15 Ideias Geniais Para Aproveitar Melhor Uma Sala Pequena

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Hells Kitchen Penthouse, Bhavin Taylor Design Bhavin Taylor Design Salas de estar
Loading admin actions …

O sonho de quase todos é contar com espaços amplos e uma sala extraordinária, e ter nela os móveis que vemos nas revistas. Mas a realidade é que a maioria das residências atuais sofrem com a falta de espaço em diversos ambientes, inclusive na sala de estar.

Mas não pense que este é um fator limitante. Uma sala pequena pode ser cativante, mas é desafiador escolher os móveis, cores e distribuição para que ela pareça mais ampla e bonita. No livro de ideias de hoje, temos 15 ideias para salas pequenas que servirão como guia para decorar a sua.

​1. Priorize a escolha de cores neutras e claras, que aumentem a sensação de luminosidade

As cores neutras e claras darão elegância, modernidade e luminosidade ao espaço. Além disso, estas tonalidades sao acolhedoras e confortáveis para um ambiente pequeno.

2. Paredes brancas são sempre bem vindas

As paredes brancas são perfeitas para iluminar a casa inteira, não importando o tamanho, mas quando uma sala é pequena, o efeito é muito mais intenso.

3. Na escolha do mobiliário escolha os com linhas simples

homify Salas de estar industriais

Os móveis com linhas simples são mais indicados para uma sala pequena. Assim o espaço parecerá mais organizado e harmonioso.

Veja móveis para a sala em nossa loja homify!

4. Ter um espelho sempre será uma ótima ajuda

Mieszkanie w kamienicy, SAS SAS Salas de estar ecléticas

Instale ao menos um espelho quando for decorar uma sala pequena. Isto ajudará a reforçar a sensação de amplitude e luz, além de acrescentar um elemento que, por si só, é muito decorrativo.

5. Um sofá de cor marcante será suficiente para decorar sua sala

As salas pequenas não admitem muitos ornamentos. O correto é encontrar poucas peças que ajudem a embelezar o ambiente. Um sofá com uma cor marcante, como o que podemos ver na imagem, decorará a sala e será funcional. Busque contrastá-lo com outras peças neutras para ter o efeito desejado.

6. O emprego de estampas para gerar um efeito visual interessante e amplo

Aqui você pode investir no piso, colocando um tapete que alargue a sala, enganando o olho humano. Olhe como pode ser interessante essa simples ideia.

7. Aqui temos outro exemplo com toques coloridos no mobiliário

Este é um exemplo que combina as sugestões anteriores: romper a monotonia com um móvel de cor marcante e o tapete no piso. Genial!

8. Coloque decoração nas paredes, dessa forma não precisará de móveis extras para isso

As paredes contribuíram de forma extraordinária na decoração da sala. Desde a colocação de quadros até as estantes para que objetos de decoração fossem colocados sobre elas. Objetos estes que, normalmente estão nas mesas laterais ou de centro.

9. Salas em canto ajudam a aproveitar o máximo das condições do espaço

Este tipo de salas en “L” ou com canto são fantásticas para as pequenas, pois elas aproveitam as esquinas para ganhar espaço na distribuição da sala.

10. Vegetação para deixá-la mais fresca e colorida

Como mencionamos, as salas pequenas não admitem excessos, assim, recorrendo às paredes, podemos instalar um jardim interior, que funcionará como uma decoração potente.

11. Escolha móveis que ofereçam várias funções

Ao não ter capacidade de colocar grande variedade de móveis, a alternativa é incluir apenas um que possa oferecer ordem e estética à sala.

A televisão, livros, vasos, flores, fotografias, entre outros, podem estar presentes em um móvel como na imagem acima. Um dos pontos positivos é a presença de gavetas que permitem guardar algumas peças.

12. Coloque sobre os sofás peças que os deixem mais confortáveis e aconchegantes

As almofadas e mantas são muito decorativas, não ocupam espaço e, instantaneamente, deixam o lugar mais aconchegante.

13. Uma boa fonte de luz artificial vai iluminar e decorar

Os abajures de pé têm grande poder decorativo e luminoso, pois têm efeitos pontuais no ambiente. Existem designs dos mais diversos estilos, então não será difícil encontrar um que dialogue com o conceito de sua sala

14. Paredes também com cores escuras

Pode parecer difícil imaginar que os tons escuros podem cair bem na decoração de uma sala pequena, mas não é assim. As tonalidades de cinza ajudarão a criar um efeito de profundidade no ambiente.

15. Considere colocar nichos

Os nichos, como as estantes, solucionam o problema de distribuição de peças decorativas na sala. Os nichos são fantásticos pela bela estética. Consulte um profissional – como um decorador de interiores – para que ele te dê as melhores opções.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista