A aventura de construir casa: 10 dicas!

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

Hoje em dia, mais do que nunca, construir uma casa pode ser tanto um pesadelo como um divertimento, tudo depende da forma como é encarado o desafio e de como corre o processo. Os materiais de construção são variadíssimos, as opções de escolha são das mais diversas, e nem sempre é fácil conseguir visualizar e atingir o resultado final tão desejado.

Ter algumas noções prévias do processo da construção de uma casa ajudam a que o resultado seja atingido de forma mais fácil, e a ajuda de especialistas é essencial. As casas podem ser encaradas como o espaço onde iremos viver, ou como um ser vivo. São perspectivas diferentes!

Idealmente, e tendo em conta um plano futuro, construir uma casa deverá ter como alicerces: a durabilidade, adaptabilidade, arquitectura e design. Finalizar a obra com a sensação de que foi construída uma casa com Factor de Valorização é o objectivo final. Algumas casas podem terminar como sendo apenas casas, e outras podem resultar em deleite e valor tanto hoje como no futuro.

Deixamos-lhe algumas dicas que poderá aplicar caso esteja a construir casa. A nossa meta é que consiga obter um imóvel de valor e uma obra de arte em mãos. Pronto para começar?

1 – À descoberta da inspiração

Sala de estar  por Neuvonfrisch
Neuvonfrisch

Split – Regalsystem

Neuvonfrisch

Primeiro e antes de tudo o resto sugere-se que pesquise, aprenda, inspire-se! Para construir casas, e para tudo na vida, um dos sentimentos mais importantes que podemos ter é saber para onde queremos ir. Folheie revistas de arquitectura, leia blogues, visite sites, vá a feiras e exposições da área e fale ainda com profissionais da área. Recolher informação é importantíssimo, e não se focar apenas num aspecto da casa também. Aproveite para falar com os amigos que já construíram casa e pergunte como correu o processo. O que poderiam ter feito para correr melhor, o que mudariam caso tivessem oportunidade, quanto dinheiro gastaram e ganhe a perspectiva de quem já passou pelo desafio, que muitos descrevem como um dos maiores da vida. Se tiver oportunidade de falar com profissionais da área, pergunte se estão contentes com as soluções que apresentam, se fosse em casa deles que materiais aplicavam se voltassem a construir, se existe alguma novidade prestes a sair no mundo da construção, e ganhe confiança para começar.

2 – Procure ajuda a quem já fez… e a quem percebe do assunto!

Parede e piso  por Paperwolf
Paperwolf

Jagd-Trophäe Einhorn

Paperwolf

Contrate uma empresa de construção na qual confie, que seja totalmente direccionada para a construção de casas, e da qual sinta compreensão. É importante que o responsável pela sua obra crie empatia consigo para que consiga executar na perfeição os seus pedidos, e para que o resultado final não seja diferente do esperado. Na categoria dos profissionais, contrate um arquitecto e um designer de interiores e exteriores nos quais também deve confiar, para que o acompanhem em todo o processo. Não basta ir adaptando os materiais de construção que vê e gosta às diferentes divisões da sua casa. É preciso construir a obra como um todo e dar vida ao que vai erguer. Um profissional poderá ajudá-lo a fazer as melhores escolhas e a ter responsabilidade pela execução durante o processo.

3 – Soluções limpas para um aspecto duradouro

Sugerimos que não aplique, ao construir a sua casa, soluções muito marcantes e irreversíveis. Ainda que com a decoração possa dar asas à sua imaginação, no que toca à parte da obra sugerimos que transmita ao seu arquiteto, e tenha em mente, ideias simples, amplas e com materiais suaves, de aplicação e remoção fáceis. Isto porque nunca se sabe quando os gostos ou as necessidades irão mudar. Ter algo limpo é sempre melhor do que uma casa com um pormenor marcante que pode levar ao cansaço com os anos.

4 – All whites!

Os tons são marca de grande importância na construção de uma casa. Os tons neutros na construção de uma casa ganham sempre em prol das cores marcantes; escolha cores suaves e bem conjugadas entre si, para que não acabe por ter, no chão de sua casa, madeira branca, clara e tijoleira preta. Caso opte por tons suaves tudo irá resultar melhor na sua casa.

5 – O que é nacional é bom

NEW YORK tiles: Parede e piso  por BARRO
BARRO

NEW YORK tiles

BARRO

A utilização de materiais autóctones aparece como a quinta dica! A aplicação destes materiais ao construir uma casa prende-se com os fatores de envolvência e custo. Se usar materiais da zona onde vai construir a sua casa esta ficará melhor inserida no meio que escolheu para a construção da sua moradia. Os custos de transporte do material até à sua obra serão com certeza mais baixos.

6 – Ser o que se é!

Parede e piso  por V.I.P.Floors
V.I.P.Floors

Arte Coronal Oak Antik

V.I.P.Floors

Em sexto lugar, sugerimos que não aplique materiais que imitam outros materiais. Seja fiel a si mesmo e à sua casa. Não aplique tijoleiras a imitar pedra, nem pedra a imitar cimento, nem cimento a imitar madeiras: assuma os materiais como eles são, cada um no seu local e com a sua função. Verá que desta forma poderá passar uma ideia de mais autenticidade para si e para todos os que visitarem a sua casa.

7 – Menos é mais.

Experiments in art Nouveau style: Salas multimédia modernas por D O M | Architecture interior
D O M | Architecture interior

Experiments in art Nouveau style

D O M | Architecture interior

Deixamos a ideia dos espaços amplos e as divisões grandes. Se espaço não for um problema, uma casa ganha em ter divisões amplas e espaçosas, que permitam brincar com a decoração que preferir ao longo do tempo. Desta forma pode ir adaptando a sua casa com móveis ou divisórias fictícias e ter um dinamismo eterno na sua construção. Construir é também deixar espaço para brincar.

8 – Luz, Calor, Espaço, Vistas!

Parede e piso  por BAUWERK PARQUET
BAUWERK PARQUET

Master Edition

BAUWERK PARQUET

Sugerimos ainda que priorize as vistas e não tenha medo de abusar nas janelas de sua casa. Além da sensação de espaço que ganha, a luminosidade natural numa casa é sempre um ponto a favor tanto pela vertente energética e de poupança como pela vertente de bem-estar.

9 – Deixe-se envolver pela construção da sua casa

Não sendo menos importante, o favor de valorização da sua casa deve estar sempre presente na sua mente, tanto ao construir como na decoração ou no recheio. Tente criar um ambiente onde se sinta em casa, confortável e que seja prático para o seu dia-a-dia, que seja agradável de usufruir e adequado às suas necessidades. Uma coesão no interior e no exterior de sua casa é também importante. Ceda tempo à parte exterior que rodeia o seu lar, dedique-lhe tempo e atente, também aqui, aos pormenores que lhe podem proporcionar uma envolvente aconchegante no jardim ou no pátio de sua casa.

10 – O amor é o caminho

Sala de estar  por design Inmovimento
design Inmovimento

popheArt beanbag

design Inmovimento

Usufrua do seu lar / Seja feliz na sua obra / Sinta-se em casa

Gostou das nossas dicas? Deixe-nos o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!