10 escadas originais para a sua casa!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Actualmente, as escadas são um elemento da casa a que cada vez mais é dada importância pelos designers e arquitectos. Deixou de ser apenas um conjunto de degraus chatos que ocupam muito espaço, para ser um autêntico desafio onde depositam criatividade para as tornar mais funcionais e, ao mesmo tempo, esteticamente agradáveis e modernas. Desde escadas transparente, passando pela iluminação, até às mais clássicas, chegando às mais arrojadas. São as escadas que nos dão acesso a outras divisões importantes da casa e, sendo um sítio de passagem constante, deve ter-se preocupação ao projectá-las. Além disso, deixaram de ser apenas funcionais para se tornarem um elemento de decoração, enquadrado da decoração da casa. É essa exploração que tem sido feita pelos profissionais de que vos vamos falar hoje, expondo 10 projectos de escadas originais!

Em caracol

Corredor, hall e escadas  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

Spiral Staircase with Oak Treads and Risers

Railing London Ltd

As famosas e tão debatidas escadas em caracol. Uns não gostam nada, outros adoram! Na homify achamos que esta solução resultou perfeitamente. O facto das escadas serem revestidas do mesmo material do chão, com a protecção em vidro transparente e serem em caracol enquadra-as no resto da decoração e transmite modernidade. Para além disso, não ocupam tanto espaço da divisão – esta que engloba cozinha, sala de estar e sala de jantar.

Modernas

Seria impossível não falar deste projecto inovador dos arquitectos Buratti e Battiston. Estas escadas gritam modernidade. Não só pela arrojada iluminação vermelha, que é evidenciada com os reflexos na parede de vidro, como pela sua estrutura, constituída por “prateleiras” de madeira.

Tradicionais

Chalé das Três Esquinas: Corredores e halls de entrada  por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Agora falando do tradicional. Estas escadas tornam possível a circulação entre os três andares de um edifício português no centro histórico de Braga. Durante o projecto de remodelação do edifício, decidiu manter-se estas escadas, apenas pintando-as de branco, o que lhes dá um toque mais clean e moderno.

Iluminadas

No seguimento das escadas anteriores, estas são mais um exemplo de escadas iluminadas, mas mais subtilmente. A iluminação lateral dá-lhes imensa personalidade!

Simples

Estas escadas assemelham-se àquelas com a iluminação vermelha – com a diferença de que não existe protecção em vidro, nem iluminação artificial – visto parecerem apenas “prateleiras” de madeira. Estas têm um simples corrimão de apoio. Desta forma, as escadas tornam-se muito menos pesadas na decoração. São simples, funcionais e modernas!

Três em um

Estas são as escadas três-em-um! Para além de darem acesso ao 2º andar, são também um autêntico armário cheio de arrumação e nelas está apoiada uma mesa! A solução perfeita, criada pelo atelier de arquitectos GUCKES UND KOLLEGEN, para uma casa mais pequena, cujo espaço tem de ser aproveitado ao máximo.

Panorâmicas

Estas escadas, apesar de não parecer, são exatamente as da fotografia anterior. Para além de serem três-em-um, têm como ponto forte a iluminação natural e a vista panorâmica das janelas de vidro posicionada em cima delas. É, sem dúvida, um projecto fantástico e com um conjunto de ideias que tornam estas escadas muito desejadas.

Transparentes

Este tipo de escadas é fantástico para quem quer que as escadas passem despercebidas, que não pensem na decoração da casa mas que, por outro lado, quer que sejam modernas. Através das luzes artificiais, as sombras projectadas criam um efeito muito criativo e interessante!

Protecção em vidro

Neste exemplo, um projecto do atelier 4D Arquitectura, não são as escadas que são de vidro, mas sim a protecção lateral. Este tipo de protecção faz com que não haja sombras projectadas, ou seja, deixa transparecer toda a luz natural e artificial. Nesta casa, em que existem muitas janelas, logo muita luz natural, resulta muito bem este tipo de escadas.

Escadote

Solução simples e eficaz para quem vive num estúdio: substituir as escadas por um escadote. Por questões de segurança, deve estar preso à parede à qual está encostado. Este não podia estar mais enquadrado nos tons do resto da decoração.

Excêntricas

Semelhantes às escadas anteriores mas com uma grande diferença: em vez de simples, são muito excêntricas e arrojadas! Não seria qualquer um que teria estas escadas em casa. Para além do material invulgar de que são feitas, a protecção esburacada torna-as uma obra de arte! O facto de serem esburacadas, deixando transparecer a luz, contrasta com o tom escuro dos degraus.

Qual é o tipo de escadas de que gosta mais? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!