Alentejo: Jardins campestres por ECOSSISTEMAS; Áreas Verdes e Sistemas de Rega.

Como limpar o jardim: dicas passo a passo que farão a diferença

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Um jardim é sempre uma mais valia para qualquer casa, mas um jardim bonito pode mudar completamente a visão que temos de determinado imóvel. A relva impecável, as flores coloridas e, quem sabe, uma piscina de sonho, fazem com que a sua casa vire casa de revista, onde todos os seus amigos gostam de estar. Mas para manter um espaço exterior assim, é importante ter em conta a necessidade de manutenção do mesmo. A limpeza e o cuidado com as plantas, mobiliário e decoração farão toda a diferença entre um jardim com potencial e um jardim de sonho!

1. Não deixe acumular folhas no chão

Jardim - Guimarães: Jardins modernos por TERRA JARDIM
TERRA JARDIM

Jardim – Guimarães

TERRA JARDIM

Um tapete relvado? Sim! Um tapete de folhas secas? Nem pensar! Por muito que goste do ar de outono, as folhas secas vão dar um ar mais abatido e menos convidativo ao seu jardim. A menos que faça questão de não desperdiçar esta altura do ano, evite deixar acumular estes elementos no chão.

2. Cuide das árvores e mantenha-as aparadas

Aparar as árvores do seu jardim vai ajudar a que as mesmas cresçam de forma saudável e ornamentem o espaço equilibradamente, evitando que doenças se alastrem. Faça o mesmo com arbustos e esteja sempre atento ao crescimento das possíveis trepadeiras que tenha no jardim.

3. Mantenha a relva com uma altura máxima

Jardins escandinavos por homify

Se tem uma área com relva no jardim, é super super importante que a mantenha bem cortada. Em relação à altura, acreditamos que seja uma questão de gosto pessoal, mas não convém deixá-la muito grande pois corre o risco de dar um ar muito desleixado ao seu jardim.

4. Não se esqueça de limpar os seus recursos hídricos

Algarve Coastal Garden: Jardins tropicais por Jardim Vista
Jardim Vista

Algarve Coastal Garden

Jardim Vista

Evite a proliferação de insectos e microorganismos potencialmente prejudiciais, tratando sempre da limpeza dos recursos hídricos do seu jardim: piscina, fontes, lagos, etc. É super importante que estas águas, principalmente as paradas, tenham uma boa higiene – caso contrário, para além de ficar feio, poderá estar a contribuir para um foco de doenças incrível!

5. Remova todas as ervas daninhas, de forma periódica

Jardins escandinavos por homify

Outro aspecto que deve ter em atenção é o aparecimento e crescimento de ervas daninhas. São horríveis e são mesmo capazes de acabar com as suas plantas. Tenha sempre o cuidado de as remover assim que elas apareçam, para que não ganhem força nem abafem a beleza do seu jardim.

6. Atenção ao estado dos elementos decorativos

Jardins escandinavos por homify

Por ’elementos decorativos’ entendemos tudo o que está no seu jardim com o propósito de o tornar mais bonito, mas que não é nenhuma planta ou recurso hídrico. Aqui, estamos a falar de todo o mobiliários e ornamentos que utiliza no exterior para o tornar mais convidativo e atraente. Quando começa o bom tempo, tenha o cuidado de verificar todos estes elementos para perceber se estão em condições de mais uma temporada ou se é necessário substituir alguma coisa, por forma a não comprometer o resto do quadro.

Quer saber mais? Visite a nossa loja!

Que outras medidas toma para manter o seu jardim limpo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!