Uma casa para pessoas idosas deve ter apenas um nível. Imagine-se, se é que ainda não pertence a esta faixa etária, a percorrer uma casa de diferentes níveis. Só de pensar fica casando, não é? Agora imagine o que diferentes níveis de uma casa, quando usada diariamente, podem prejudicar os dias daqueles que têm mais idade.

Casa de um andar (sem escadas)

Sem escadas. Sem cansaço. Quando somos novos, idealizamos casas com escadas porque dão elegância a uma casa. Porém, tornam-se dispensáveis quando chegamos a uma fase mais avançada da vida. Procuramos uma casa sem escadas. Procura-se, na verdade, simplicidades, para que o tempo seja dedicado ao que realmente dá prazer.

Uma casa de um andar é a resposta para a maioria dos problemas. Mesmo em dias de limpeza não tem que se preocupar tanto, porque não há pisos superiores, nem inferiores. A casa, na imagem, é o exemplo perfeito para quem procura uma casa sem escadas.

Casa de banho e WC acessíveis a cadeira de rodas

Casa de banho  por studioviro
studioviro

​render fotorealistico box doccia

studioviro

Por vezes, a vida troca-nos as voltas e passamos a percorrer as mesmas ruas e os meus cantos de cadeiras de rodas. A idade, por vezes, também não perdoa e acabamos por perder a mobilidade. Não desista! O importante é acreditar que é possível, basta que esteja disponível de coração e alma a percorrer os desafios. 

Em sua casa, nomeadamente na casa de banho, para que continue a ter acesso aos cuidados diários de higiene, adapte a zona do duche, tornando possível a acessibilidade nomeadamente à zona do duche. Escolha um piso que o faça sentir-se seguro. 

Porta de correr

Jardins de Inverno modernos por Vale Garden Houses
Vale Garden Houses

Large Kitchen Conservatory

Vale Garden Houses

Numa casa para idosos, exige-se também portas de correr, dado que facilitam a deslocação pelas diferentes áreas da casa. Além disso, podem estar sempre abertas, permitindo a fácil circulação, não sendo necessário estar sempre a abrir e a fechar portas. 

Nos meses mais quentes, pode deixar as portas de correr abertas. Os raios de sol entrarão também com mais facilidade. Por outro lado, as portas de correr não ocupam espaço no interior da casa, uma vez que deslizam numa calha. Menos um obstáculo no caminho…

Piso plano apropriado

Paredes  por Timberplan
Timberplan

Parquet IndusParquet

Timberplan

Num ambiente criado pela Intense Mobiliário e Interiores, há piso que não passa despercebido. Um espaço iluminado, cheio de vida e que convida à partilha e bem estar. O piso plano é apropriado para pessoas idosas, porque lhes permite circular à vontade, sem existência de degraus ou de escadas.

Sente-se neste belos sofás ou então dê um pezinho de dança neste piso plano apropriado para todas as idades, nomeadamente para os mais idosos. Uma casa planeada, é uma casa segura e abençoada!

Já pensou como quer a sua casa quando for mais velho? Qual foi a opção que mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!