10 ideias para casas de banho modernas!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Hoje na homify falamo-vos da divisão da casa a que provavelmente damos menos importância mas que, por outro lado, vamos muitas vezes durante o dia e merece tanta atenção na sua decoração quanto as outras divisões, de forma a ser higiénica e confortável. É claro, estamos a falar da casa de banho! Geralmente, é a divisão mais pequena, mas, se pensarmos bem, é dos locais da casa onde acontecem mais coisas. Tomamos banho, fazemos a nossa higiene pessoal – que incluí muito mais coisas do que lavar os dentes –, no caso das mulheres, maquilham-se, e por vezes até nos vestimos lá… Se é uma divisão que usamos tanto porquê menosprezável? Neste artigo expomos 10 ideias para construir uma casa de banho moderna e prática!

Simplicidade e detalhes

As duas palavras essenciais para decorar uma casa de banho são a simplicidade e os detalhes. Por um lado, deve ter cores neutras, tanto os azulejos como tapetes bem como o lavatório e a própria bancada. Por outro lado, devemos complementar esta neutralidade com os detalhes, como se vê nesta fotografia os espelhos que são o centro das atenções. Para além dos espelhos, apesar da cor neutra da parede, o seu padrão dá-lhe um toque muito mais original!

Espaço

O primeiro tópico a referir não podia deixar de ser o espaço. Todos nós sonhamos ter uma casa de banho grande! Por isso, se estiver a construir uma casa e puder dedicar-se à casa de banho, não se esqueça de projectar, com a ajuda do arquitecto/designer, uma casa de banho espaçosa. Caso a sua casa de banho seja mais pequena, há determinadas soluções que referiremos a seguir que criam a ilusão de espaço. A existência de dois lavatórios é também uma mais-valia, que, para aqueles que partilham a casa de banho, ajudará no momento da higiene pessoal.

Arrumação

Mesmo que tenha uma casa de banho mais pequena, não se preocupe! Se tiver bons móveis para ficar tudo bem arrumado e organizado, é meio caminho andado para que a casa de banho fique mais livre. Um armário com gavetas ou um com estantes é o ideal para colocar todos os produtos e toalhas, para que fique à vista o mínimo que pode estragar a decoração.

Conforto e higiene

Casas de banho modernas por Ceramika Paradyż
Ceramika Paradyż

Kolekcja Tigua

Ceramika Paradyż

Para que haja conforto e higiene numa casa de banho é essencial haver um tapete. Deve escolher-se um tapete macio e absorvente, tendo em conta os tons do resto da decoração da casa de banho. Não queremos sair do banho e deixar poças de água e tudo molhado! O tapete resolve todos esses problemas, para além de que traz mais conforto à divisão.

Espelho

Os espelhos, para além de serem essenciais numa casa de banho para a nossa higiene pessoal, são uma das soluções mais eficazes para as casas de banho pequenas. Quanto mais espelhos houver, maior é a ilusão de que a casa de banho é espaçosa. Nesta imagem podemos ver que a casa de banho tem um espelho tão grande que cria a ilusão de que esta tem quase o dobro do tamanho! Um espelho não ocupa praticamente espaço nenhum, apenas uns milímetros de espessura, por isso é que é uma excelente solução que, ao mesmo tempo, confere à casa de banho um estilo mais moderno.

Vegetação

Se queremos dar um toque fresco e especial à nossa casa de banho basta colocarmos uma planta, grande ou pequena, dependendo do tamanho da casa de banho, e está feito! É a solução perfeita e transmite-nos logo uma boa energia pela manhã, sentindo-nos mais ligados com a natureza.

Iluminação artificial

Casa de banho  por Design by Torsten Müller
Design by Torsten Müller

Designerwaschtisch aus Naturstein

Design by Torsten Müller

Cada vez mais os designers estão a dar primazia à iluminação artificial, enquanto elemento de decoração. Para além dos típicos candeeiros ou luzes de tecto, as luzes escondidas que iluminam locais inesperados começam a tornar-se um sucesso. Jogar com as cores da iluminação, fugindo ao amarelo e ao branco, dá um ar muito moderno e até “tecnológico” à casa de banho, sendo mais decorativas do que funcionais.

Texturas

Casa de banho  por GAL srl

A simplicidade e os detalhes já foram referidos como palavras base para a decoração das casas de banho. Porém, uma casa de banho não deve ser com paredes brancas lisas, móveis brancos lisos e porcelana lisa. Não nos sentiríamos bem num espaço tão vazio e simples… Por isso é que existem as texturas! Tal como podemos ver nesta parede de pedras. Há quem prefira as texturas nas paredes, no chão da banheira ou até mesmo no lavatório. É como se fosse o papel de parede perfeito para uma casa de banho.

Portas transparentes

Casas de banho modernas por Nordic Saunas and Steam
Nordic Saunas and Steam

Feature Showers and Steam Showers

Nordic Saunas and Steam

Para além do “truque” dos espelhos temos esta excelente alternativa que são as portas transparentes nos polibans. Assim, a casa de banho ficará muito mais “aberta” e espaçosa, em vez de ser ver um canto fechado para a banheira/chuveiro.

Janelas

Por último, se a sua casa de banho tiver uma janela não tenha medo ou vergonha! A luz natural deve ser sempre aproveitada. É claro que enquanto estiver a fazer a sua higiene pode optar por colocar um cortinado, mas que deixe passar a luz na mesma. Desta forma, terá mais vontade de estar neste espaço, porque se aproximará esteticamente às outras divisões da casa.

Qual destas ideias escolheria para tornar a sua casa de banho moderna?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!