6 passos simples para planear a sua cozinha!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Hoje vamos entrar numas das divisões da casa que mais utilizamos: a cozinha. Esta é uma divisão cujo espaço tem de estar sempre limpo e muito bem organizado, permitindo assim uma boa utilização do mesmo. É na cozinha que cozinhados, preparamos e armazenamos a nossa comida, que tem de estar sempre em boa condições para consumir. Não só cuidados de higiene são essenciais, como também a preocupação pela arrumação da sua cozinha e a disposição e decoração da mesma.

Ao longo deste artigo vamos dar-lhe seis fantásticas dicas que o ajudarão a planear a sua cozinha, ilustradas por projectos cheios de bom gosto e desprovidos de qualquer tipo de desorganização. Continue a ler, pois este artigo será uma verdadeira ajuda!

Planear o orçamento

O primeiro passo a realizar é planear um orçamento. Há que ter noção de que não devemos ultrapassar um valor definido desde o início, o valor que nos é possível gastar. Vai remodelar toda a sua cozinha? Vai apenas acrescentar uns detalhes? Vai mudar apenas a mesa de jantar? Há uma série de perguntas às quais deve responder para perceber mais ou menos quanto dinheiro gastará consoante o que pretende fazer. Não menospreze este tópico, pois planear um projecto a nível financeiro é dos pontos mais importantes para que tudo corra da melhor forma!

Definir uma disposição (U, C, L)

Casa Mar - Avanca: Cozinhas modernas por a3mais
a3mais

Casa Mar – Avanca

a3mais

Há que definir a disposição da sua cozinha! Em U? Em C? Em L? Com uma “ilha”? Olhe para o espaço e tente perceber qual a disposição que melhor se enquadrará e aproveitará bem o espaço da sua cozinha. Na fotografia pode ver uma cozinha cujo espaço está muito bem aproveitado. Um projecto do atelier português A3MAIS, de uma cozinha em L, em que o balcão se prolonga, transformando-se na mesa de refeições. É sempre bom ter uma sala de jantar, mas para o dia-a-dia e para as refeições mais práticas e rápidas, é também muito útil ter uma mesa na coisinha, ainda que bastante mais pequena.

Escolha da cor

Uma questão muito importante a definir ao decorar a sua cozinha é a cor predominante. A verdade é que a maioria das cozinhas têm como cor predominante o branco ou o preto e que as cores mais fortes surgem nos detalhes. Já se começa a ver-se mais também cores como o vermelho. No entanto, o branco será, quase sempre, a cor que resulta melhor, por ser uma cor clean, que se adapta a qualquer situação, luminosa e simples. No projecto que lhe mostramos, do atelier Concepto Taller de Arquitectura, vemos como é interessante como mesmo estando uma parede toda pintada de preto, esta cozinha continua a ser luminosa. A parede é original por funcionar quase como um quadro a giz, que dá para colorir ou não, consoante o gosto de cada pessoa. Uma autêntica parede personalizável. A sugestão feita são desenhos de determinadas plantas que se utilizam na culinária e escrever os repectivos usos. Os pequenos detalhe a verde resultam muito bem e combinam na perfeição com a mobília branca e a porta de madeira castanha escura.

Otimizar a despensa

Tal como dissemos ao introduzir o artigo, a arrumação é um tema que não podemos menosprezar quando falamos em planear uma cozinha. Nem todos nós temos uma despensa/arrecadação na cozinha – sortudos os que têm! – que nos permite arrumar todas a comida de forma organizada sem nos ocupar espaço nos armários, muitas vezes necessários para arrumar outras coisas. Mas, se não tiver uma despensa, não se preocupe… Se otimizar o seu espaço da sua “mini-despensa” ou armário, tudo pode correr bem também. Basta atribuir uma prateleira para um determinado tipo de produtos – por exemplo, massa e arroz numa prateleira, feijão e grão noutra prateleira, e por aí fora – e arrumar tudo de forma adequada. Como vê na fotografia, é possível sobreviver sem uma despensa enorme, desde que saiba como usar os seus armários.

Armários, gavetas e electrodomésticos

E por falar em armários, vamos falar não só deles, como das gavetas e electrodomésticos. Antes de mais, livre-se dos excesso! Geralmente, tendemos para acumular muitos objectos e utensílios culinários desnecessários ou que nunca utilizamos, que estão ou à vista a ganhar pó, ou nas gavetas a ocupar espaço que é muito preciso para colocar outras coisas. Faça uma selecção e separe tudo o que não usa ou que está estragado, do que certamente usa e está em boas condições. O que estiver em condições, preocupe-se em guardar nos armários e gavetas em vez de deixar a vista. Se quiser deixar algo na bancada deixem, por exemplo, a fruteira. Para além de um objecto funcional, funciona também como objecto decorativo, devido ao apontamento de cor que fornece à sua cozinha. Outra sugestão importante é evitar acumular louça suja no lavatório. Coloque-a na máquina de lavar a loiça ou, no caso de não ter, lave-a o quanto antes e coloque-a no escorredor.

Quanto mais os eletrodomésticos estiverem enquadrados na decoração da cozinha, melhor! Se tem uma cozinha moderna, o ideal é ter eletrodomésticos desenhos com linhas modernas também. Na cozinha que lhe damos como exemplo, temos uma decoração muito clean e simples, em que o exaustor, a placa vitro-cerâmica e até a torneira do lavatório, têm também um design muito simples e moderno.

Objectos decorativos

Para terminar, mas não menos importante, falamos-lhe dos objectos decorativos. Não encha a sua cozinha deles! Saiba escolhê-los e torna-los apenas pequenos apontamentos que surge de vez em quando, conferindo personalidade e bom gosto à sua cozinha. Às vezes um tabuleiro engraçado ou uma canecas com frases, que se vêem dentro do armário em vidro, podem ser suficientes para pôr a sua cozinha com muito mais estilo e muito mais especial. Na fotografia vê uma fotografia com produtos da loja TheCountry Cottage, que vende produtos decorativos, e não só, originais e meio vintage, que embelezam qualquer cozinha!

Qual das dicas achou mais útil? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!