por Riverwalk Furniture

3 dicas prácticas para o seu dia-a-dia

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O nosso quotidiano não é uma ciência exata. Cada família, cada lar, tem os seus rituais e rotinas que lhes permite fazer frente às necessidades de habitabilidade de uma casa e mantê-la confortável.

Por este motivo não queremos aqui ditar regras ou delinear estratégias absolutas, como se estivéssemos em posse de um segredo universal ou de uma verdade incontestável. 

Aquilo que funciona numa casa pode não ser possível noutra!  Hoje trazemos-lhe apenas algumas sugestões simples, comprovadas por muitos, que podem ajudar a tornar o seu dia-a-dia mais fácil. São pequenas notas de que às vezes nos esquecemos… Se calhar fazem parte da sua rotina, se calhar ainda não consegue pô-las em prática, se calhar não pode, ou não quer, realizá-las em sua casa.  

Mas não há nada como comprovar por si, por isso vamos começar. Acompanhe-nos!

Cozinha – torne-a mais funcional

A funcionalidade é uma necessidade primária numa cozinha, sobretudo para quem gosta de cozinhar! Ter tudo ao alcance da mão, sem ter de andar a procurar e sem perder tempo. Ter espaço de arrumação. Conseguir num só olhar rápido localizar o produto ou utensílio de que se precisa. Poder cortar, moer ou picar com espaço de manobra para ter conforto e evitar acidentes. Poder aceder às especiarias a partir do fogão… Tudo isto é funcionalidade na cozinha, mas há muito mais, e cada pessoa tem as suas próprias necessidades funcionais! 

Hoje enfatizamos três: 

- coloque separadores nas gavetas para colocar cada um dos seus utensílios de cozinha! Se for preciso, sobretudo no início, não se acanhe em usar e abusar das etiquetas (às vezes é difícil decorar o lugar certo para cada coisa). Normalmente estes separadores de gaveta não são demasiado caros, mas se o seu orçamento não permite, há imensos projetos faça você mesmo na internet que pode realizar a custo próximo de zero, para criar algo semelhante ao obtido na cozinha da primeira imagem, da autoria do gabinete ALNO AG;  

- organize, ordene e identifique todas as suas especiarias. E não se esqueça de as manter à mão na hora de cozinhar! O ideal é que tenham um suporte ou um tabuleiro como na imagem nº 2. Lembre-se de que uma troca de especiarias pode arruinar totalmente o seu prato;  

- não mantenha os seus alimentos nas suas embalagens originais na despensa, a não ser que sejam caixas, embalagens individuais ou sejam para manutenção de stocks. Evite sacos e saquetas informes na despensa. Isto é especialmente indicado para secos e alimentos que podem ficar a granel, por isso quando abrir uma embalagem de massa ou arroz transfira esses alimentos para um frasco próprio, mas não se esqueça de pôr uma nota com a data de abertura (se não for consumir rapidamente). O que queremos com isto? Conseguir uma otimização do espaço de armazenamento e acabar com os sacos que se rompem ou com as perdas de alimentos caídos nas prateleiras da despensa!

Quarto – preserve o seu ambiente

Manter um ambiente saudável no quarto de dormir é extremamente importante! Ali passamos várias horas do nosso dia, a respirar e a transpirar, a dormir ou a desesperar com a insónia, e por isso é fundamental que a atmosfera seja saudável e relaxante para facilitar o tão desejado descanso. 

As nossas dicas: 

- não faça a cama logo de manhã. Ao fim de tantas horas a transpirar nos lençóis é importante deixá-los arejar para evitar acumulação de ácaros, fungos e bactérias. Sabemos que esta sugestão vai contra os princípios de muitos, que foram habituados desde pequenos a nunca sair de casa sem fazer a cama, mas, a não ser que a faça todos os dias com lençóis lavados, é mais saudável fazê-la à hora de almoço, ou à tarde; 

- evite a acumulação de roupas pelo chão. Tenha sacos para a roupa suja em sítios predefinidos e é para lá que a roupa suja deve ir. Não para o chão, para a cómoda, para o sofá ou para cima da cama! Esta pequena regra, que deve estabelecer a todos os elementos da família vão facilitar-lhe muito a vida na hora de arrumar e limpar a fundo; 

- destine um espaço, de preferência um espaço separado, para deixar a roupa que foi usada mas ainda o pode ser outra vez. Evite misturar estas roupas com roupas limpas, para evitar a proliferação de microrganismos no seu roupeiro.

Casa de banho – dedique-lhe alguns minutos do seu tempo diariamente

Há uma série de pequenas coisas que podemos fazer diariamente para manter os espaços apresentáveis e limpos, e para facilitar na hora das limpezas mais profundas: 

- passe um papel ou uma toalhita no espelho se este tiver gotas de água ou outra sujidade depois da utilização do lavatório. Passou o fio dental e salpicou o espelho? Limpe logo! Lavou as mãos e salpicou o espelho? Seque já! O espelho é uma das coisas que se tornam inevitáveis de olhar quando se usa a casa de banho e assim vai manter o espaço com o brilho intacto e evitar a acumulação de resíduos difíceis de remover; 

- se é aconselhável para o espalho também o é para a bancada do lavatório e até para a pia sem si! Passe uma toalhita de limpeza rápida. São eficazes a limpar sujidades pouco resistentes e até as há desinfetantes para manter a higiene imaculada!  

- ponha as toalhas usadas e os tapetes de saída de banho a secar depois de usados. Assim pode usá-los em segurança outra vez sem que apresentem cheiro a mofo. E se possível não os deixe a secar na casa de banho, a não ser que tenha exaustor ou um bom arejamento!  

As sugestões de hoje acabam aqui, mas se quiser mais ideias para a manutenção e limpeza da sua casa não deixe de ler o artigo ’Como limpar a casa em três horas’.  

E para conhecer um mundo de decorações todos os dias o melhor é visitar a nossa loja on line!

Faz tudo isto rotineiramente em sua casa?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!