Casa em Leça da Palmeira: Quartos ecléticos por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

O estilo boémio dos festivais de Verão aplicado na decoração!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

3, 2, 1… pode parar de contar os dias! Os festivais de Verão chegaram e já pode ver os seus artistas preferidos em palco. Música, calor, amigos, férias, bom ambiente… que mais se pode pedir? 

Para além da atmosfera alegre e jovial, há uma vertente que tem vindo a ganhar cada vez mais expressão nos últimos anos: a do estilo festivaleiro. Nós sabemos que o que realmente importa é a música, mas quem resiste a espreitar as galerias das revistas com os melhores ’looks’ ou a ir beber inspiração até ao Instagram? Hmmm, pois. Bem nos parecia. Deixe lá, também somos culpados. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, temos o Coachella que provoca uma enchente de fotografias nas redes sociais. Entre essas fotografias, vemos coroas de flores, roupas em croché, rendas, franjas, bijuteria artesanal, chapéus e botas à cowboy, padrões apelativos e muita camurça! O estilo boémio é o mais escolhido para estes dias despojados de convívio e boa música. 

Mas, e o que tem a homify a ver com isso? Tem tudo, pois. Decidimos inspirar-nos no estilo boémio e fazer uma selecção dos melhores projectos nesse registo deixados aqui na nossa plataforma por profissionais oriundos de todo o mundo. Coco Chanel dizia que a Moda está em todo o lado. No céu, nas ruas, nas ideias. Nós concordamos, por isso, olhe, aqui vai disto! Ah… e bons festivais! 

MAXIMIZE a sua visibilidade
Veja os seus projetos publicados na revista homify
Experimentar agora!

E por falar em Verão, vamos até ao Algarve!

O estilo boémio está cada vez mais na moda em termos de decoração e traduz-se em espaços alegres que exsudam vida e cultura numa atmosfera despreocupada, luminosa e relaxada. Em termos de cor, preponderam os tons terra e quentes ora nos móveis principais, ora nos objectos de decoração. Nesta sala de estar, de uma casa em Vilamoura, destacam-se os sofás vermelho cereja que acomodam uma série de almofadas com diferentes padrões e texturas. De realçar a forma como foram decorados os nichos que incluem objectos artesanais alternados com livros. Repare, ainda, no banco tosco que se colocou sob a área da televisão – que surge suspensa – e no tronco colocado sobre a superfície plana da parede. É tão simples quanto isto. Os metais, como o cobre, são também muito usados neste tipo de decoração. Exemplo disso é o vaso que vemos sobre a mesa de apoio ao sofá. 

Estilo boémio no quarto

No estilo boémio, as texturas importam. Neste quarto, evidenciamos a cabeceira da cama feita com serapilheira cuja textura áspera contrasta com a subtileza das cortinas semi-transparentes do dossel. Chamamos ainda a sua atenção para o móvel de madeira em frente à cama que tem um ar gasto – gasto e não estragado ou velho! – proporcionado por uma pintura em decapado. O pufe em crochet, perto da janela, é também um elemento muito utilizado nas decorações deste estilo. Se tiver jeito para crochet, pode comprar um pufe básico e revesti-lo ao seu gosto! 

Sala luminosa aberta para a natureza

Um fluxo generoso de luz natural e o diálogo com a natureza são uma constante em espaços de estilo boémio. A decoração, normalmente, leva-nos numa volta pelo mundo e conta a história das pessoas que habitam o espaço. Caixas, vasos, lanternas, jarras, louças, pequenas esculturas e até móveis… estes são alguns dos objectos que se podem encontrar nestes ambientes. Isto não significa, porém, que vale tudo. As peças devem, efectivamente, contar uma história e ter interesse decorativo. 

Tapeçarias

As tapeçarias de cores ricas, tecidos luxuosos e imagens apelativas aparecem amiúde nestes espaços. Pode usá-las para decorar uma parede ou para, como na imagem, criar uma interessante e original cabeceira de cama. Quando partir em viagem, designadamente para países árabes, procure estas peças em mercados – os famosos souks – e em lojas de tapetes. Também pode procurar em feiras de artesanato dentro do nosso país. 

Dolce fare niente

E se este é o estilo da descontracção por excelência, nada melhor do que aplicá-lo no seu jardim ou terraço. Os jardins e terraços boémios têm sempre cor e transmitem uma energia positiva. Crie o seu pequeno oásis com camas de rede, muitas almofadas, tendas, baloiços, velas, lanternas e materiais naturais, como a madeira. O menta é uma boa cor para a decoração e para as paredes, pela sua frescura e leveza. Não se esqueça da iluminação artificial para poder usufruir deste lounge mesmo ao cair da noite. 

Tapetes em pele sintética

Na introdução, dissemos-lhe que, nos festivais, se vêem muitas peças em pele, designadamente em camurça. Os coletes, os casacos, as bolsas com franjas e as sandálias estilo gladiador estão entre essas peças. Essa inspiração pode traduzir-se em casa por via de um tapete em pele sintética – amiga do ambiente e muito mais barata – tal como o que se vê na imagem. Esta fantástica sala mistura características rústicas com modernas numa harmonia irrepreensível. 

Macramé

Ao estilo boémio, está inerente uma certa espiritualidade e nada traduz isso melhor do que um caça-sonhos feito em macramé, como o da imagem. Pode colocá-los por detrás da cama, na parede sobre o sofá, no quarto dos seus filhos com cores mais alegres ou no seu espaço de trabalho. Seria igualmente interessante criar um mural com caça-sonhos de diferentes tamanhos e feitios ou apostar em suportes para plantas feitos em macramé.

Criatividade!

Terminamos em grande com um apartamento um bocadinho boémio, um bocadinho urbano. Acima de tudo, o projecto revela a criatividade dos profissionais em relação ao uso da cor. Este ambiente é visualmente rico e apresenta soluções dinâmicas e joviais. Como vê, pode perfeitamente incorporar peças boémias em espaços modernos sem que haja um choque entre estes dois mundos. Adoramos o toque que as duas banquetas dão a esta sala com o seu padrão e cores saturadas. 

- Se gostou destas imagens, então veja mais propostas dos decoradores inscritos na homify.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

O que achou destas propostas? Identifica-se com este estilo de decoração?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!