Cortinas incríveis para o seu quarto

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
DORMITORIO CASAL, Adriane Cesa Arquitetura Adriane Cesa Arquitetura Quartos modernos
Loading admin actions …

A cortina é uma peça de pano e/ou materiais diversos, suspensa por argolas, trilhos ou por outro meio, para proteger ou adornar janelas, portas e leitos. Usada principalmente para dificultar a passagem da luz, barrar o vento forte além de evitar que mosquitos e pequenos insetos invadam o interior da sua casa.

A ideia da cortina foi muito utilizada pelos homens da caverna, mesmo antes da decoração de interiores existir, para revestir ambientes e proteger contra o frio ou animais da redondeza. Entretanto, a primeira vez que se utilizou o item como enfeite foi no século XIII, na Inglaterra, num casamento da realeza na Abadia de Westminster. Somente durante a Idade Média que o escurecimento dos ambientes e a busca pela privacidade ficou mais latente, trazendo um grande número de tecelagens artesanais a ficarem em evidência. As janelas de grande porte e com cortinas cheias de enfeites ou aparadores, surgiram a partir do Barroco e o rococó. Deslumbrantes e atraentes, transformaram épocas, combinando com tapetes, móveis e estados. As cortinas também foram muito ostentadas pela Igreja Católica, com o surgimento das grandes catedrais da época do Renascimento e a introdução do vidro decorativo. Assim, a dupla cortina e vitral, transformaram as edificações e igrejas da época perdurando até os dias de hoje. 

Figurinha carimbada em todos os cantos da casa, essenciais para aquecer a casa com muita pompa e sofisticação, cortinas de diferentes modelos são artigo necessário para o quarto. Escolher a melhor opção para esse cômodo não é uma das tarefas das mais fáceis. Seja tamanho, praticidade, material ou estilo, cada espaço confere um determinado conceito. Assim, a homify separou exemplos de cortinas incríveis e variadas para o décor do seu dormitório ou suíte master. Com esse livro de ideias e as nossas sugestões, com certeza o seu lar ficará mais charmoso e aconchegante. Confira!

Com persiana

A persiana é uma espécie de cortina de placas fixas, que controla a intensidade de luz que adentra o ambiente. Também ha persianas moveis que fazem a vez da cortina em si. Nesse caso, o dormitório foi adornado com persiana e cortina e o morador pode controlar se quer o ambiente mais claro ou escuro ao fazer uso desses acessórios em conjunto ou separados. 

Transparente

A cortina translúcida combina com o quarto moderno que traz obras de artes despojadas e um conjunto de móveis arrojados. Por ser branca, combina com os tecidos e tonalidades dos estofados e criado-mudos. O destaque fica para a luminária quadrada de layout minimalista e inovador. 

Neutra

Esse conceito de decoração de interiores privilegia a contemporaneidade de obras de arte e peças de bom design e foi assinado pela equipe de Denise Barretto Arquitetura. Amplo, o dormitório está muito equilibrado e com os móveis bem distribuídos, proporcionando um grande espaço para circulação. A paleta de cores neutra, creme e marrom caiu super bem no ambiente. Assim, o quarto combina perfeitamente com essa cortina de cor negra e lisa que tem spots de luz que seguem a linha da janela evidenciando a área. 

Dois tons

Esse quarto tem a presença de tecidos mais fofos e pesados, preparado para lugares que o frio predomina. Tanto a cabeceira, quanto os estofados, o tapete e a roupa de cama, são compostos de tramas mais densas. A cortina não poderia ser diferente, alem de ter duas tonalidades, com a barra mais escura. O projeto eclético ficou um luxo, não é?!

Listrada

A cortina listrada com três tonalidades de cores combinando com as almofadas com tecido de listrinhas deixou o quarto super balanceado e aconchegante. Nesse espaço eclético, outro destaque ficou por conta da cama mais baixa, no estilo oriental e a mesinha de cabeceira rasteira. 

Cinza

Quarto amplo, todo em tons de cinza, com madeira em detalhes da marcenaria e no piso. Cortinas de tecido e papel de parede com muitas tonalidades de cinza e dourado fazem a vez nesse dormitório. A luminária em inox combina com o a paleta de cores, tendência em muitos espaços além da cozinha.

Como porta

Nesse quarto eclético com vários elementos de estilos diferentes, a cortina faz a vez da porta de um armário, para proteger o gaveteiro, prateleiras e um cabideiro, que substituíram o móvel. Componentes clássicos se misturam com itens contemporâneos e deixam o espaço com ar romântico. Ideia criativa!

Para a cama

Antigamente era muito comum usar cortinas de tecidos leves ou mesmo redes para cobrir camas e proteger a pessoa de insetos, por exemplo. Esse ambiente zen traz uma combinação de mobília mais relax para uma casa numa residência paradisíaca. A cama ficou muito estilosa com essas cortinas ao redor. 

Curtas

Esse quarto de solteiro moderno e contemporâneo tem uma área reservada para um escritório doméstico embaixo de uma janela que comporta cortinas menores em cumprimento, apenas para cobrir a moldura da janela. Para outras ideias de quartos ou home-offices confira o site da homify e todas as nossas fotos de catálogo. 

Escura

homify Quartos modernos

O diferencial dessa cortina é que além de ser numa cor mais escura, também tem monogramas no tecido construídos pela tecelagem, que deixam a textura do artigo super sofisticada, combinando com o restante do décor desse dormitório. A peça e o piso de madeira contrapõe com o resto do quarto que tem paredes brancas e bem iluminadas com spots de luz. 

Vitoriana

Como já mencionado, a partir do barroco e o estilo rococó, as cortinas com mais tecidos e volumosas entraram em cena, roubando toda e qualquer ação. Assim, os prendedores de cortina acabaram por ser um adereço interessante, tanto para dar mais volume quanto para amarrar o item ao abrir as cortinas, por exemplo. Dessa forma, o conjunto de cortina também acaba por ter varias peças, a transparente de dentro, fazendo vez da persiana, e outras que intercalam, variando cor e tecido. 

Colorida

Essa peça listrada com cores fortes deixou o ambiente do quarto mais alegre e descontraído. O artigo deixa o quarto mais contemporâneo justamente pela estampa, combinando, inclusive, com a cabeceira da cama que tem o estofado em matelassê. A suite moderna ainda conta com um ofurô no banheiro, com muito estilo e charme. Vale lembrar que tons muito fortes podem desbotar por conta do sol. Portanto, as listras alternando cores fortes e neutras se preservam mais. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista