homify 360º – Nova vida em habitação do séc. XV

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje trazemos-lhe um fantástico projecto de restauração de uma habitação tipicamente rústica situada na ilha de Guernsey. Guernsey é uma ilha pitoresca situada no Canal da Mancha, sendo este um local que, embora seja abrangido pela dependência da Coroa Britânica, não faz parte do Reino Unido. Muitas das casas situadas nesta ilha histórica têm centenas de anos de existência, como tal, a maior parte das construções são em pedra, sendo estas, por isso, bastante resistentes face ao factor tempo. 

A habitação que lhe vamos mostrar hoje, ''The Elms'', consistia em duas pequenas casas separadas. Uma delas estava em completa ruína, e a outra estava à espera de receber condições para poder ser habitada. Os arquitectos acreditam que no passado estas duas casas teriam sido uma típica habitação única datada do século XV. A partir daí, os arquitectos responsáveis por este projecto, CCD Architects, decidiram trazer nova vida a estas duas pequenas casas, remodelando-as e restituindo-lhes a sua formação original de habitação única. 

O resultado foi uma reabilitação única, com um design final, moderno e sensível, preservando a memória de uma habitação com mais de 600 anos de existência. Ficou curioso?

Fachada principal

Casas rústicas por CCD Architects

Nesta imagem podemos observar o resultado do que foi uma extensa operação de conservação e reabilitação desta habitação. Um projecto de reabilitação requer sempre um planeamento rigoroso e uma execução sensível e com muita atenção nos detalhes. Antes de iniciar o processo de remodelação a fundo, foi necessário proceder a uma estabilização da estrutura original, de modo a assegurar uma maior força estrutural à habitação. Depois, foi necessário remover todas as plantas que já estavam a crescer na ruína, e isolar todas as pedras de modo a impedir infiltrações futuras; na parte do edifício que estava em ruína, teve de ser colocado um novo telhado, uma vez que esta, já não possuía qualquer tipo de cobertura. Depois deste trabalhoso processo, o foco principal seria então o uso e a distribuição espacial do edifício no seu interior.

Fachada tardoz

Casas rústicas por CCD Architects

É importante ter em conta que um projecto de reabilitação pode ser bastante complexo e o facto de saltar etapas de conservação poderá trazer vários problemas no futuro, por isso é fundamental adquirir que antes de começar o processo de 'embelezamento' é essencial garantir que o esqueleto da construção está em condições para receber uma nova vida! A parte do edifício que antes se encontrava em ruína acabou por ser uma extensão onde se localiza agora uma sala de estar e um quarto suite.

Rusticamente divino

Salas de estar rústicas por CCD Architects

É no interior que encontramos a calma proporcionada pelo estilo rústico. As paredes internas, alternam entre a pedra característica e a cor branca, sinónimo de paz e serenidade, mantendo assim o look charmoso e característico que só uma época remota consegue transmitir. A transição de uma materialidade para outra, pretende reconhecer e distinguir, sem receios, o novo do velho. O resultado é um casamento perfeito entre duas épocas distintas.

A mobília clássica balança entre as tonalidades da pedra e do branco, contrastando também com o novo pavimento de soalho de madeira, um material natural que propicia momentos acolhedores e uma textura única. A lareira também foi reconstruída, e no seu lugar existe agora uma salamandra que aquece toda a casa e mantém o estilo rústico.

O esquema de cores geral, envolve-nos numa aura que nos relembra constantemente a presença histórica deste edifício, cheio de charme e histórias para contar.

Entre o antigo e o moderno

Salas de estar rústicas por CCD Architects

Nesta perspectiva torna-se ainda mais perceptível a clara distinção entre a beleza etérea do antigo, e a vitalidade do novo. A altura proporcionada pelo novo telhado permite a criação de um duplo pé-direito que alberga, no piso superior, um quarto. O novo telhado mantém uma linguagem tradicional no entanto, torna-se extremamente moderna no seu design e materialidade. Antigamente este era o local da ruína, imagine a nova configuração num lugar que à partida não parecia ter muito a oferecer. 

A escadaria que faz o acesso ao quarto suite, foi concebida com a mesma materialidade do pavimento, conferindo assim, uma unanimidade geral ao lugar e contrastando com as fortes paredes maciças de pedra.

Pequenos detalhes

Casas rústicas por CCD Architects

Voltamos à fachada principal, mas desta vez para lhe mostrar como as portas e as caixilharias das janelas, se complementam, modernizando toda a fachada, ainda que de uma forma extremamente subtil. Por fim, esta habitação manteve o aspecto e a tradição de um carisma secular, que atravessou gerações e estilos arquitectónicos, e é precisamente aí que reside o seu valor. Todo o processo de restauração, foi não mais do que, uma forma de conservar e impedir que esta pérola arquitectónica caísse no esquecimento da ruína. 

Ficou com vontade de ver outro projecto de reabilitação? Veja aqui outro sensacional projecto de uma reabilitação de uma casa de campo catalã!

O que achou desta magnífica habitação do século XV?

Que achou do nosso artigo 360º? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!