Ideias para mobilar apartamentos pequenos

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Para o artigo de hoje trazemos-lhe ideias para mobilar o seu T1 sem que olhe para ele como se de um ovo se tratasse, de tão cheio que pode ficar. Há imensas possibilidade de torná-lo acolhedor, prático e funcional, sem que para isso tenha que abdicar de mobiliário que gosta e que quer ter presente na sua vida. 

Em qualquer casa, é preciso arrumação e espaço para circular. Além disso, há coisas que não podemos dispensar, como uma cama, uma mesa com cadeiras/bancos ou até mesmo um sofá ou algo que nos sirva de encosto quando chegamos ao final do dia a casa, cansados e apenas com vontade de parar e relaxar cinco minutos. Portanto, e sem dispensar o que consideramos essencial, vamos dar-lhe algumas dicas para optimizar o espaço que tem. 

É importante que, antes de passar à leitura integral do nosso artigo, tenha consciência que, no final, a área útil do seu apartamento será igual (ou muito semelhante) à área inicial. Não há milagres e nem com pó mágico conseguimos aumentar o espaço… mas prometemos-lhe criar uma sensação de ampliação do mesmo!

O exemplo perfeito

Para finalizarmos o artigo de hoje, deixamos-lhe aqui este projecto da autoria do arquitecto José Tiago Rosa. A ideia era remodelar um pequeno T1, de maneira a que se tornasse uma casa habitável e super funcional, confortável e coerente com o ritmo acelerado que um jovem (ou um casal jovem) leva hoje em dia. O resultado foi surpreendente e permitiu demonstrar aquilo que afirmámos no início: independentemente da área que o seu apartamento tem, é possível manter a sua casa de acordo com aquilo que melhor se enquadra à sua maneira de ser e de viver, sem nunca ter que abdicar dos espaços essenciais para que se sinta bem dentro dela!

Livre-se das barreiras!

Cozinha e Salinha de Refeições: Cozinhas modernas por ÀS DUAS POR TRÊS
ÀS DUAS POR TRÊS

Cozinha e Salinha de Refeições

ÀS DUAS POR TRÊS

Pois bem, o primeiro passo para ficar com a sensação de que o seu apartamento é maior do que consta na sua planta é tentar livrar-se de paredes e outras barreiras que lhe cortam a visão da área útil que tem. Um exemplo simples é a transformação da sua cozinha numa kitchenette, aumentando assim a área quer da cozinha, quer da sala adjacente. Caso seja possível, opte por esta sugestão, colocando uma ilha ou um pequeno armário (como na fotografia) entre os dois espaços para que haja uma subtil fronteira entre ambos. Além de ganhar esta sensação de divisão ampla, não perde totalmente a arrumação, pois esta fronteira pode conter gavetas e portas de ambos os lados, servindo ambas as zonas. Uma obra deste tipo permite também que a luz natural circule mais facilmente pelo espaço, tornando a sua casa mais bonita, moderna e acolhedora! Outra sugestão que lhe deixamos é a troca das portas normais por portas deslizantes, que lhe permite utilizar todos os cantos das divisões, sem que isso seja um incómodo na hora de entrar ou sair de um sítio.

Tenha coragem de lidar com a cozinha pequena

Apartamento CT: Cozinhas modernas por involve arquitectos
involve arquitectos

Apartamento CT

involve arquitectos

É um facto: a sua cozinha é pequena. Em vez de fazer disso um drama, encare este espaço como um desafio! Com que então tem que enfiar electrodomésticos (pequenos e grandes), talheres, serviços de loiça, trens de cozinha, panos, copos e um sem fim de utensílios – para além das mercearias – num espaço quem nem 10m2 tem? Então respire fundo e seja um vencedor! Em cozinhas com dimensões destas, o ideal é deixar o chão livre para circular e aproveitar o espaço vertical até ao tecto. Armários embutidos são perfeitos, pois a cozinha mantém a sua área original, parecendo maior. No entanto, nem sempre dá para os embutir. Assim sendo, procure instalar armários simples, de linhas direitas e com superfícies fáceis de limpar. Depois, tendo em conta o que pretende ter na sua cozinha, construa gavetas e prateleiras de acordo com o que lhe facilitará o dia a dia. Caso ainda lhe sobre espaço, prolongue a bancada e faça dessa zona um espaço de refeição que rapidamente poderá ser utilizado como uma bancada normal, em caso de necessidade.

Crie áreas funcionais

Edifício na Av. 24 de Julho - Lisboa: Salas de estar clássicas por VÃO - Arquitectos Associados, Lda.
VÃO – Arquitectos Associados, Lda.

Edifício na Av. 24 de Julho – Lisboa

VÃO - Arquitectos Associados, Lda.

Uma vez que o espaço já é pouco, optimize as áreas que tem disponíveis – siga a ideia da VÃO – Arquitectos Associados, Lda e faça da sua sala de estar também sala de jantar (e, com jeitinho, ainda quarto de hóspedes, caso adquira um sofá-cama!). Desta maneira, consegue ter dois ou três espaços num só, o que não o vai deixar ficar mal no seu dia-a-dia. No fundo, é tornar o espaço num espaço mutante, que se vá adequando àquilo que é necessário nos momentos específicos da sua vida!

Truques para ganhar espaço adicional

Numa casa pequena, a palavra de ordem é: aproveitar! Aproveite bem todo o espaço e verá como é perfeitamente possível viver numa área inferior à área dos seus sonhos. No exemplo que lhe mostramos, vemos como é fácil encontrar arrumação numa casa de banho minúscula, sem que para isso precise de abdicar de ter uma banheira. O espaço por baixo do lavatório revelou-se uma área desperdiçada, pelo que actualmente os arquitectos incluem, na maior parte das vezes, um armário nesta zona. Pode ser maior ou mais pequeno, mas o importante é que haja um espaço que não roube a pouca área da casa de banho e que sirva de armazém de produtos essenciais, como o papel higiénico ou as escovas de dentes. Outra solução pode passar por aplicar na casa de banho um espelho com arrumação. Ambas as opções permitem ter tudo à mão, mantendo o espaço organizado.

Capacidade e funcionalidade

A última sugestão que lhe deixamos regressa à cozinha e mostra-lhe como é fácil ter tudo à mão, com estas fantásticas gavetas verticais! Podem ocupar pouquíssimo espaço, pois podem ser muito estreitas, sem no entanto perderem a sua capacidade de armazenamento. Além disso, permitem que tenha sempre os utensílios ou a mercearia devidamente arrumada e facilmente acessível. Se a sua ideia é optimizar a sua cozinha, ponha já em cima da mesa esta ideia  e deixe-se apaixonar por uma solução simples!

Houve alguma dica que o tivesse deixado mais surpreso? Diga-nos qual!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!