Uma vez mais pisamos o fino terreno dos sonhos. Percorremos uma casa como uma galeria de arte, explorando cada detalhe, sonhando com algo parecido, mesmo que isso fique bem longe da nossa realidade. E depois, quem sabe? Há o euromilhões, o milhão e a lotaria… Talvez a senhora sorte nos sorria e possamos mandar construir uma casa assim!
A moradia que agora lhe vamos apresentar é da autoria do gabinete TAMMARO ARQUITETURA E ENGENHARIA, de São Paulo, no Brasil, e é especial em cada detalhe, desde a arquitetura até ao estilo de decoração. É uma casa absolutamente moderna, com um toque vanguardista, num misto de luxo e ostentação com genuína preocupação ambiental. Um projeto absolutamente incrível que não vai querer perder!
O estilo arquitetónico é absolutamente moderno, marcado pelo estilo de Corbusier. Fachadas de vidro, pilares de sustentação, espaços interiores abertos, solo libertado, jardim no telhado… Os cinco princípios da arquitetura moderna bem patentes em cada um dos ângulos desta construção!
Tal como preconiza a escola da moderna arquitetura, esta casa apresenta uma grande preocupação ambiental por parte de proprietários e arquitetos, mas vai muito mais longe do que esses princípios recomendam: – o solo foi libertado pelo piso da garagem e das laterais da residência, em material drenante para manter a absorção de água em mais de 70%, e o telhado é verde, mas para além disso, a casa tem aquecimento solar e como alternativa aquecimento a gás, toda a sua iluminação é feita com lâmpadas LED, e os seus pavimentos são feitos de materiais reciclados! Bonita e ecológica. E ainda só vimos um poucochinho de fora!
A entrada é simples e fresca, marcada pela presença de duas pérgulas. Uma, mais pequena muito simples e despojada, feita de vigas de betão verticais e horizontais pintadas de branco como a casa toda, conduz à porta de entrada. A outra, coberta de canas de bambu proporciona a sombra necessária ao correto parqueamento de duas viaturas. A ladear a entrada temos vegetação verde em canteiros brancos, a exaltar o lado natural desta construção e a dar-lhe um ar mais fresco.
Damos uma volta à casa por fora e deparamo-nos com este cenário de cortar a respiração! Com o mar em pano de fundo, uma piscina magnífica oferece aos seus utilizadores as delícias de dias de lazer com conforto absoluto. A rodear a piscina destacam-se inúmeros elementos para dar esse conforto, como espreguiçadeiras, cadeiras e chapéus-de-sol, sempre em branco como a própria casa. Os apontamentos naturais de verde e as longas palmeiras transformam este cenário, dando-lhe todo o aspeto de uma foto promocional de um qualquer resort de alto luxo!
Aproximamo-nos da casa e entramos no alpendre, um espaço fabuloso, simplesmente perfeito. Oferecendo a sua sombra aos utilizadores da piscina este alpendre é muito mais do que isso, é quase uma casa exterior por si mesmo!
A área é marcada pela geometria da fachada da própria casa que se prolonga formando palas, e em cada uma se instalou um ambiente próprio. Ao fundo vemos uma área de convívio com modernos sofás negros e estofos azauis, mesclando-se na vegetação próxima, a seguir nova área com uma outra estética, de cadeirões brancos, depois uma cozinha de exterior, uma área de refeições e nova sala de estar, já na fímbria do interior da habitação. Uma casa fora da casa!
A cozinha exterior é fabulosa! Não se limita a ser uma pequena cozinha de apoio para churrascos no alpendre. Ela é uma cozinha na verdadeira acepção do termos, com tudo o que é necessário à preparação de qualquer prato. Posta a salvo das inclemências da meteorologia pelas extensas palas, esta cozinha tem um estilo minimalista, com bancadas largas em cimento e uma cor azul claro muito fresca, a combinar com a atmosfera de piscina. A mesa de refeições rápida em madeira e as suas cadeiras de vime rústicas dão ao espaço um tom muito acolhedor.
Este é um espaço exterior pensado para uma família numerosa que adora receber muitos amigos com todo o conforto. Aqui há espaço e lugar para todos!
Entramos e ficamos boquiabertos!
Lá dentro a casa é imensa, aberta num open space
que abrange os dois pisos, o que lhe dá um pé direto duplo para uma sensação espacial de ainda mais amplitude. A intensa luminosidade é a característica mais notável deste espaço… As grandes superfícies envidraçadas que dão acesso à área de exterior da piscina garantem que assim seja, mas o branco que impera e nos invade os sentidos ainda intensifica mais essa sensação!
A perspetiva anterior mostrou-nos a visão de que entra na casa pela porta principal, esta mostra-nos a de quem pela zona da piscina. Aqui os espaços são mais fechados, pautando-se por janelas mais pequenas, o que é absolutamente natural pois é a zona que dá para a fachada principal, mais exposta a olhares curiosos e a devassas da privacidade. Mas a luz clara e fresca continua a ser uma constante, penetrando tanto das paredes contrárias como, vai descobrir mais à frente, do teto!
Tal como no exterior, também no interior o estilo é descontraído, embora por vezes consiga ser muito clássico. Nesta extremidade da casa a fronteira entre o exterior e o interior é muito ténue e por vezes deixa de existir, constituindo-se apenas pelas imensas superfícies envidraçadas que se abrem na totalidade para deixar entrar a brisa marinha em pleno. Assim a sala de estar exterior tem o seu continuum natural no interior, na área que vemos aqui.
À semelhança do espaço exterior, também o imenso espaço aberto interior foi dividido em vários ambientes e área, sem haver lugar a qualquer parede.
Do exterior para o interior vai havendo um crescendo de cores, passando do azul fresco, para os alegres padrões florais e destes para as cores neutras e aconchegantes, numa progressiva intimização dos ambiente, como vamos descobrir a seguir.
A sala da televisão demonstra bem o conceito de progressivo aconchego dos espaços à medida que se penetra do interior da casa. Esta área, dentro do mesmo espaço, liga-se à anterior pela utilização do azul e pela temática marinha da tela na parede, mas é evidentemente mais recatada e acolhedora decido à predominância dos tons neutros, terrosos dos sofás. Aliás, como já deve ter reparado sofás é coisa que abunda nesta casa… Aqui há sempre um espacinho para sentar, reclinar, conviver!
Do outro lado do espaço, bemjunto à área da televisão, encontramos o bar. E como tudo nesta casa, este bar é único, com as suas portas finamente recortadas e trabalhadas em motivos geométricos, e os seus móveis cinzento-gelo complementados com acessórios azuis! Ao lado vislumbrams o início das suaves escadas que conduzem ao primeiro andar e às zonas mais privadas.
A porta de entrada da casa fica junto ao bar, e ali encontramos esta consola, perfeitamente completada por alguns acessórios decorativos, e pela tela na parede, formando um perfeito átrio de entrada para dar as boas vindas aos convidados.
Na lateral ao espaço que temos estado a ver, mas fisicamente separada deste, encontramos a sala de multimédia. Um espaço confortável, acolhedor e com uma elegância evidente, que por sinal caracteriza toda a casa. Novamente os tons neutros, com um toque de calor, a evidenciar a privacidade e o aconchego das áreas mais interiores.
A cozinha é ultra moderna, com um ar muito funcional, industrial, a fazer lembrar uma cozinha de um hotel de luxo. É caracterizada pelas superfícies lisas em cinzento claro, mate, pelos equipamentos em aço inoxidável e pelo seu grande tamanho. Afinal cozinhar para tantas pessoas como as que esta casa pode albergar necessita de muito espaço e funcionalidade total!
Os candeeiros de teto, com ventoinha incorporada, são tanto uma opção estética muito interessante, como uma necessidade habitacional, para combater o intenso calor do clima tropical.
Só nos foi dado espreitar a casa de banho social, de apoio ao exterior, mas dá perfeitamente para perceber o tema ultramoderno que presidiu às escolhas para estes espaços! Nesta casa de banho o moderno vanguardista dá o mote com uma sanita de design ovalado, um lavatório azul absolutamente extraordinário, talhado em bloco, um tapete verde a lembrar relva, e as telas abstratas na parede.
Lá e cima estão os quarto, casas de banho privativas e uma sala de estar privada, mostrando a clara aposta dos proprietários no descanso e no lazer! Todas as divisões abrem diretamente para o mezanino com visão privilegiada sobre o open space
central. A porta da sala de estar e bar cá em cima, idêntica à do bar em baixo dá uma sensação de pertença e continuidade e as guardas em vidro transparente, quase imateriais, uma amplitude inigualável.
Nesta imagem percebe o que queríamos dizer com luz a vir do teto. Esta casa tem uma grande grande área envidraçada no telhado, com uma estrutura em ângulo para escoamento de águas, que deixa a luz e o jardim superior entrarem sem grandes barreiras visuais, tornando-se parte integrante dos interiores!
Só uma espreitadela rápida à sala de televisão do primeiro andar para vermos como está bem equipada, é prática e muito bonita. Um espaço perfeito para uma rápida reunião de negócios, ou para uma tarde de chuva a jogar consola!
Da perspetiva contrária à anterior, do primeiro andar, percebemos melhor a quantidade de luz que também aqui entra pelas amplas janelas que dão acesso ao terraço exterior. Sim, que também aqui se pretendeu enfatizar o usufruto e a ligação ao exterior com o seu maravilhoso clima.
O terraço é simples, equipado apenas com sofás e uma mesa de apoio, mas é sem dúvida o lugar perfeito para desfrutar da vista, enquanto se toma um pequeno-almoço servido por uma empregada de uniforme.
E despedimo-nos desta casa tão bela e luxuosa com uma visão dos seus exteriores à noite, mostrado a sua beleza rara e enfatizando o seu caráter de sonho através do seu magnífico projeto de iluminação LED, muito ecológico!
Gosta de sonhar e de ver casas de sonho? Então veja outra no artigo ’Uma casa de luxo no cimo da encosta’.
Descubra também o mundo de ideias que temos a sua espera na nossa loja on line!