10 ideias para mesas-de-cabeceira!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

De todas as divisões da casa, o quarto é aquela a que queremos sempre dar muita personalidade por ser a nossa divisão da casa, só nossa. A peça de mobiliário que, geralmente, mais espaço ocupa é a cama. E a acompanhar esta peça que é o centro do conforto da nossa casa vem a mesa de cabeceira. Uma pequena mesinha – que não tem sempre de ser uma mesa – que serve para nos auxiliar. Seja para pôr um livro, um candeeiro, um despertador, um rádio, uma revista, um copo de água – dá sempre jeito ter uma. As primeiras mesas-de-cabeceira eram peças de mobiliário com uma pequena porta onde se guardava o penico. No entanto, ao longo do anos, têm surgido as mais diversas e originais mesas de cabeceira. Hoje a homify mostra-vos 10 exemplos de mesas-de-cabeceira fantásticas, funcionais e algumas muito fora do vulgar! Vai ficar com vontade de repensar a organização deste pequeno apoio do seu quarto!

Estilo prateleira

Quartos industriais por Slade Architecture
Slade Architecture

Greene Street Loft

Slade Architecture

Esta mesa-de-cabeceira está integrada na parede. É apenas uma prateleira no meio de tantas que formam uma composição. É uma alternativa original para quem quer que a mesa-de-cabeceira passe mais despercebida. As prateleiras encaixam em ranhuras na madeira e, desta forma, podem colocar-se na ranhura que se desejar, na altura pretendida. Neste caso existem duas prateleiras de cada lado, ao nível da cama, ou seja, como se houvesse duas mesas-de-cabeceira.

Natureza no quarto

NiceWay Cascais Beach Hostel: Hotéis  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

NiceWay Cascais Beach Hostel

MUDA Home Design

Os dois primeiros exemplos de mesas-de-cabeceira que vos mostramos não podiam ser mais fáceis de fazer ou arranjar e de se enquadrarem perfeitamente na decoração! Este primeiro é um pedaço de um tronco grosso que, depois de lixado e envernizado, torna-se uma mesa-de-cabeceira perfeita. O tronco deve ser cortado consoante a altura da cama. O tom da madeira do tronco tem tudo a ver com o resto da decoração, nomeadamente com as camas!

Banco de madeira

No seguimento da sugestão anterior, esta mesa-de-cabeceira é apenas um banco de madeira simples e tão fácil de arranjar! Não deve ser um banco nem muito alto nem muito baixo, para que se adeque à altura da cama. Obviamente, o exemplo da imagem é uma mesa-de-cabeceira para uma pessoa que não faça questão de colocar muita coisa na mesa-de-cabeceira. Não seria possível colocar, por exemplo, um candeeiro, o que não é um problema, visto que o candeeiro surge pendurado no tecto exatamente por cima do banco. Além disso, o toque especial deste banquinho está sempre presente!

Simples e eficaz

No Rivera Apartment, a alternativa arranjada pela Home Staging Factory foi muito eficaz! Uma mesa-de-cabeceira que é nada mais nada menos que… uma mesa. Trata-se de uma mesa desdobrável, pelo que se pode tirar do local sempre que necessário. A madeira pintada de branco enquadra-se perfeitamente no resto da decoração. É uma mesa com uma base bastante grande pelo que se torna um grande apoio, onde se pode colocar o essencial, bem como elementos decorativos, como vemos na fotografia. Não tão aconselhável é colocar o candeeiro, visto ser uma mesa com um conceito móvel. Pelo que o candeeiro foi colocado na própria cama. Fácil, simples, económico e, acima de tudo, eficaz!

Para um viajante

Uma mesa-de-cabeceira pode surgir também a partir de um objecto que não é um objecto de apoio, como um baú ou uma mala de viagem (quanto mais vintage, mais engraçado fica!). No caso de serem um pouco baixos, basta sobrepor uns e fica com a altura desejada! A grande vantagem é que tanto as malas de viagem como os baús servem também de contentores para a arrumação. Dois em um!

Mesa-de-cabeceira móvel

Quarto  por MARIANGEL COGHLAN

Outra forma muito fácil de ter uma mesa-de-cabeceira mais fácil de se mover é ter uma mesa-de-cabeceira com rodas! Tal como a da fotografia, cujo tom combina com a cama e o resto da decoração. As duas gavetas são também um óptimo auxílio, principalmente para quem não gosta de ter muitas coisas à vista.

Mesa-tabuleiro

Quem é que não gosta de tomar o pequeno-almoço na cama? E se a nossa mesa-de-cabeceira já tivesse uma espécie de tabuleiro incorporado? Pois bem, essa foi a ideia da Crown French Furniture. Para além das gavetas, que dão sempre jeito, esta mesa-de-cabeceira tem também incorporada uma gaveta-tabuleiro para colocar o pequeno-almoço, ou umas pipocas enquanto se vê um filme à noite ou até mesmo o computador.

Para haver espaço

Esta é a solução ideal, projectada pelo atelier de arquitectos Near New Architecture, para quem não tem espaço nos lados da cama para colocar uma mesa-de-cabeceira. Tal como a solução apresentada anteriormente, mas por cima da cama e a própria “ranhura” é a mesa-de-cabeceira. Ou seja, a mesa-de-cabeceira é um “buraco” na parede. Que solução tão simples e eficaz! Desta forma a mesa-de-cabeceira pode não ter apenas o essencial, mas pode também ter objectos decorativos, visto que o espaço o permite.

Uma só não chega

Se é daquelas pessoas que não se contenta com pouco, esta mesa-de-cabeceira é para si! E porque uma não basta para pôr tudo o que muitas vezes necessitamos ao acordar e ao deitar, nada melhor do que ter não apenas uma mesa-de-cabeceira mas duas! Estas nas fotografias fazem lembrar o banco de madeira referido inicialmente mas mais modernas.

Mesa-de-cabeceira espelhada

Double bedroom - detail: Quarto  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Double bedroom – detail

Home Staging Factory

Por último, apresentamos aquela que é a solução mais moderna! Uma mesa-de-cabeceira espelhada. Ao reflectir o chão e o resto do quarto, torna-se mais “transparente” mas o seu impacto visual permanece. Conjugada com um candeeiro em que o prateado também está presente e os tons azuis das almofadas e colcha.

Qual é a mesa-de-cabeceira ideal para si? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!