Sugestões de cortinas e cortinados para a sala

Sofia M. Sofia M.
Loading admin actions …

Pequenas ou grandes? Modernas ou clássicas? Uma cor? Ou combinar cores? Misturar ou não misturar padrões? Dilemas todos temos!

Saiba quais as cortinas e cortinados que melhor se adaptam à sua sala de estar, à medida dos seus gostos e da sua personalidade. As cortinas não servem apenas para fintar olhos indiscretos! Use-as para decorar as suas janelas e também para delimitar espaços ou criar recantos mágicos na sua casa!  Saiba também como usar cortinas na sua sala, sem prescindir dos benefícios da luz natural! Neste artigo reunimos dez ideias para que tire o melhor uso e proveito das cortinas e cortinados na sua casa! Depois diga-nos qual a sua ideia favorita e partilhe-a com a homify!

A regra? Aqui não há regras!

Parede e piso  por Original Features
Original Features

Encaustic Cement Tiles

Original Features

Primeiro, as cortinas não tem que ser compridas, ocupando/tapando toda a janela!

Segundo, as cortinas não precisam de ocupar toda a janela! 

Brinque com os tamanhos das suas cortinas, sem medo ou receios! Até porque se o seu objectivo é filtrar as miradas dos seus vizinhos mais indiscretos ou dos olhares curiosos dos que passam, as cortinas são uma boa opção. Mas lembre-se, isso não significa que não possa aproveitar em plena da luz natural que provem do exterior! Ao reduzir e adaptar o tamanho das cortinas, você poderá aproveitar a luz natural do exterior adaptar os tamanhos. Uma opção prática e eficaz, não concorda?

Quer luz? Cortinas brancas

Projecto de decoração de Sala de Estar: Salas de estar modernas por MOYO Concept
MOYO Concept

Projecto de decoração de Sala de Estar

MOYO Concept

Numa sala pequena, as cortinas não só transmitem a ilusão de que uma sala é maior, como permitem filtrar a luz natural! A cor branca tem este poder e por essa razão, na hora de escolher as cortinas da sala, a maioria opta pelo branco. Sim, admitimos que esta pode ser uma opção bem convencional… mas, se funciona, qual é o problema disso?

Criar o seu canto especial

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012: Salas de estar modernas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012

ROSA PURA HOME STORE

sala de estar é por norma um espaço social e onde recebemos as nossas visitas. Todavia, não deixe de pensar em si e não deixe de investir num canto especial, pensado nas em si e nas coisas que mais gosta – ler, ver uma série ou organizar a sua agenda! 

As cortinas ajudarão a dar-lhe um ar ainda mais aconchegante a este espaço, permitindo que se sinta (ainda) mais em casa. Já agora, qual é a sua cor favorita? Da mesma forma que não há respostas erradas a esta pergunta, também não há regras sobre as cores que deverá escolher para as suas cortinas.

Já agora, a fotografia é uma sugestão Portuguesa, que nos chega de Viana de Castelo e com a assinatura da marca Rosa Pura Home. Gostou?

Sim, você pode!

Sala de jantar  por NEAT PLEAT
NEAT PLEAT

SWAGS & TAILS ON WOOD POLE

NEAT PLEAT

Um toque de luxo e requinte é sempre bem-vindo a uma sala! Aqui quem reina é você, disso ninguém deve ter dúvidas – especialmente você! 

Há cortinas de todas as formas e feitos: onduladas, com franjas, etc. Dê vida e um toque nobre às suas janelas, assim como àquilo que se passa no exterior do seu lar! De repente, tudo ficará bem mais interessante!

Ousar! Ousar!

Casa  por Nina Campbell
Nina Campbell

NC And Osborne & Litle

Nina Campbell

Não, o papel de parede não está fora de moda! 

Se você concorda connosco, por que não ousar com uns cortinados a condizer com o seu novo papel de parede? No momento de decorar a sua casa, arrisque e verá como conseguirá resultados surpreendentes, seja para criar espaços mais românticos, ousados ou clássicos!

Nina Campbell é uma designer de interiores inglesa com bastante experiência em conjugar papel de parede e cortinados de padrões semelhantes. Se ainda não está muito convencido, deixe-se convencer e conheça melhor o trabalho desta profissional. Verá que vai gostar!

Efeito surpresa!

Não, nem sempre atrás de uma grande cortina, está uma grande janela. Aprenda a tirar o máximo proveito dos recantos da sua casa e use as cortinas para conseguir esse mesmo efeito. Não acredita? As cortinas podem permitir criar uma atmosfera mais dramática à sua sala, dando vida e destaque a espaços aparentemente mais secundários! E mais, dão também um toque acolhedor a um espaço, como se fossem a porta para um local mágico e mais íntimo.

Afinal, quem sabe o que se esconde atrás de uma cortina? Na sua sala, só mesmo você!

Use as cortinas para definir os espaços

Use as cortinas na sua sala para dividir espaços ou delimitar várias zonas da casa! Este é conselho bastante útil, sobretudo em espaços amplos, onde deseja demarcar os vários espaços – a sala de estar da sala de jantar ou do escritório, só para citarmos alguns exemplos. Mais leves e airosas do que paredes comuns, as cortinas aumentam os espaços e permitem filtrar a luz na divisão!

As cortinas não ficam apenas bem nas janelas e agora que você sabe disso, está na hora de repensar melhor a forma como a sua está organizada, não acha?

Arriscar misturando cores e padrões

Azul, vermelho, amarelo ou roxo! 

Às bolinhas, às riscas ou com desenhos! 

Brinque com as cores e com padrões das cortinas na sua sala de estar! A vida não tem de ser tão séria, não concorda? Se sim, transponha esta máxima também para a sala de estar e verá como esta ideia vai deixar você de boa disposição cada vez que entra na sala lá de casa.

Luzes, câmera, acção!

A sua sala é o seu palco e as cortinas, perdão, você tem um papel protagonista neste espaço! 

Use cores fortes, conjugue dourados e cortinados duplo! Um pouco de drama, nunca fez mal a ninguém! 

E se quiser cortar com o lado mais intenso ou com o aspecto mais pesado que pode imperar na divisão, conjugue-as com uns cortinados secundários, mas mais ligeiros, de modo a garantir fluidez na divisão. Apostamos que o Óscar de melhor Decoração de Interiores vai ser para si?

​Já conhece os painéis?

Janelas e portas tropicais por Bilderwelten
Bilderwelten

Design Schiebegardinen | Schiebevorhänge | textile Raumtrenner

Bilderwelten

O efeito é semelhante às cortinas ou a um biombo. A diferença? São mais práticos e fáceis de instalar. Além disso, existem com cada vez mais cores, desenhos e padrões! 

Se ficou com curiosidade e quiser explorar mais padrões e estilos de painéis para a sua casa, recomendamos-lhe a Bilderwelten. Esta marca com residência na Alemanha tem-se dedicado à produção deste produtos e os painéis que têm disponíveis são simplesmente incríveis: muita cor, padrões arrojados e originais! Além disso, poderá ver fotografias com várias opções de decoração para salas, mas também quartos ou cozinhas. Vale mesmo a pena!

Tem mais sugestões de cortinados para salas? Compartilhe-as!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!