Apartamento contemporâneo com forte presença do passado

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Habitações remodeladas e espaços restaurados são a mais ultima tendência. Óbvio que apartamentos ou vivendas novas em folha e totalmente modernas e minimalistas continuam a fazer parte dos desejos de qualquer um, mas habitações com detalhes e toques do passado estão cada vez mais na moda. Dá-se agora mais valor a pormenores e a detalhes que até a algum tempo atrás nos passavam ao lado.Uma casa a cair e completamente derrubada pelo passar dos anos, é agora olhada com outros olhos e por norma alguns pormenores construtivos nos levam a adivinhar datas e estilos. A fachada e os interiores são remodelados mas um novo conforto é conseguido. A preocupação baseia-se sempre em interiores correspondentes às necessidades da sociedade actual e à presença histórica do passado.

vintage e as peças em 2ª mão nunca estiveram tão na moda! Venha conhecer e perceber ao que nos referimos!

Apartamento em Lisboa

Apartamento em Lisboa : Salas de estar clássicas por Archimais
Archimais

Apartamento em Lisboa

Archimais

ARCHI+ é uma equipa portuguesa multidisciplinar direccionada para a área de arquitectura e interiores. fazem diversos tipos de projectos, desde projectos chave na mão, a remodelações e ainda a consultoria de na área de Feng Shui. Resumindo, apresentam os seus serviços especializados e adaptam-los às ambições e necessidades de cada cliente.

Vamos então deambular por este apartamento não mobilado localizado na capital. 

Esta divisão cheia de luz provavelmente corresponderá à sala de estar e já aqui são perceptíveis algumas marcas do passado: as janelas apesar de duplas e de boa qualidade, são a cópia do desenho das antigas; as portadas em madeira com molduras são uma característica típica de prédios antigo, já que persianas não eram comuns; o pavimento em soalho de madeira clara é o original e apenas sofreu um tratamento de polimento e envernizamento (as ripas eram maciças e continham um comprimento e uma espessura bem generosa); pé direito duplo; paredes com molduras desenhadas.

Amplitude dos interiores

Apartamento em Lisboa : Salas de estar clássicas por Archimais
Archimais

Apartamento em Lisboa

Archimais

Para melhorar e colocar literalmente este apartamento funcional e actualizado a nível de necessidades, uma das soluções encontrava foi a demolição de algumas paredes, ganhando com isto mais espaço e divisões maiores.

Assim, a amplitude foi notada em grande escala e valorizou-se mais a passagem livre entre zonas e o poder da luz natural a vaguear pelo interior. Percebe-se isto devido à diferente direcção do soalho no pavimento.

Por cima das portas de madeira, uma moldura enquadra um vidro. Este deixa passar a luz de divisão para divisão e ainda nos faz notar mais um detalhe exclusivo do passado.

Os corredores

Apartamento em Lisboa : Corredores e halls de entrada  por Archimais
Archimais

Apartamento em Lisboa

Archimais

Os corredores são simples, compridos e estreitos e apenas verificamos uma aquisição bem moderna no espaço: as calhas de luz no tecto. Com toda a certeza o espaço era escuro e continha um candeeiro a meio do comprimento, assim sendo, a ARCHI+ optou por modernizar o espaço com este incrível contraste.

Nas sancas do tecto foram inseridas luzes ficando assim, todo o espaço extra iluminado.

Cozinha especial

Apartamento em Lisboa : Cozinhas clássicas por Archimais
Archimais

Apartamento em Lisboa

Archimais

Na cozinha é onde mais pormenores e detalhes do passado e do presente se misturam numa agradável harmonia. O piso foi deixado o original e as cores não podiam ser mais neutras e ao mesmo tempo tão modernas. A zona da grande chaminé, onde o fogão se localizava, é agora uma zona moderna onde armários e electrodomésticos encaixam entre a estrutura em betão, fazendo lembrar o passado e o que outrora já foi naquele local.

Para economizar o máximo de espaço interior, uma porta de correr foi a opção para fechar o espaço sem ocupar demasiado espaço.

Apartamento em Lisboa : Cozinhas clássicas por Archimais
Archimais

Apartamento em Lisboa

Archimais

A zona de armários e de electrodomésticos na cozinha forma um L. Ao longo destas duas paredes tentou-se a todo o custo economizar o espaço e aproveitar a altura total do pé direito. Repare como as portas vão até ao tecto e como nessa zona elas são em vidro, ajudando a não esquecer o que foi lá guardado, já que não irá usar diariamente

Também é fã destas presenças do passado no presente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!