5 projectos de edifícios para o futuro!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Actualmente, a necessidade de acompanharmos a velocidade do tempo é enorme. Mas, o que é ainda mais notável, é a nossa preocupação constante em pensar no futuro e trazê-lo o mais rapidamente para o presente. Para além da tecnologia, que está sempre em actualização, tal facto verifica-se também nas áreas do design e da arquitectura. Certamente já todos imaginámos ideias mirabolantes para a decoração ou construção das nossas casas mas depois pensámos que não seria concretizável. A verdade é que muitos arquitectos e designers já estão a desafiar os limites que existiram outrora!

Hoje na homify, expomos um catálogo de ideias que parecem impossíveis mas que são fantásticas! Desde projectos mais tecnológicos, a projectos que desafiam a ciência, até chegarmos aos mais amigos do ambiente.

A casa ecológica

O projecto PIERA é uma vivenda – cujo nome dá também nome ao projecto – criada pela House Habitat. É uma casa Eco-friendly, localizada em Barcelona. Foi projectada para ser habitada por uma família. Tem 120 m2, três quartos, duas casas de banho, uma cozinha, entre outras divisões.

A casa é praticamente toda de madeira, o que a torna ecológica e climática. O isolamento natural e as tintas utilizadas – feitas de minerais naturais – conferem-lhe uma enorme eficiência energética. É um excelente exemplo de uma casa amiga do ambiente e reflexo da preocupação com o futuro do planeta!

A casa barata

A CSH Container Services Hamburg UG, uma empresa sedeada em Hamburgo, na Alemanha, apresenta uma solução que tem tendência para ser um sucesso no futuro. Cada vez mais a habitação em contentores está a tornar-se frequente, principalmente na Alemanha. A CSH vende não só contentores usados para o transporte de mercadorias, como também contentores novos construídos com o auxílio de arquitectos, designers e engenheiros, já com o objectivo de ser usado para habitação. 

Como se vê nas fotografias, esta empresa prova que é possível aproveitar um contentor e torna-lo numa autêntica casa. A sua personalização não tem praticamente limites. O uso de janelas e claraboias é, sem dúvida, uma mais-valia na decoração, porque faz com que o espaço aparente ser maior do que é na realidade. Mais um exemplo de uma casa do futuro, que vai contra a ideia que temos de viver num prédio ou numa vivenda tradicional.

A casa que desafia a gravidade

  por Modscape Holdings Pty Ltd
Modscape Holdings Pty Ltd

Cliff House by Modscape Concept external

Modscape Holdings Pty Ltd

Não parece real, pois não? Nós sabemos! Mas é! Esta sim é uma verdadeira casa sobre o mar, com uma vista quase 360º sobre o horizonte. Os arquitectos procuram que no futuro as pessoas tenham cada vez mais conforto em casa e, por outro lado, há quem defenda também que a envolvência com a natureza traz muita qualidade de vida e a tranquilidade e calma que um apartamento num prédio no meio da cidade não nos transmite. 

  por Modscape Holdings Pty Ltd
Modscape Holdings Pty Ltd

Cliff House by Modscape Concept internal

Modscape Holdings Pty Ltd

Existem as tradicionais casas no campo, mas esta é muito mais fora do normal! Não é qualquer um que aceita habitar numa casa praticamente pendurada numa falésia que leva constantemente com ondas, mas não deixa de ser surpreendente! Esta casa está situada na Austrália. Tem vários pisos e umas varandas. É evidente o design minimalista e moderno, tanto no interior como no exterior. Será que no futuro haverá muitas casas assim?

As casas funcionais

É um facto que todos nós gostariamos de ter uma casa espaçosa, mas nem sempre é isso que acontece. E é a pensar nestes casos que os designers cada vez mais pensam em soluções de mobiliário que tenha várias utilizações e que dê para arrumar de forma a ocupar menos espaço na divisão a que pertence.

Até já existem camas que muito facilmente se elevam para que o quarto fique livre! É mesmo uma tendência que está a propagar-se cada vez mais e, certamente, no futuro surgirão ainda mais soluções para resolver estes problemas de falta de espaço! São estas pequenas ideias que fazem diferença.

A arquitectura irreverente

Cada vez mais começamos a ver edíficios e casas que esteticamente saiem fora daquilo a que estamos acostumados a ver. Estes dois são projectos são do atelier BIG-BJARKE INGELS GROUP, de arquitectos do Reino Unido. Este edíficio tem varandas triangulares cuja sombra e face inferior reflecte na fachada espelhada, dando este efeito geométrico e moderno. Torna-se, de certa forma, abstracto mas muito atractivo!

Centros de exposições  por BIG-BJARKE INGELS GROUP
BIG-BJARKE INGELS GROUP

EXPO 2010 DANISH PAVILION

BIG-BJARKE INGELS GROUP

O edíficio da fotografia abaixo fez parte da Expo 2010, na China, e é arrojado por ser uma espiral que as pessoas podem subir e descer, vendo o exterior e a vista panorâmica ou, por outro lado, o interior do edíficio. Autênticos monumentos do século XXI!

Qual é o seu desejo para o futuro? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!