6 ideias para reaproveitar espaços mortos no seu apartamento

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Viver num apartamento pode, por si só, limitar-nos o nosso horizonte. O facto de estarmos a viver num prédio, com mais vizinhos e muitas vezes sem um espaço exterior privado onde possamos estar à vontade e sem ter que dar justificações a ninguém, facilmente nos dá a sensação de estarmos numa área pequena e sem espaço para tudo o que precisamos de ter e fazer entre as nossas quatro paredes. Quando aliamos esta ideia ao facto de termos cantos mortos dentro de casa… a frustração aumenta. Então já temos falta de espaço e ainda desperdiçamos o que temos? Mas tenha calma, que a homify existe também para o ajudar a resolver este tipo de situação!

No artigo de hoje, vamos falar sobre seis diferentes abordagens que poderá ter acerca deste problema. Por vezes, a adição de uma cadeira ou de uma pequena estante resolve a sensação de desperdício de espaço – basta que para isso tenhamos a mente um bocadinho mais aberta e vejamos esse canto inutilizado com outros olhos! Fique connosco e veja as sugestões que temos para si. Abuse de todo o potencial existente na sua casa e torne-a ainda mais acolhedora, funcional e agradável para viver!

Jardim dentro de casa

PROJECTO 3: Corredores e halls de entrada  por Grupo HC
Grupo HC

PROJECTO 3

Grupo HC

A sua casa tem uma escadaria elegante e bonita para o piso superior, que embeleza perfeitamente o espaço, mas que lhe deixa com um enorme problema de espaço vazio no seu vão? O que para si é uma dor de cabeça, para nós é uma excelente oportunidade de decoração: prepare-se para receber o seu primeiro jardim interior! Comece por preparar o vão, pintando-o com tons mais sóbrios ou já a dar-lhe um aspecto de Natureza. De seguida, adquira plantas artificiais de qualidade que sejam facilmente confundidas com plantas verdadeiras. Aqui, dependendo da altura do espaço, pode optar por pequenas árvores, arbustos ou flores. O chão pode ser revestido com um tapete de relva sintética ou com pedras. No final, o resultado será qualquer coisa parecida com este trabalho da HC Interiores!

Prateleiras

Outra solução que não só embeleza como traz grande funcionalidade a um espaço morto é a criação de prateleiras para arrumação. Esta é uma ideia que funciona na perfeição para qualquer recanto que sinta que precisa de uma nova vida. Caso esteja a pensar pôr em prática esta opção, deve pensar nos materiais a utilizar e para que servirão as prateleiras depois de feitas. Para isso, estude o espaço e veja o que mais se adequa à divisão em questão. Por exemplo, num corredor comprido, prateleiras que percorram o seu comprimento e que não sejam excessivamente fundas permitem a arrumação de livros. Se for num quarto, pode optar por prateleiras mais fundas que consigam conter cestos que funcionem como gavetas, para guardar brinquedos, roupa ou acessórios.

Zona de convívio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Salas de estar rústicas por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

Esta é uma ideia para quem gosta de estar com pessoas – e por estar queremos dizer conversar, estar de corpo e alma, trocar pontos de vista e tudo o que não sofre interferências por parte de dispositivos electrónicos. Deixe a televisão, os tablets, os computadores e os telemóveis de parte e aproveitem para conviver como nos bons velhos tempos! Crie esta zona tech free naquele pedaço de sótão que, por ser mais baixo, não permite que ninguém esteja de pé ou naquela zona da sala onde não cabe mais nada para além de dois cadeirões – e que não consegue aproveitar para aumentar a zona de estar ou a de jantar.

Zona de trabalho para home office

Escritórios e Espaços de trabalho  por Adriana Pierantoni Arquitetura & Design
Adriana Pierantoni Arquitetura & Design

O Home Office está integrado com o Estar

Adriana Pierantoni Arquitetura & Design

Caso a solução anterior não lhe agrade ou considere pouco útil para a sua vida diária, pode optar por tornar esse mesmo espaço numa zona de trabalho, para trabalhar a partir de casa. Mesmo que o seu emprego não lhe permita fazer home office, será sempre uma zona útil, onde pode aceder à internet a partir do seu computador, escrever, analisar a sua correspondência, entre outras acções. Crie aqui uma zona de escritório, onde guarde fita-cola, colas, tesouras, canetas – que de outra maneira existirão em sua casa, mas sempre sem sítio e sem sítio certo.

O cantinho da leitura

Iluminação Lighting www.intense-mobiliario.com  Candeeiro de pé Disk Floor lamp Disk http://intense-mobiliario.com/product.php?id_product=7955: Sala de estar  por Intense mobiliário e interiores;
Intense mobiliário e interiores;

Iluminação Lighting www.intense-mobiliario.com Candeeiro de pé Disk Floor lamp Disk http://intense-mobiliario.com/product.php?id_product=7955

Intense mobiliário e interiores;

O título fá-lo viajar até ao seu jardim de infância? Pois bem, pode ir, trazer de lá o conceito de cantinho da leitura e aplicá-lo com um pouco mais de requinte e maturidade à sua casa – ou não! Escolha uma poltrona ou uma chaise longue confortável (afinal de contas, passará algumas horas ali sentado a ler, pelo que não convém que daqui apareçam dores de costas ou desconforto no corpo) e forre parte de uma das paredes com uma pequena estante que sirva de biblioteca privada. Porém, se quiser mesmo recriar o cantinho da leitura do seu jardim de infância e partilhá-lo com amigos e com os seus filhos, pode colocar almofadões no chão. Caso não tenha espaço para uma estante ou prateleiras, opte por um pequeno armário ou caixa onde possa guardar os principais livros (os que está a ler ou que quererá ler num futuro próximo). Não descure a existência de luz! É importante ter um candeeiro adequado à leitura e, se for possível, que este cantinho esteja perto de uma boa fonte de luz natural.

Lavandaria

A nossa última sugestão recai sobre aquele espacinho que tem na sua marquise e que está atafulhado de produtos de limpeza, vassouras e esfregonas. Está a reconhecer esta confusão? Então vamos limpá-lo e arranjar sítio para tudo, sem tirar nada dali. Comece por pensar em adquirir ou construir um armário que cumpra a largura do espaço em questão. Desta maneira, ganha arrumação na parte inferior (onde terá portas que poderão esconder detergentes e utensílios pequenos utilizados para a limpeza da roupa e da casa). De seguida, instale um pequeno estendal por cima desta bancada, onde secará roupa mais delicada ou pequena, que não quer colocar lá fora – assim, o cestinho das molas também já tem o seu sítio certo. A bancada em si pode servir para tirar os cestos da roupa do chão ou até, quem sabe, para passar pequenas peças de roupa quando está com mais pressa. Procure ter pelo menos uma tomada eléctrica nesta zona. E, caso ainda caiba, coloque a máquina de lavar (e a de secar por cima) também aqui. Para finalizar, coloque um organizador de vassouras nas parede, para que as possa pendurar e para que elas não andem aos trambolhões todos os dias!

Conseguiu tirar ideias para o canto morto que o mata sempre que dá de caras com ele? Diga-nos quais!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!