6 ideias para fazer com que o seu pequeno apartamento pareça maior e mais bonito

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Солнечная квартира-студия в ЖК Бумеранг, Студия дизайна Дмитрия Артемьева "Prosto Design" Студия дизайна Дмитрия Артемьева 'Prosto Design' Varandas, marquises e terraços escandinavos
Loading admin actions …

Viver numa casa pequena, como um estúdio ou um T1 pode ser alvo de uma grande dor de cabeça, não é fácil conseguir ter tudo o que queremos, sem que o nosso espaço pareça caótico. De facto, é um dilema, mas que consegue perfeitamente dar a volta. Há vários truques usados pelos arquitetos de interior e decoradores, que permitem colmatar e contornar esta situação. 

Hoje, decidimos partilhar convosco todo um projeto em 360º, para que possa perceber como um profissional consegue criar um apartamento pequeno, num espaço acolhedor, organizado, bonito e confortável. Mostramos-vos várias imagens, bem como todas as dicas que poderá pôr em prática, se também tiver dificuldades em lidar com os poucos quadrados, do seu pequeno apartamento. 

1. Introduzir cores claras e outras mais vibrantes

Uma primeira imagem do apartamento projetado pelos arquitetos de interior da Prostodesign, mostra-vos as várias áreas da casa: sala de jantar; sala de estar e quarto. Não é visível nesta imagem, mas a cozinha também entra neste espaço. 

Optaram por vários sistemas de arrumação, altos e funcionais, de modo a aproveitar corretamente o espaço. As cores claras e brilhantes permitem também ampliar esta divisão, pelo menos visualmente. 

2. Cuidar da iluminação

Aqui vê noutra perspetiva este espaço, nomeadamente a cozinha em forma de L, que fica perto da entrada. Aproveitaram a diagonal e coloram uma mesa retangular, ligeiramente estreita, frente à cozinha. Sem dúvida que um espaço de plano aberto é uma excelente solução. 

Neste caso optaram por deixar o pavimento em madeira despido de tapetes, deixando a claridade da madeira iluminar o espaço. Além disso, pode verificar o bom projeto de luz, pela divisão toda. Algo de fundamental em espaços pequenos. Este deve ser aliado às cores claras, para maior reflexão.

3. Espelhos

Os espelhos podem fazer toda e qualquer diferença dentro de um espaço, particularmente se este for pequeno. Pois neste caso, o espelho permite parecer o espaço maior do que é na realidade. 

Em vez de pequenos espelhos, invista em peças grandes, dando assim uma maior sensação de espaço. 

4. Separar espaços

Quando existe várias divisões dentro do mesmo espaço é importante saber separá-las, nomeadamente se tiver um quarto. É importante manter a sua privacidade e intimidade. 

Há várias opções para separar espaços, desde de portas de correr, biombos, móveis e cortinas. Neste caso, optaram por separar a área com cortinas brancas, que ficam escondidas atrás do móvel, quando o quarto fica aberto. 

Veja aqui como pode separar espaços.

5. Colocar prateleiras e não exagerar na decoração

Coloque umas prateleiras na parede do seu pequeno estúdio, são discretas, baratas, funcionais e também decorativas. Mas atenção não vale sobrecarregar demasiado, para não encher visualmente o espaço, uma ou outra decoração será suficiente, como velas, flores, fotografias…

Podemos ver que usaram uma vez mais espelhos na parede, para criar o tal efeito de profundidade. 

6. Optar por um duche invés da banheira

Há que ser coerente com os metros quadrados que dispomos, seja na escolha do mobiliário ou dos sanitários (loja online homify). Não queira colocar uma banheira se a sua casa de banho for pequena, prefira então um duche. Se o espaço apresentar um design ambíguo, faça apelo a um profissional, que lhe criará uma cabine de duche à medida do espaço. 

Por outro lado, recomendamos que revista as suas paredes com cores neutras e quentes. 

E agora já sabe tudo o que deve fazer, para que o seu apartamento seja grandioso!

Achou as dicas úteis?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista