Soluções fáceis e rápidas para quartos de criança

Maria Almeida Maria Almeida
Loading admin actions …

Nos tempos que correm todos procuramos soluções de decoração fáceis e rápidas, que não impliquem grandes obras em casa e os seus habituais transtornos. No quarto dos mais novos, isto é ainda mais notório, uma vez que o compartimento em questão, sendo para uma criança em crescimento, facilmente a decoração “passa de moda” ou deixa de se adequar à idade ou ao gosto da mesma. Quando pretendemos remodelar um quarto de criança, procuramos por isso soluções baratas e de preferência que sejam possíveis de ser realizadas por nós mesmos, sem haver assim necessidade de contratar os serviços de uma empresa de remodelações. Por outro lado, muitos de nós moramos em apartamentos ou casas alugadas, não estando por isso dispostos a investir tempo e dinheiro numa casa que nem sequer é nossa e na qual não temos por vezes garantias de lá permanecer por muito tempo.

As sugestões que se seguem pretendem dar resposta a isto mesmo e têm como linha comum  estes dois requisitos: fácil e rápido.

Tire partido das aparentes limitações e contingências do seu espaço

HAPPY HOME 2014: Quartos de criança mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Com tantas condicionantes e contingências, de preço, de mão de obra, de materiais, de espaço, etc, parece que as opções para personalizar o quarto das crianças fica drasticamente limitado! Contudo há inúmeras formas de conferir cor e dar toques especiais e de personalidade ao quarto dos seus filhos,  sem ser necessário fazer buracos na parede, ou mudar o chão. Tente encarar as aparentes limitações como possibilidades de explorar outras soluções mais criativas, envolvendo-o a si diretamente em todo o processo.

Pinte a Mobília

Quartos de criança escandinavos por MONOstudio
MONOstudio

Pokój niemowlaka

MONOstudio

Pode não ter recursos ou disposição para pintar as paredes de todo o compartimento, mas pode sempre pintar algum mobiliário. Pode comprar o mobiliário em bruto para posteriormente pintar a seu gosto, ou se tiver mobiliário antigo que tem ideia de reciclar tanto melhor. Ponha mãos à obra, um pouco de bricolagem nunca fez mal a ninguém!

Pequenos apontamentos de cor

Quartos de criança escandinavos por 0000
0000

50's wood & graphic

0000

E se ainda assim isto parece ser demais para si, porque não apostar, como neste exemplo, apenas em pequenos apontamentos de cor, sejam eles na parede ou no mobiliário. Tem vantagem de ser uma intervenção mais reduzida, investindo menos tempo e dinheiro em material. As soluções não deixam de ser interessantes por seram mais pontuais em vez de mais abrangentes.

Aposte no papel de parede

Quartos de criança clássicos por MoRo

Pode contudo pretender fazer algo mais afirmativo na decoração do que simplesmente pintar umas paredes, e para isso pode sempre optar pelo papel de parede. Seja apenas numa parede ou em todo o compartimento, esta solução é relativamente fácil e rápida de aplicar, sem sujidades ou constrangimentos de maior. Porque não adotar a solução da imagem e colocar um papel com uma mapa mundo no quarto das crianças? Assim os seus filhos podem aproveitar para aprender um pouco de geografia antes da hora da sesta!

Stickers e Decalques

Quartos de criança escandinavos por MONOstudio
MONOstudio

Pokój niemowlaka

MONOstudio

Esta é uma variante e alternativa válida  ao papel de parede, sendo contudo bem mais fácil de aplicar. É também solução para quem acha que revestir todo o quarto ou uma parede inteira é de mais para si. Com descalques e stickers consegue enriquecer as paredes com um toque de cor e interesse e, se assim entender conseguir praticamente o mesmo impacto de um papel de parede.

Simplifique e junte o melhor de dois mundos

Não duvide que o segredo para uma decoração funcionar em termos estéticos, pode residir na simplicidade das soluções adotadas. Neste sentido, pode sempre apostar numa estratégia mista em que conjuga a pintura de paredes com vinílicos autocolantes um pouco como pretende ilustrar o exemplo da imagem. As possibilidades são imensas, e o importante é conseguir conciliar a cor com que pinta a parede com a cor e os motivos escolhidos para os stickers. Isto é muito bem conseguido neste exemplo da arquiteta Stephanie Messager. É uma ideia muito original e divertida e de certeza que os miúdos vão adorar!

Seja afirmativo na escolha do tapete

A escolha do tapete pode desempenhar um papel crucial na decoração de qualquer tipo de espaço, acontecendo o mesmo nos quartos de criança. Para quem gosta de estilos de decoração mais contidos ou neutros, o tapete pode conferir aquela explosão de cor que nos cativa o olhar e se destaca dos demais elementos. Um tapete pode ser – pelo seu tamanho, cor ou padrão –  uma afirmação tão poderosa num ambiente que muda de um momento para o outro toda a leitura que tínhamos desse espaço até então. O uso de tapetes tem ainda outra vantagem. Imagine que não gosta especialmente do pavimento do quarto em questão mas não tem disponibilidade para o alterar. Porque não investir num grande tapete que de certa forma “esconda” o pavimento de que não gosta?

Faça composições criativas nas paredes

Veja as suas paredes como quadros em branco, e para dar cor e alegria ou apenas algum dinamismo e sensação de aconchego na decoração do quarto das crianças aposte em composições criativas. Pendure peças decorativas como quadros de fotografias ou frases inspiradoras, molduras de vários formatos e cores, nichos e prateleiras onde coloca bonecos e outros acessórios práticos ou decorativos, ou até candeeiros de parede. Contudo, tenha em conta que esta dica pode não ser necessariamente sinónimo de explosão de cor ou composições ousadas. Mesmo em ambientes mais neutros e até monocromáticos como é o caso deste quarto de bebé dos BMG Arquitetura, estas composições enriquecem o espaço e tornam-no mais acolhedor.

Tendas, uma tendência que veio para ficar

Costuma seguir as tendências do mundo da decoração de interiores? Se sim então já reparou que este é um elemento que não pode faltar hoje no quarto de qualquer criança. Sim as tendas vieram para ficar e, embora surjam muitas vezes associadas ao Estilo Escandinavo ou nórdico, podem ser facilmente adaptáveis a qualquer outro estilo de decoração. Podem igualmente ser usadas quer em quartos de menino quer menina, e são ótimas soluções para aquele pequeno recanto de brincadeira que qualquer quarto de criança deveria ter.

Não se esqueça da Arrumação

Quarto de menina: Quartos de criança modernos por Traço Magenta - Design de Interiores

O que nunca pode faltar num quarto de criança é espaço para arrumação! São brinquedos, livros, jogos, roupa que parecem nunca mais ter fim… É importante pensar neste aspecto logo de início, sob pena de quando der por ela já não haver móvel, estante ou baú que se integre ou sequer tenha espaço na decoração do quarto.

Confira as nossas sugestões fáceis e rápidas para a decoração de quartos de criança!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!