Móveis de casa de banho: 10 soluções!

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

Quando se procura montar a casa de banho ideal, um dos elementos mais importantes que temos que escolher são os móveis. Ainda que no passado as escolhas não fossem muito amplas, hoje a gama de móveis é infinita e variadíssima.

Desde as diferentes cores aos diferentes materiais, com aspeto antigo ou até mais futurista, a escolha deve ser feita após muita pesquisa, para que seja a ideal, perfeita!

A cor e tipo de material aplicado nas paredes da casa de banho, bem como o seu tamanho, condicionam a escolha do móvel mais adequado. Além da oferta de móveis que existem no mercado, pondere ainda a escolha de um móvel feito à sua medida. Se a casa de banho tiver algum tipo de particularidade, provavelmente o melhor que tem a fazer é ponderar o móvel ideal e mandar fazer. Desta forma a adaptação do móvel ao espaço é perfeita, e consegue-se um resultado mais orgânico na conjugação de cores, espaço, móvel e louças.

As louças são outro fator a ter em conta para a escolha do móvel, uma vez que o seu estilo (se já existirem) irá condicionar as linhas decorativas do resto da casa de banho. Móveis de linhas direitas serão mais difíceis de conjugar com louças de estilo colonial ou barroco, por exemplo.

Pretendemos dar-lhe 10 soluções de móveis que poderão funcionar como boas ideias para o seu caso em particular.

Lavatórios duplos sim: mas separados!

Casa de banho  por F&F Floor and Furniture
F&F Floor and Furniture

Badspiegel und Waschtische aus Eichenholz

F&F Floor and Furniture

Outra das opções de móveis para dois lavatórios são os móveis individuais. Desta forma é possível obter-se outro design, mais beleza na casa de banho, e mais individualidade entre os dois lavatórios. A escolha deve ser feita de acordo com o gosto e o espaço disponível, sendo que esta resulta muito elegante e é adequadíssima a casas de banho maiores e coloniais. A escolha fica em aberto!

Móvel antigo que vira novo!

Casa de banho  por Retro Living
Retro Living

VINTAGE LARGE HOSPITAL MEDICINE CABINET

Retro Living

Uma ideia muito aplicada nas casas de banho, até porque a reutilização de móveis e materiais está em voga, é a escolha de móveis antigos, recuperados, nas casas de banho. Se bem que não seja assim tão habitual aplicar-se móveis antigos de casas de banho em novas casas de banho, a adaptação de móveis com outra aplicação para esta finalidade é bastante vista. Um grande exemplo disto é o enquadramento dos antigos móveis de farmácia de vidro como apoio nas casas de banho. O aspeto é limpo, simples e bonito, o vidro dá a sensação de espaço e ainda permite visualizar o interior, que pode ser divertido de ver quando as roupas ou os adereços guardados são coloridos. O resultado de uma arrumação cuidada pode ser visto, dando uma sensação agradável e delicada à casa de banho. Este tipo de móvel, utilizado como apoio para arrumação, enquadra-se perfeitamente em qualquer estilo de casa de banho.

Móvel novo, que parece antigo!

Outra vertente passível de se aplicar numa casa de banho, talvez de linhas mais rústicas, são os móveis com aspecto velho, mas que na realidade são feitos ao jeito, propositadamente para serem enquadrados num ambiente escolhido, mais colonial. Aqui é possível escolher mais cores, os acabamentos são menos cuidados, e as assimetrias lideram. Com estes móveis, uma casa de banho ganha outra vida, mais verdadeira e menos polida. Podem ser aplicados como móveis de apoio e ainda podem ser feitos como móveis de enquadramento para lavatório. Aqui a adaptação a uma casa de banho terá que ter em conta o estilo das louças escolhidas e a aplicação de tons mais terra.

A contemporaneidade dos móveis clássicos

No que toca a móveis de casa de banho individuais, podem ter-se várias opções de escolha sendo que os mais habituais de se ver apresentam linhas relativamente direitas, com cores suaves ou menos neutras, como é o caso do branco. Hoje em dia é habitual serem vistos com pés, para que o charme seja o primeiro sentimento a aparecer quando entramos na casa de banho. O toque é quase colonial, se bem que os móveis actuais, destas linhas, sejam menos elaborados. Os tons neutros permitem a sua conjugação com outras cores que se possa escolher, e adaptam-se perfeitamente a vários tipos de decoração.

A brincadeira com o futuro

Casa de banho  por Tirdad Kiamanesh
Tirdad Kiamanesh

Melt concept

Tirdad Kiamanesh

Por outro lado, mas ainda nos móveis individuais, existem outras linhas, estas sim mais futuristas, que nos remontam para tempos que ainda virão. As cores aqui já são aplicadas de forma mais livre e, por isso, é normal a aplicação dos tons pastel em móveis deste tipo. O tradicional design já não se faz sentir, e aqui sim temos a aplicação clara da expressão linhas direitas nos móveis que vemos. Ainda que a arrumação seja menor, estes móveis aplicam também um sentido prático no seu design, que nos permite ter bastante espaço para arrumação, com o aproveitamento claro de todas as áreas disponíveis do móvel.

Sugere-se que este tipo de móveis seja escolhido para casas de banho que sejam claramente minimalistas, e de preferência que rumem ao encontro da decoração restante da casa. Neste tipo de decoração a imaginação é o limite, e a escolha do móvel pode ser das mais variadíssimas formas.

Móvel de lavatórios duplos e compostos

Quando se apresentam as casas de banho de casal, ponderam-se outros fatores que nas casas de banho individuais não entram na equação. Questões como a arrumação, a limpeza, e o aproveitamento do espaço são primordiais. Neste sentido, existem duas opções bastante distintas de móveis de casa de banho de apoio ao lavatório, sendo que uma delas é o móvel com dois lavatórios juntos. Com móveis deste tipo é possível poupar no espaço da casa de banho uma vez que móveis deste tipo encurtam a distância entre lavatórios e a arrumação interior destes móveis ganha espaço.

O sentido minimalista!

Are you YPSY?: Casa de banho  por Two Six
Two Six

Are you YPSY?

Two Six

Como já iniciámos o tema, falemos de um factor preponderante numa casa de banho e na escolha de um móvel adequado que é: a arrumação. Os móveis escolhidos poderão ser simples, sem grandes complicações, caso existam outros locais de arrumação. Com isto é possível ter-se uma visão mais limpa, uma casa de banho mais ampla e pode dar-se asas a um design mais arrojado e aberto.

O sentido prático!

Casa de banho  por F&F Floor and Furniture
F&F Floor and Furniture

Waschtischunterschrank aus französischer Eiche

F&F Floor and Furniture

Caso o estilo a escolher seja mais prático, existem soluções com design também bonito e que englobam no móvel de casa de banho várias gavetas para arrumação, seja dos itens mais pequenos aos compartimentos para toalhas e afins. Desta forma, mesmo que o seu dia-a-dia seja uma loucura e não tenha tanto tempo para ter tudo devidamente organizado, o móvel que pode escolher irá ajudar.

Como um todo

Casa de banho  por Edmo S.r.l.

Como visão geral da casa de banho, a conjugação entre móveis pode ser feita de várias formas. Uma das escolhas, óbvias e fáceis, é a compra de conjuntos de móveis iguais entre si no design, que dão uma sensação de concordância à casa de banho, e marcam uma linha definida de decoração. Com a escolha de móveis de base para lavatório e móveis de apoio iguais, a casa de banho organiza-se numa harmonia entre decoração, mobiliário e louças.

O puzzle perfeito

Em composições mais arrojadas, e caso a igualdade não seja o pretendido mas sim a variedade de texturas, estilos e materiais, poderá optar-se pela escolha de móveis de casa de banho distintos entre si. A conjugação leva à variedade de sensações, e pode desta forma brincar-se com diferentes linhas, para que a casa de banho seja mais dinâmica e divertida.

Deixe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!