Evolução dos materiais de construção

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

Materiais de construção é o nome genérico pelo qual se designam os diversos produtos utilizados na construção civil. Estes materiais sofreram grandes alterações nos últimos tempos, não apenas no sentido de se tornarem mais adaptáveis à demanda dos padrões modernos de beleza, mas também no sentido de serem mais adaptáveis às aplicações de hoje em dia tornando-se mais duráveis com o tempo.

A sustentabilidade e adaptabilidade dos materiais na construção civil ganham um destaque importante nas preocupações de quem constrói uma casa. Fatores como o aproveitamento da energia solar na disposição da habitação, o seu bom isolamento e a sustentabilidade dos materiais aplicados entram na equação da construção e condicionam a escolha dos materiais a usar.

A arquitetura sustentável – também chamada como arquitetura verde – é uma forma de se conceber o projeto de uma casa de forma sustentável, procurando otimizar os recursos naturais e sistemas de edificação de forma a minimizar-se o impacto ambiental da obra, tanto no meio ambiente circundante como nos habitantes locais.

Os princípios desta arquitetura passam pela consideração das condições climáticas na envolvente das obras de construção, para que seja possível obter o máximo desempenho com o mínimo de impacto, permitindo ainda a redução do consumo de energia e maximização do aproveitamento de qualquer tipo de energia e a eficácia e moderação no uso dos materiais de construção, dando-se prioridade aos de baixa energia de utilização.

Com estes conceitos em mente, os materiais de construção devem ser aplicados também visando a finalidade da construção e a beleza final requerida. O cimento, a madeira, a pedra e a tijoleira podem transmitir diferentes sensações e adaptar-se facilmente a diferentes necessidades dentro da construção.

Cimento e betão: lugares de destaque!

O cimento ou betão eram antes encarados, juntamente com o tijolo, três materiais de construção mais básicos e imprescindíveis de aplicar em qualquer obra e que facilmente ficavam englobados no processo, sem qualquer tipo de visibilidade. Agora que os tempos mudam, já é normal ver-se o cimento ou betão com posição de destaque, onde aparece num qualquer chão de sala, ou alpendre, ou mesmo numa parede nua. É importante mencionar que é possível ter cimento e betão constituídos em parte por materiais de construção reciclados sem que percam as suas características físicas. Isto sim é um grande avanço na construção!

Madeira, sim por favor!

Chalé das Três Esquinas: Closets ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

A adaptação à finalidade é importante, e por isso os materiais devem variar consoante a aplicação. A madeira por exemplo, é um material que resulta lindamente no chão de uma sala de estar ou dos quartos, bem como no teto interior de uma casa.

Madeira exterior também funciona

A madeira é um material quente, com o qual temos a sensação de conforto e de maleabilidade. A aplicação de parquet numa sala de estar é fácil durante a construção e pode permitir aplicar outros materiais de construção em conjunto como aquecimentos (piso radiante) ou outros tipos de aplicações que levem a um melhor aproveitamento energético. Hoje em dia as soluções da aplicação da madeira como material de construção permitem uma maior durabilidade da mesma, como é o exemplo da “engineered wood”. Assim as preocupações com desgastes e alterações de volume da madeira são minimizados, e com a ausência destas poderá estender-se a sua aplicação a outras áreas como rodapés, revestimento de paredes e detalhes interiores.

Como material de construção a madeira é também bastante aplicada no exterior em deques, e varandas. Para esta finalidade é importante ter em conta um tipo de tratamento diferente, para que a durabilidade da madeira seja prevista às intempéries.

Eles estão de volta: azulejos e tijoleiras

PRAGA tiles in a Lisbon restaurant: Espaços de restauração  por BARRO
BARRO

PRAGA tiles in a Lisbon restaurant

BARRO

A tijoleira e o azulejo são materiais de construção que caíram durante algum tempo em desuso, mas que ultimamente têm ganho mais espaço na construção. O facto de existir uma adaptação nas cores e design das tijoleiras e dos azulejos faz com que seja mais fácil a sua aplicação, e a construção adapta locais onde a tijoleira e o azulejo passam a ganhar inclusivamente lugares de destaque. O local óbvio da aplicação da tijoleira numa casa é a casa de banho, ainda que a cozinha também possa surgir como concorrência. As cores e feitios são imensos, desde as praticamente lisas aos motivos mais modernos ou mais antigos. As alternativas para o revestimento do chão e paredes tanto de uma cozinha como de uma casa de banho passam a ser uma escolha difícil. As áreas exteriores têm também uma grande predisposição para aparecerem com tijoleira ou azulejo uma vez que é fácil de limpar e pode brincar-se mais com padrões marcantes.

As curvas são divinas

NEW YORK tiles: Parede e piso  por BARRO
BARRO

NEW YORK tiles

BARRO

Outra utilização diferente que hoje em dia começa a ganhar terreno é a aplicação de tijoleiras ou azulejos como material de construção decorativo. O revestimento exterior de edifícios com azulejos decorativos começa a estar em voga, em que também as texturas ganham terreno. Atualmente consegue-se obter diferentes dimensões e sensações com a aplicação de azulejos, e facilmente uma parede branca ganha vida com azulejo em cima!

Tijolo, na entrada por favor!

O tijolo, antes aplicado largamente na edificação de paredes como material essencial, passa também a ficar disponível à vista, e é comum ver-se em obras como material de construção e também decorativo, sendo que durante a construção se projeta para que o mesmo fique disponível ao olho nu. Juntamente com o facto de o tijolo já poder ser também feito com materiais reciclados e de diferentes cores, caso o objetivo seja dar um ar mais rústico a qualquer construção, poderá deixar-se o tijolo à vista, e o barroco ganha destaque!

Pedra para que te quero

Cozinha  por MKW Surfaces
MKW Surfaces

Verde Rajasthan Marble

MKW Surfaces

A pedra, outro material de construção muito utilizado, transmite a sensação de grandeza e riqueza em qualquer que seja a sua aplicação. Sendo que esta pode aparecer no chão ou nas paredes de uma casa de banho, pode ser também aplicada no revestimento de paredes ou bancas de uma cozinha, pode aparecer com lugar de destaque num balcão de bar ou de uma mesa exterior.

Na verdade, o facto de uma pedra ser utilizada como material de construção pode não significar riqueza. Caso a mesma seja proveniente do mesmo local, ou perto, da obra, certamente o seu preço baixa uma vez que os custos de transporte se diluem, e a oferta no local é grande.

A beleza natural e ornamental

Cozinha  por MKW Surfaces
MKW Surfaces

Verde Paradiso

MKW Surfaces

Ainda que a pedra seja um material de construção resistente, convém dar-se, caso a sua aplicação seja feita no exterior, os devidos tratamentos para que a sua durabilidade seja grande, e principalmente para que não se desgaste ou manche com a utilização continuada. Cuidado com os elementos agressivos na pedra!

Transparências

Corredores e halls de entrada  por Glaserei Schmitt
Glaserei Schmitt

Detail der fertigen Stufen

Glaserei Schmitt

Por fim, um dos materiais que talvez mais alargou as suas aplicabilidades como material de construção civil ao longo dos anos, sem tirar qualquer tipo de protagonismo aos restantes, foi o vidro.

Numa casa projetada para ser sustentável, os vidros têm extrema importância. Hoje existe a possibilidade de se serem aplicados de forma dupla, em portas, telhados ou mesmo serem utilizados como paredes.

Amplitude de espaço

Piscinas: Piscinas modernas por Autovidreira

Estes permitem a entrada de luminosidade, permitem dar uma maior dimensão à obra, e ainda podem ser aplicados na sua forma simples e transparente ou com efeitos de opacidade, super adequados a novas tendências de design.

Gostou deste perspectiva? Deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!