10 mandamentos para casas de luxo

Neuza Mariano Neuza Mariano
Loading admin actions …

Pecado mortal? Depende da perspectiva. Quem nunca se imaginou numa casa de sonho, com todos os luxos que a vida pode oferecer, que atire a primeira pedra. O luxo, afinal, não deixa de ser um conceito relativo aos valores de cada um. Mas no caso das habitações, espaços e ambientes, existem algumas preconizações a tomar em consideração, se quer que a sua casa seja um verdadeiro esplendor e capaz de rivalizar com os melhores projectos de construção alguma vez vistos.

De seguida, enumeramos alguns tópicos a ter em conta, para que encontre o seu equilibrio e consiga concretizar a sua ideia de uma casa luxuosa.

Vamos lá então!

Personalização de ambientes

Ora, o luxo é precisamente uma abordagem personalizada a uma solução de design, seja qual for a escolhida. Quer-se com isto dizer que um projecto para uma casa de luxo, deve contemplar uma base que esteja firmada na resolução de problemas da forma mais elegante e com um toque pessoal. Este projecto da FACUNDOARANA ARQUITECTO & ASOC. retrata isso mesmo, apostando num amplo espaço comum que graciosamente engloba sala de jantar e cozinha, ao estilo kitchnet, com uma generosa sala de estar bem ali ao lado, permitindo uma grande mobilidade para os dias que se recebe muita gente em casa! Destaque no contraste da utilização das madeiras de cores térreas e a iluminação moderna, que nos remete para um ambiente bem quente e acolhedor.

A sua vontade é rainha!

Lembre-se que, normalmente, uma casa é para sempre. OK, pronto – pode até nem ser para sempre, mas no mínimo para uma fase da sua vida que se quer longa e próspera. Principalmente se tivermos em conta que estamos a falar de casas luxuosas. Por isso, e sempre que tiver a oportunidade de contemplar os planos de construção, é mandatório que o arquitecto e/ou designer, lhe façam uma consulta em termos pessoais, para saber que espaço mais preza e as funcionalidades que mais idealiza como fulcrais da sua nova casa. Fundamentalmente, as divisões dos espaços, as áreas que ocuparão – decida em conjunto, como quer a sua casa. Evite arrependimentos tardios que num par de anos, poderão levar à demolição de paredes ou até mesmo a reapreciação de todo o projecto.

Detalhes, detalhes, detalhes.

Criar um ambiente arquitectónico luxuoso, é dar importância ao detalhe e à singularidade. São estes que vão definir o carácter da sua casa. Desde a iluminação criativa, pessoal e adequada, basilar na sua aplicação, ao conforto requintado de um belo sofá suspenso numa varanda, todos têm um papel na definição de luxo em sua casa.

Use materiais de alta qualidade

Cozinhas modernas por homify
homify

Refurbished kitchen

homify

Não se rogue e mantenha-se fiel à qualidade dos materiais. Afinal, procura ou pretende construir uma casa de luxo de raiz. É óbvio que os materiais são importantes. E por norma, são utilizados naturais pedra, madeiras nobres ou mármores que transmitem uma sensação de força e graça eterna. Nesta luxuosa cozinha, reestruturada de raiz, a parede com reforço de pedra, consegue dar o necessário avigoro na impressão da sua perdura no tempo, como espaço funcional, sem perder o tom moderno e minimalista.

Espaços com estilo e carácter

Claro que é ao gosto de cada um, mas, por norma, deverá escolher móveis com acabamentos interessantes e que contribuam para o carácter global da casa. Não se prenda ao estilo corrente e opte por madeiras originais tais como o Anigre, Bubinga ou Acajou. Na escolha da pedra para efeitos decorativos, pode optar por misturar ónix com variedades de mármore mais luxuosas, como o mármore travertino. Basta olhar para esta poderosa mesa de jantar neste luxuoso material, para perceber a imponência que o resto da casa certamente transmitirá.

Durabilidade sem perder charme

A durabilidade dos materiais utilizados é muito importante. Regra geral, os materiais mais bonitos – sempre mais caros – são também os mais duráveis e carecem de uma manutenção atenta, para lhe reavivar o charme e a elegância que lhes conferiu a preferência aquando a sua escolha de materiais. Veja bem esta escadaria – parece que vai aqui ficar para sempre!

Tire partido do seu conhecimento na matéria

Apartamento Lumiar_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Lumiar_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Não se esqueça de por em prática tudo que aprendeu sobre decoração e tente aplicar isso na sua nova casa. Procure fontes de inspiração sobre os estilos que mais gosta no âmbito dos ambientes luxuosos. Lembre-se dos materiais que usou em projectos prévios, os que causaram dificuldades e problemas na manutenção. Elabore uma lista destes e complemente com as soluções que julgam ser as apropriadas para não voltar a repetir erros do passado.

Simples e refinado

A simplicidade é um conceito a reter. Mantenha-se em ordem e evite a aglutinação de elementos decorativos e o excesso de cores. Esta cozinha prima, como referido pelo arquitecto, pela iluminação e clareza dos tons utilizados. A funcionaldiade do espaço está assim de braço dado com a limpa e luxuosa aparencia.

Consistência

O luxo também deverá ser transmitido com consistência através do design em toda a casa, nos interiores e exteriores. Mantenha-se fiel aos elementos arquitectónicos que caracterizam o estilo. A harmonia entre elementos arquitectónicos e as decorações deverá ter um equilibro brando, sob pena de crucificar totalmente o carácter da sua casa. O Atelier D’Arquitectura J.A. Lopes da Costa conseguiu isso mesmo, nesta perfeita aplicação de linhas rectas, simples e em conluio com o espaço que rodeia a habitação.

O melhor do luxo para si

Casas modernas por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

O conceito de um design de luxo pode ser transitório, moderno, contemporâneo, tradicional,  casual ou ecléctico. O importante é que este seja implementado com qualidade, seja nas escolhas ponderadas dos materiais a utilizar ou nos detalhes que farão da sua casa ímpar e comodamente pessoal.

Concorda com estes 10 mandamentos para uma casa de luxo? Está aberta a discussão!

Sonha um dia ter uma casa destas? Parecida com qual?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!