10 tipos de tapetes para a sua casa!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Aqueles que dão primazia ao conforto em casa são os maiores amantes dos tapetes. Não há sensação melhor do que poder andar descalço em casa a pisar superfícies macias e texturas acolhedoras onde até nos podemos deitar a ver televisão quase como se fosse um sofá ou uma cama. A verdade é que não são todos os tipos de revestimento que nos dão esta sensação.

Actualmente já existem tapetes e carpetes para todos os gostos e, para além deste objecto ser fonte de conforto, tornou-se também um objecto de decoração essencial. Desde os maiores, aos mais pequenos, aos mais coloridos e arrojados até aos mais simples e neutros. Esta variedade permite-nos personalizar a nossa casa e torná-la um local onde se está com mais qualidade, seja em que divisão for.

Hoje vamos mostrar-vos 10 sugestões de tapetes que poderá ter em sua casa. Qual escolheria?

Animalescos

Estoril Luxury Show Apartment: Casas modernas por Tereza Prego Design
Tereza Prego Design

Estoril Luxury Show Apartment

Tereza Prego Design

Este é talvez o tipo de tapete ideal para aqueles que gostam de arriscar! Mas o seu ar boho enquadra-se tanto numa decoração super moderna e com linhas direitas, como numa decoração mais étnica. Não é o tipo de tapete que transmite mais conforto à casa porque não é muito fofinho, nem macio. Até é, por outro lado, tão fino que se torna duro como o chão. No entanto, dá imensa personalidade à divisão!

Uma só superfície

Para aqueles que são mesmo apaixonados por tapetes, nada melhor do que um tapete gigante que cubra quase todo o chão. Não deve haver receio em colocar os móveis por cima do tapete. Devemos encará-lo como um novo revestimento, que nos trará mais conforto à casa. Na fotografia podemos ver que o tapete se enquadra perfeitamente na decoração e que a cama está por cima dele, bem como uma parte da cadeira. Desta forma, o tapete fica mais “incluído” na decoração, não estando desfasado.

Cores neutras

Sala de estar  por Baltic Design Shop
Baltic Design Shop

Couchtisch Cosmo im Retro-Look

Baltic Design Shop

As cores neutras são fantásticas quando é suposto uma peça passar mais despercebida. Tal como nesta sala, decorada pela BALTIC DESIGN SHOP, em que o tapete simples e de cor neutra, se pretende realçar as paredes de madeira e o restante mobiliário e peças de decoração. As cores neutras, por outro lado, transmitem-nos serenidade e tranquilidade, tornando a divisão mais aconchegante.

Cores fortes

Jardim  por Cacoon

Apesar da fotografia que mostramos como exemplo ser de um tapete vermelho, desenhado pela empresa Cacoon, inserido num quarto de uma criança, os tapetes coloridos adequam-se também a qualquer outra divisão da casa. Este tipo de tapete é para aqueles que querem mesmo que esta peça de decoração se faça notar.

Geométricos e padrões

Tiles desenhada por Domingos Ferreira: Parede e piso  por Two Six
Two Six

Tiles desenhada por Domingos Ferreira

Two Six

Chegamos aos tapetes geométricos ou com padrões. São ou não são espectaculares? Tal como quando se escolher um papel de parede, escolher um tapete deste tipo requer bastante cuidado. Tem de haver preocupação em conjuga-lo com as restantes peças de decoração e ter em conta que, provavelmente, será a peça que ficará mais realçada devido ao seu impacto visual.

Texturas

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Se queremos um tapete mesmo fofinho, daqueles que nos dão imensa vontade de nos deitar em cima deles, temos de escolher um tapete com uma textura tipo “pêlo” de coelho. Como se verifica na fotografia do lado esquerdo, na sala decorada por Tiago Patricio Rodrigues, estes tapetes têm imenso volume e a maior desvantagem é a sua lavagem. No entanto, de todos os tipos de tapetes são, sem sombra de dúvida, os mais confortáveis e acolhedores!

Redondos

Casa  por Otago Design
Otago Design

Otago Design's first collection

Otago Design

Os tapetes redondos são talvez dos mais difíceis de enquadrar num espaço. Por isso, acabam por ser apontamentos ou funcionam como um “auxílio” a apenas um móvel. Tal como se vê nesta fotografia em que o tapete é um complemento à poltrona. É um tipo de tapete que se enquadra muito bem em divisões pequenas, fazendo com que, muitas vezes, pareçam maiores. A empresa que desenhou o tapete da fotografia dedica-se a procurar soluções sustentáveis, utilizando técnicas antigas encontradas em comunidades mais pobres.

Para o exterior

Para além dos típicos tapetes que se colocam na entrada na casa para esfregar os sapatos e impedirmos de que o chão da casa se suje, também temos os tapetes de exterior para as varandas, jardins ou terraços. Estes tapetes coloridos, utilizados para decorar esta varanda com uma vista fantásticas, fazem-nos sentir frescos e sentir o Verão devido às suas cores! O material destes tapetes é o ideal para tapetes para espaços exteriores.

Para as escadas

Corredores e halls de entrada  por Wools of New Zealand
Wools of New Zealand

Fabulous colour Diamond

Wools of New Zealand

Falando de casas com mais de um piso e, por isso mesmo, com escadas, temos procurar uma tipologia específica de tapetes. Sendo as escadas uma zona de constante passagem, deve ter um tapete também. Tapetes para escadas devem ser muito compridos e a sua largura deve variar consoante a largura das próprias escadas. Deve ter-se em conta que, por ser uma zona de circulação, o tapete não deve ter uma cor muito clara porque, inevitavelmente, irá sujar-se e não pretendemos que se tenha de lavar todas as semanas. O tapete da fotografia adequa-se perfeitamente à decoração e adapta-se perfeitamente aos “altos e baixos” das escadas, devido à sua espessura e material.

Para a casa de banho

Casas de banho modernas por Ceramika Paradyż
Ceramika Paradyż

Kolekcja Tigua

Ceramika Paradyż

Para que haja conforto e higiene numa casa de banho é essencial haver um tapete. Deve escolher-se um tapete macio e absorvente, tendo em conta os tons do resto da decoração da casa de banho. Não queremos sair do banho e deixar poças de água e tudo molhado! O tapete resolve todos esses problemas, para além de que traz mais conforto a esta que é uma divisão a que não damos muita importância mas que, na verdade, é uma das divisões onde vamos mais vezes ao longo do dia.

Diga-nos qual destes é o seu tipo de tapete de eleição!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!