Objectos decorativos que pode encontrar em casa dos seus pais

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Quando chega o momento de sairmos de casa dos pais e começarmos a viver no nosso espaço (e aqui, quando falamos em viver no nosso espaço, não estamos a incluir a experiência universitária), no nosso cantinho, podemo-nos deparar com todo um novo mundo que pensámos ser bem mais pequeno do que na realidade é. Entre mobilar a casa, pagar contas e decidir o que vai encher o frigorífico e a despensa, facilmente as primeiras semanas (que num instante passam a meses) correm sem deixar rasto de por cá terem passado, ficando apenas como companhia caixas ainda por abrir e aquela sensação de estarmos no nosso espaço sem que este seja nosso. Já alguma vez sentiu isto?

Pois bem, hoje vamos falar sobre como decorar a sua casa, mas sem gastar (muito) dinheiro e torná-la altamente personalizada. Como? É fácil. Basta para isso darmos uma volta com olhos de ver pela casa dos nossos pais. O ser humano é naturalmente materialista, na medida em que se apega aos seus pertences, independentemente do valor real dos mesmos. Muitas vezes, atribuímos um valor sentimental maior às nossas coisas por nos lembrarem alguém especial, por nos fazerem viajar para algum sítio onde já fomos felizes. Desta maneira, se o seu próximo passo é sair da casa dos seus pais para uma sua, não deixe para trás todos os objectos que tornam o ambiente familiar. Fale com os seus pais e negoceiem quais os que poderão sair de casa deles para que tornem a sua house numa home. No fundo, homifique a sua casa!

Acessórios e utensílios de cozinha

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Aqui convém mesmo mesmo falar com a sua mãe! Por muito amor que tenha àquela terrina Bordallo Pinheiro ou àquele saleiro que também já pertenceu à sua avó, nada de desviar estes objectos sem antes falar com a manda-chuva da cozinha! Claro que com jeitinho conseguirá trazer tudo o que mais gosta… mas fale abertamente sobre uma herança antecipada. Tente trazer para a sua casa apenas alguns apontamentos que tornarão a sua cozinha muito mais familiar para si. Objectos decorativos (como pratos ou quadros) e utensílios do dia-a-dia (uma saladeira ou talvez umas bases para tachos) são pormenores deliciosos!

Gavetas velhas

"Imperatriz" | vitrine: Sala de estar  por Estado d'Alma
Estado d'Alma

Imperatriz | vitrine

Estado d'Alma

Há algum armário, cómoda ou mesa encostados a um canto na casa dos seus pais? Aqui podemos incluir aqueles que estão na arrecadação ou no sótão, onde estão a servir de depósito das mais variadas coisas, sem serem essenciais na decoração de algum espaço. Se tem algum mono deste tipo, pergunte aos seus pais se pode retirar-lhes uma ou mais gavetas. E o que fazer a seguir? Lixá-las, dar-lhes uma nova cor, um novo tratamento e uma nova vida! As gavetas, dependendo do tamanho e do seu objectivo final, são bastante versáteis. Se forem pequenas (por exemplo, gavetas de mesas de cabeceira), podem ser usadas como prateleiras, fixando-as na parede desejada; no caso de serem maiores e fundas, pode empilhá-las e construir um armário de apoio, uma estante para livros ou mesas de cabeceira; sendo grandes, que tal criar uma mesa de centro para a sua sala?

Globo ou mapa vintage

Quarto Terra Colonial - Depois :   por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Terra Colonial – Depois

MUDA Home Design

Hoje em dia, com a internet, os mais pequenos perderam a noção de diversão implícita com a presença de um globo ou de um mapa. Há uns anos atrás, as crianças perdiam-se a observar países, cidades, a ver as distâncias entre diversos pontos mundiais e a idealizar como seria viver num continente longínquo. Se tem tão boas memórias com estes objectos como nós, traga-os para sua casa e deixe que eles transmitam para o ambiente esses tempos passados. Quem sabe, os seus futuros filhos quererão levá-los para casa deles também e se fabrique aqui uma excelente tradição familiar!

Um baú antigo transformado numa mesa de apoio

Quarto  por Pink Pug Design Interior
Pink Pug Design Interior

Sypialnia z garderobą i balkonem

Pink Pug Design Interior

Os baús, por si só, são excelentes peças – quer de arrumação, quer de decoração. Um baú, independentemente de estar envelhecido ou não – transmite quase que de modo instantâneo suspense e aguça-nos a curiosidade. Que tesouros podemos encontrar dentro de um? Se o seu quarto de criança onde guardava os seus brinquedos ou se os seus pais o têm na sala com álbuns de fotografias antigas, com certeza que é um must-have na sua nova casa! Cheio de boas recordações da sua infância, traga-o, mantendo a sua aparência original ou dando-lhe um novo aspecto. Se for um baú plano no topo, pode transformá-lo em mesa de apoio.

Utilize um vestido velho como fronha de almofada

Exploring Time: Sala de estar  por Loloca Design
Loloca Design

Exploring Time

Loloca Design

Já tinha pensado nisto? Pois bem, criar almofadas decorativas pode ser mais fácil do que imaginava! Faça uma busca intensiva naquelas roupas antigas que já ninguém usa (e aqui pode percorrer todos os armários e gavetões de todos os elementos da família) e recolha aquelas que têm os estampados mais bonitos e que melhor se adequam à sua decoração. Depois disto, veja a quantidade de tecido de cada peça e reutilize-o: descosa as peças, corte à medida das suas almofadas (se for preciso, cosa retalhos a retalhos para que a área de trabalho aumente)… et voilá! Terá fronhas novas impecavelmente personalizadas e que terão toda uma história por trás do seu real objectivo!

Inspiração!

A grande e fundamental ideia deste nosso artigo de hoje é só uma: traga toda a inspiração possível daquela que foi, provavelmente, a morada mais feliz que teve! Apesar de todas as discussões, discórdias e desentendimentos por que passou com a sua família, foi ela quem o moldou e lhe deu uma base para que agora seja independente e que erga a sua própria casa e a sua própria vida. Assim sendo, traga essa inspiração dos seus pais para a sua casa. Um armário antigo que contraste com os seus utensílios modernos, uma moldura de espelho trabalhada que contrasta com as linhas minimalistas do hall de entrada, a sua manta de infância preferida para o quarto do seu bebé… coisas que o façam recordar os bons momentos vividos no seu passado e que tornarão o seu presente mais familiar, para que o futuro seja menos assustador!

Qual o objecto presente em casa dos seus pais que mais gostaria de ter em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!