5 elementos chave para uma casa rústica

Neuza Mariano Neuza Mariano
Loading admin actions …

Desde que nos conhecemos como individualidades, nutrimos uma especial e por vezes indefinida atracão por espaços rústicos e romantizados. Naturalmente, esta espelha-se muitas vezes nos nossos gostos pessoais e revela-se por vias decorativas no espaço a que calorosamente chamamos lar. Com a actual tendência de viver mais o seu espaço, aliada a uma ideologia de reutilização de materiais ou da recuperação de artigos decorativos antigos, é inevitável reconhecer o cenário de ambiente rústico e natural que afinal nos é tão familiar. Há qualquer coisa de terreno na utilização de materiais naturais, sejam pelas cores, texturas e cheiros que nos proporcionam momentos de relaxamento e plenitude com o espaço que nos rodeia e onde, em breve análise, passamos afinal grande parte das nossas vidas.


As casas rústicas pode ser mobiladas com móveis mais contemporâneos e uma decoração mais arrojada, dando espaço para a apreciação de um estilo híbrido rústico moderno. Independentemente do seu gosto e da sua preferência, estes são os cinco elementos que, quando respeitados, irão ajudar a que a dar à sua casa o toque tão natural que procura.

Madeira nunca é demais

Sem dúvida, o principal elemento. Mote comum a todos os ambientes rústicos. No extremo, uma casa totalmente em madeira, pode ser idealizada; é nos dias de hoje bastante comum. Dependendo do tipo de madeira escolhido, além do seu apelativo mas sempre gracioso impacto visual, a madeira possui outras vertentes a considerar que poderão levar a uma aplicação tanto ou mais nos termos estruturais da casa como apenas para temas decorativos.

A madeira actua como isolante natural e é muito eficaz no isolamento de frio e do calor. Para completar as suas excelentes propriedades térmicas, é também um exímio absorvedor de ondas de choque e ruído, reiterando o conforto, descrição e comodidade que este tipo de casas tem para oferecer. Escolha o seu tipo de madeira – cedro, pinho, cerejeira, plátano ou até mesmo teca – e deixe-se levar pela sua imaginação.

Deixe a natureza entrar

Projecto interiores e ambiente para Sala na casa rústica - Rustic house living room project and mood: Salas de estar rústicas por PreConceito
PreConceito

Projecto interiores e ambiente para Sala na casa rústica – Rustic house living room project and mood

PreConceito

A natureza é a principal inspiração. Um toque de flora em toda a casa irão complementar a vontade de rustificar o seu espaço. Aqui a preocupação reside no tipo de vaso que se utiliza, bem como a sua forma e cor, pois facilmente se envereda por um caminho que poderá resultar no impacto visual negativo quando se propõe a misturar estilos decorativos. Vasos terracota com motivos mais contemporâneos são uma boa escolha. Muito importante também são as pedras naturais – as formas rudes mas tão elegantemente criadas pelos elementos naturais, deverão fazer parte do cenário rústico que se pretende criar.

Cozinhas rústicas por Russwood - Flooring - Cladding - Decking
Russwood – Flooring – Cladding – Decking

17th Century Double Smoked – Ebony flooring from Russwood

Russwood - Flooring - Cladding - Decking

Os tecidos deverão ser de origem tão natural quanto possível e respeitando sempre a tendência na utilização de fibras naturais com pouco ou nenhum tratamento industrial. Experimente visitar a gaveta dos linhos e dos tecidos mais antigos de sua casa. Talvez dessa incursão consiga colocar a uso alguns tecidos que em conjugação com alguns elementos decorativos, poderão reavivar tempos áureos e valorizar alguma área em particular na sua casa.

Cores naturais e orgânicas

Quinta H | eco-remodelação| Madeira: Salas de jantar rústicas por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Quinta H | eco-remodelação| Madeira

Mayer & Selders Arquitectura

Para criar um ambiente rústico moderno, é essencial a moderação na escolha das cores ou na sua combinação. Muito embora o estilo rústico elementar seja muitas vezes composto por cores bem definidas e quentes, a tendência para o rústico moderno são cores mais neutras e claras, para quando se trata de um espaço já dominado por paredes de outra natureza que não pedra ou madeira.

A rusticidade aqui poderá ser obtida a partido mobiliário utilizado, artigos de comodidade ou decoração. A iluminação natural é fundamental dado que estas cores naturais irão dar amplitude a um espaço mais exíguo e plenitude visual a um espaço mais amplo, mesmo com mobiliário ou decoração rústica mais pesada na sua expressão.

Iluminaçao artificial a condizer

É impressionante o que uma pequena alteração à iluminação, seja nos termos decorativos, sejam pela temperatura da cor, conseguem fazer para dar um carácter rústico a um determinado espaço. Os tipos de candeeiro são importantes mas não tanto como a temperatura da cor! Por vezes, o arranjo da área da casa com os mesmos elementos decorativos, podem até levar a uma total reinterpretação do estilo decorativo desse espaço, com a ajuda de uma iluminação com o espectro de cor mais avermelhado.

Zona de refeições: Salas de jantar rústicas por Traço Magenta - Design de Interiores

As lâmpadas de halogéneo de cor quente são uma boa opção. Se quer manter o estilo e valorizar ainda mais a eficiência energética da sua casa então opte por lâmpadas LED. Nos dias que correm, já são uma boa alternativa, com uma relação preço-custo imbatível. O importante para se manter nesse espectro de luz, é adquirir lâmpadas com temperaturas de cor entre 3000K e 3300K. Valores acima destes o espectro de luz começa a clarear e poderá não ser tão acolhedor em ambientes nocturnos.

A lareira é fundamental

Salas de estar rústicas por CCD Architects

No caso em que a lareira seja uma impossibilidade por motivos estruturais, poderá sempre optar por adquirir uma salamandra. Existem uma miríade de estilos decorativos – dos mais tradicionais às formas mais contemporâneas.

Cozinhas rústicas por André Rösch Architekt
André Rösch Architekt

Küche im Erdgeschoss

André Rösch Architekt

Embora o estilo de uma casa rústica possa ter variações na sua estrutura – casas de praia, casas de campo ou apartamentos – existe um conceito generalizado de que o ambiente rústico implica o que para muitos é considerado o elemento central de um ambiente desta natureza – a lareira. O fogo é um eterno pilar da nossa civilização e desde que o controlamos que nos vem a acompanhar. Em toda a história foi presença obrigatória e até símbolo de um conforto e valor familiar, onde todas se reúnem para celebrar a vida. O calor que emana, o som do sobro a queimar, o aroma torrado no ar – todos estes involuntariamente nos remetem para os nossos antepassados, que procuravam a segurança e o conforto que este elemento nos proporcionava.

Mãos à obra

Cada um destes elementos tem as suas possíveis interpretações, e, claro está, gostos são o que são e cada um é seu dono. Arquitectos mais arrojadas experienciam harmonizar a natureza com o espaço onde vivemos e surpreendentemente ou não, vamos encontrando novas variações da nossa emoção de conforto e comodidade. Talvez seja o bule antigo, a renda ultrapassada ou até mesmo o chão em madeira que nos remete para este estado de espírito cheio de coisas boas. O que realmente interessa é que fiquemos concretizados com as nossas ideias rústicas. 

Já tem a sua?

Que achou dos nossos exemplos de hoje?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!