Mobiliário de escritório para todos os gostos e espaços

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Caracole Interiors, Sweets & Spices Dekoration und Möbel Sweets & Spices Dekoration und Möbel Escritórios rústicos
Loading admin actions …

Escritórios. Aquele espaço com um sem fim de papéis desalinhados, livros por aqui e por ali também, cabos de computador emaranhados, o documento de que tanto precisávamos algures perdido ali no meio, uma luz fosca, uma cadeira desconfortável e pouca vontade de lá estar. Certo? Bom, talvez há uns anos atrás. Hoje em dia, as pessoas já encaram o espaço de trabalho como uma área que merece tanta atenção como as outras, mais não seja porque vivemos numa época em que se trabalha amiúde a partir de casa e, no fim de contas, também para trabalhar – ou sobretudo para trabalhar – precisamos de uma atmosfera agradável, cómoda, aconchegada e que nos inspire.

Em algumas casas é possível dispensar uma divisão inteira para o escritório, noutras a área é mais limitada. Há quem tenha uma sala própria. Há quem tenha um sótão. Há quem tome de empréstimo uma esquina da sala ou do quarto ou até alguns metros de parede para lá encostar uma secretária e, com sorte, umas prateleiras para livros. Seja como for, nada tema! Há uma panóplia de soluções ajustadas para tirar partido do espaço que tem disponível. Mas, melhor que as palavras são as imagens. Não é verdade? Vamos a isto!

Quando o escritório está dentro da sala

Sala de jantar de um lado, escritório do outro. E, no entanto, em plena harmonia. Neste apartamento, em Sintra, manteve-se a mesma paleta de cores suaves ao longo de toda a divisão. Porém, a carpete e as estantes brancas demarcam a separação entre a zona de refeição e a zona de trabalho. A cadeira de trabalho escolhida, de laivos clássicos e românticos, alinha, inteiramente, com as demais cadeiras ao redor da mesa de jantar. A secretária, estrategicamente colocada do lado da sala com mais luz, tem pernas com prateleiras inseridas, o que proporciona um espaço de apoio ou arrumação. 

Lado-a-lado, preto e branco

Lado-a-lado, preto e branco, foi o que aconteceu neste escritório remodelado para mãe e filho trabalharem. Uma secretária longa dividida por uma coluna de gavetas e o pormenor interessante na escolha de cor das cadeiras: uma preta e outra branca, uma da mãe, outra do filho. Note-se, ainda, que, se de um lado encontramos um computador, do outro existe uma máquina de escrever. Detalhes que fazem sorrir. Apesar de dois mundos coexistirem nesta pequena divisão, não há disparidade entre o estilo das peças e há elementos unificadores como a definição de família escrita na parede que personaliza o escritório.

Ideal para um jovem

homify Escritórios modernos

Nem todas as pessoas querem ter uma secretária no quarto a lembrá-las o que têm para fazer. Todavia, pode não haver outra hipótese e, no caso dos jovens, é, até preferível criar um espaço só para eles com maior privacidade. Neste quarto de um apartamento no Rio de Janeiro, a ideia foi posta em prática com recurso a mobiliário de linhas dinâmicas pintado num vibrante e enérgico tom de amarelo. Ambas as estantes são adequadas para arrumação de material de trabalho. A secretária é suspensa e num registo minimalista, uma opção leve, prática e funcional em termos de aproveitamento de espaço. Chamamos ainda a atenção para a presença forte de um tema no quarto: o cinema. Há várias referências cinematográficas e é sempre mais fácil decorar se tivermos um conceito orientador, qualquer que ele seja. Assim, há uma mescla entre o material de trabalho e objectos que dão conta da nossa individualidade o que cria uma atmosfera mais agradável e, por isso, propícia ao estudo.

Um recanto é suficiente

Tem um recanto em sua casa que não está aproveitado? É muito pequeno para lá se criar uma divisão, mas uma pena estar vazio? Então, pode ter acabado de encontrar o seu escritório! Arregace as mangas e opte por mobilá-lo em altura e não em comprimento. A secretária e as estantes convencionais dão lugar a prateleiras e, para iluminar as suas ideias sugerimos um candeeiro de parede. Pode resguardar o seu pequeno espaço, quase em jeito de refúgio, com uma cortina ou um biombo. Privacidade garantida.

Aproveitar um nicho

Um detalhe arquitectónico das paredes pode incluir um nicho que não tem que ser um espaço morto. Pelo contrário, pode lá encaixar uma secretária e transformar aquele desnível numa elegante e moderna zona de trabalho. Se habita uma pequena casa ou apartamento, um estúdio ou um loft, esta pode ser a melhor forma de aproveitar a área que tem disponível.

Para os mais clássicos

Uma poltrona confortável, uma manta para os dias mais frios, uma secretária robusta e de finos contornos, um candeeiro com o pé vestido a dourado e um quadro. Vem da Alemanha esta imagem de um escritório dentro de um contexto mais clássico. As cores são requintadas, o resultado luxuoso, ideal para apaixonados por antiguidades. Tudo sem perder a harmonia, o conforto e a funcionalidade.

Um escritório cheio de luz

Uma divisão envidraçada é perfeita para dar casa a um escritório. Tirar partido da luz natural torna-se prioridade e a disposição do mobiliário deve ser estratégica. Nesta imagem, junta-se o melhor de dois mundos: livros a emoldurar a natureza. Reparem nas estantes que tocam o tecto e na secretária embutida a meio delas virada para o exterior de forma a usufruir da luz do dia e, melhor ainda, de uma vista relaxante!

Tire proveito de uma esquina

Se a ideia de dividir uma secretária o faz torcer o nariz, então tire partido das esquinas da sua casa e recorra a mobiliário em forma de U para criar dois espaços distintos. Assim, tem de um lado a sua secretária, do outro lado fica outra e, a meio, usufrua de uma preciosa área de arrumação. Embora se criem, desta forma, dois recantos distintos, opte por cadeiras idênticas para que não haja um desfasamento em termos de mobiliário.

Juntar móveis de lazer ao escritório

Por que não? Um escritório não tem que ser só o espaço de trabalho. Pode juntar-lhe um sofá ou poltronas para fazer uma pausa, beber um café, ler, ouvir música, dormir ou espreitar as redes sociais do costume. Se trabalha a partir de casa e recebe pessoas para reuniões de trabalho, esta opção poder-lhe-á ser muito útil. Torne-a mais confortável com almofadas, candeeiros e uma mesa de apoio ou de centro.

A sua casa adaptar-se-ia a qual destes escritórios? Gostou das nossas sugestões? 

Personalizar

E se acabássemos com um pormenor? Nem tudo gira à volta de trabalho e obrigações. A decoração aproxima mais a pessoa do espaço e torna-o mais confortável e descontraído. Use objectos marcantes ou que o tocam de forma especial. Um quadro, um pisa-papéis, caixinhas para arrumar os seus lápis ou canetas, bandejas, flores, você escolhe. 

A sua casa adaptar-se-ia a qual destes escritórios? Gostou das nossas sugestões?

Não nos deixe sem saber o que pensa sobre este artigo e comente mesmo aqui em baixo! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista