Especial armários de cozinha

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ao longo da vida, acumulamos muito material de cozinha. Achamos sempre que um dia nos vai fazer falta. Que nunca é demais. Que é sempre bom ter três ou quatro exemplares da mesma coisa não vá o diabo tecê-las! Quantas vezes já desesperou com tupperwares descasados, tachos sem tampa ou as mercearias todas a monte por não ter onde as arrumar? Aqui entre nós, já todos passamos por estes dramas corriqueiros.

Todavia, não queremos vê-lo preocupado com pequenas coisas como a arrumação ou a falta dela e é por isso mesmo que o tema de hoje é sobre armários de cozinha. Há-os para todos os gostos. Pequenos, grandes, modernos, rústicos ou tradicionais. Embutidos em ilhas, ao bom estilo americano, inseridos em balcões e até, imagine, armários suspensos. Desejamos que, no leque de opções que a seguir lhe oferecemos, consiga encontrar o que procura. Temos em conta a necessidade de uma cozinha funcional, sem por isso descurar a estética que reflecte a sua personalidade, mais não seja por ser uma parte da casa onde passamos tanto tempo.

Veja com atenção as imagens que lhe deixamos, inspire-se, imagine e escolha. Afinal de contas, o homem sonha e a obra nasce.

Armários suspensos

Armários suspensos são o epítome da diferença. Quantas cozinhas conhecem com esta tipologia de móveis? Pois, bem nos parecia! Estes armários, de uma casa em Sintra, materializam a orientação do design contemporâneo. Criativo, funcional e luminoso. Nesta cozinha, a elegância e singularidade dos móveis sobressai sem estar descurada a parte prática no que toca à arrumação e à facilidade em limpar.

Orgulhem-se de um projecto português nascido pelas mãos do Estúdio Urbano Arquitectos.

Cozinhas invisíveis. Espera… o quê?

O que os olhos não veem, o coração não sente. E quão forte bate o seu coração por ver o caos instalado na sua cozinha com os convidados mesmo a chegar? Já imaginou se pudesse, simplesmente, deslizar duas portas e, como que por magia, fazer desaparecer a confusão que ficou do jantar? Sem vestígios, mesmo para o melhor Sherlock Holmes. Aqui, a parte prática junta-se à estética. Em apartamentos pequenos, em que cozinha, sala-de-estar e quarto coexistem numa assoalhada, pode ser a solução perfeita para separar áreas. Afinal de contas, ninguém quer adormecer a olhar para as frigideiras. Do ponto de vista arquitectónico, é um detalhe moderno, elegante e perfeitamente adequado à vida acelerada dos dias que correm.

Armários com puxadores personalizados

COZINHA 60´S: Cozinhas ecléticas por PreConceito
PreConceito

COZINHA 60´S

PreConceito

Com pormenores se faz a diferença. Para uma cozinha distinta, personalize os seus armários vestindo-os com puxadores novos. Pode optar por escolhê-los todos iguais ou arrisque um de cada cor, textura ou material. Por vezes, é na diferença que encontramos a harmonia e a lufada de ar fresco que estava mesmo a fazer falta. Se já está farto dos seus armários, mas não tem orçamento para os substituir, eis uma boa ideia.

Ilhas com armários

  por Mowlem&Co

No man is an Island (Nenhum homem é uma ilha). Assim escreveu John Donne. Mas, na sua cozinha, uma ilha pode fazer toda a diferença. Para além de muito funcional por servir como superfície sobre a qual pode preparar as suas refeições, comer ou tomar um café, também a pode usar para acrescentar mais armários e electrodomésticos. Nunca é demais. Sabemos disso. E se não acreditam, perguntem às vossas mães.

Balcão rima com arrumação

Cozinhas modernas por INpuls
INpuls

Wohnküche

INpuls

Há muito que cozinhar deixou de ser uma actividade solitária. Cozinhar é, também, socializar e partilhar momentos e o espaço é pensado em função disso. À semelhança das ilhas, também os balcões proporcionam abertura para outras áreas da casa. O agradável junta-se ao útil se neles aproveitarmos para inserir armários e gavetas. Se dispõe, por exemplo, de uma área pequena, com kitchenette, encontra aqui uma boa forma de a rentabilizar. Repare, também, no pormenor do chão em mosaico a determinar o fim da sala-de-jantar e o início da cozinha.

Descomplicar: armários sem puxador

Oh, o paraíso para limpar! Nesta imagem, de uma cozinha que faz parte de um apartamento em Aveiro, os armários, concebidos com material de qualidade, não têm puxadores ou qualquer outro tipo de adorno ou relevo. As superfícies lisas e brancas trazem com elas uma sensação de limpeza, amplitude e serenidade. É, igualmente, mais agradável a convivência dos electrodomésticos ao lado destas telas planas.

Os opostos atraem-se

Casa em Corte Gafo, Mértola: Cozinhas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Casa em Corte Gafo, Mértola

Estúdio Urbano Arquitectos

Viremo-nos para a integração de elementos diferentes no mesmo conjunto. Uma cozinha não tem que se reduzir ao balcão e aos armários de parede. Neste caso, temos um louceiro em linhas rústicas que, ainda assim, não choca com o resto da decoração. Pelo contrário, enriquece-a e serve gostos diversos. A predileção pela funcionalidade do moderno não significa que não possamos ter uma antiguidade a dividir com ele o mesmo espaço. Nesta cozinha, em Mértola, este armário louceiro vai de encontro a raízes tradicionais e à atmosfera campestre em que se insere.

Armários com portas altas

Moradias em banda, Queijas: Cozinhas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Moradias em banda, Queijas

Estúdio Urbano Arquitectos

Nesta imagem, os armários têm portas lacadas em altura que sugerem um enorme espaço de arrumação. Para utensílios, para despensa, para o que achar melhor. Foi sem medo que se usou o preto que demarca com eficácia um contraste, criando quase como que um desenho que chama a atenção pela agradável geometria. Destacamos, também, a muito criativa particularidade do puxador em pele.

Armários rústicos

Cozinhas de laivos rústicos levam o nosso imaginário até às deliciosas comidas da avó. A sensação de lá estar é diferente, o cheiro é diferente, o ambiente remete-nos ao passado, pensamos em mesas compridas com famílias animadas e numerosas e isso sabe tão bem. Sabe a casa. Os armários, com os veios da madeira a fazerem-se notar, evidenciam uma atmosfera mais campestre. As cores quentes da madeira, os tons verdes nas portadas toscas e os utensílios pendurados compõem um quadro convidativo. De realçar o lava-louça em pedra, o elemento mais profundo de rusticidade.

Para os mais tradicionais

Não queremos que as pessoas tradicionais se sintam de fora deste artigo. Assim, terminamo-lo com esta imagem de uma cozinha que tem tanto de típica, como de atípica, não fosse o chão coberto por bonitos mosaicos antigos e, por isso, tão únicos e revivalistas. Os armários de linhas tradicionais têm imensa arrumação, partes abertas onde pode, por exemplo, expor peças de cerâmica ou outras e, ainda, um louceiro com vidro fosco.

Revê a sua cozinha em alguma destas imagens? Que estilo escolheria para a sua casa?

O seu feedback é importante para nós. Não deixe de comentar abaixo deste artigo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!