10 cozinhas pequenas que mudam completamente uma casa | homify 10 cozinhas pequenas que mudam completamente uma casa
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

10 cozinhas pequenas que mudam completamente uma casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Cozinhas modernas por architetto raffaele caruso Moderno
Loading admin actions …

Nas casas modernas, a cozinha tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante, aparecendo aberta para a sala, numa lógica de plano aberto e entre quatro paredes. Ao mesmo tempo, as cidades, por estarem sobrepovoadas, têm unidades habitacionais cada vez mais pequenas, pelo que se torna necessário sacrificar a área de cada divisão. A cozinha não é excepção e a funcionalidade deve ser privilegiada aquando do seu planeamento. Ainda assim, tal como poderá ver neste livro de ideias, com engenho e criatividade, as cozinhas – mesmo as mais pequenas – podem ter ambientes esteticamente apelativos. 

Ora veja estas 10 fantásticas cozinhas. 

1. Pequena mas elegante

A combinação entre o branco e a madeira é clássica e dotada de uma beleza intemporal. Se a sua cozinha é pequena, escolha mobiliário simples, mas apelativo, que inclua boas soluções de armazenamento. Não se esqueça, ainda, de distribuir os pontos de luz de forma homogénea pela área. 

2. Com portas deslizantes

Quando os espaços da casa são pequenos, devemos optar por mantê-los abertos de forma a não criar separações visuais muito óbvias que acabem por minimizá-los ainda mais. Uma boa ideia para criar uma divisão efectiva para espaços pequenos é a instalação de portas de vidro que permitem ligar a cozinha com qualquer outro espaço sem interromper a fluidez da circulação. 

3. Em tons de cinzento

Esta cozinha destaca-se pelo seu aspecto moderno, reforçado pelos distintos tons de cinzento que combinam com o branco base, e incorpora na perfeição tons mais claros de madeira, presentes na mesa e nas cadeiras. O branco é a cor mais versátil e é muito fácil de utilizar na decoração, criando boas combinações dentro de qualquer estilo que deseje implementar.

4. A vantagem do irregular

Há algumas cozinhas de estilo moderno que exibem uma distribuição irregular com ângulos difíceis no desenho que tornam o espaço original e o processo decorativo mais desafiante. Neste exemplo, a arquitectura do espaço proporciona um toque caseiro e acolhedor à cozinha, onde se utilizam diversos tons de cinzento e de madeira que se destacam. Para além de tudo isso, o espaço ainda possui uma excelente iluminação que a torna mais leve, luminosa e, como não podia deixar de ser, funcional.

5. Ligada ao exterior

Nesta cozinha, há uma predominância do branco. A cor sai reforçada pela luz que entra pela porta que faz a ligação entre a cozinha e o terraço. Estamos perante um espaço pequeno que beneficia de muitos factores: a luz dá-lhe uma sensação de maior amplitude, os tons claros tornam-no mais elegante e gracioso e o detalhe colorido dos frutos junto à janela oferecem-lhe vida. 

6. Atrevimento colorido

Quando se pensa na separação de espaços, é usual pensar na facilidade de utilização e no tamanho do mobiliário, mas muito raramente se pensa na cor que também pode ser usada para separar e delimitar áreas da casa. No exemplo aqui publicado, a cozinha destaca-se pelo contraste entre os equipamentos vermelhos e as paredes de estilo rústico que cria um ambiente bastante moderno e original.

7. Cozinha prática

Se a decoração com foco no aspecto visual não é o seu forte, pode, ainda assim, delinear um projecto funcional, como acontece com esta cozinha. Aqui existe um claro toque industrial que se mistura com o aspecto mais caseiro e acolhedor das madeiras e da luz de tom quente. 

8. Integrada com o espaço de refeições

A cozinha desta imagem estava originalmente integrada numa sala de estar, mas os proprietários decidiram criar uma península que pode ser usada para refeições, servindo, ao mesmo tempo, para delimitar a área. 

9. Estilo retro

Empreste à sua cozinha uma identidade reminiscente das décadas de '20 a '60. Para isso, não precisa de ir buscar os seus móveis a antiquários! Pelo contrário, o estilo retro está na moda e há uma panóplia de móveis novos e funcionais inspirados nesta corrente. Nesta cozinha, há vários elementos associáveis ao estilo retro, desde as cadeiras Charles & Ray Eames aos candeeiros metálicos suspensos sobre a mesa, passando pela cabine telefónica e pelo papel de parede com uma paisagem londrina. 

10. Com espaço para tudo

Se o espaço escassear no chão, aproveite-o na vertical. Na cozinha que vemos na imagem, suspendeu-se uma estrutura preta com duas prateleiras sobre a península. Para além de se impor no espaço, acomoda vários alimentos e utensílios. 

- Se gostou destas cozinhas, veja aqui mais propostas assinadas pelos designers de cozinhas registados na homify.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Qual destas cozinhas gostava de ter? Partilhe connosco a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!