Como destacar a parede da cabeceira do seu quarto com papel de parede

Maria Almeida Maria Almeida
Loading admin actions …

No quarto, a parede da cabeceira da cama é aquela que, por norma, ganha mais destaque na decoração de interiores. A parede de cabeceira constitui-se como ponto fulcral, foco de atenção imediata, sendo para ela que a nossa visão é rapidamente direccionada quando entramos num quarto. Assim, faz todo o sentido que em termos de decoração seja esta parede aquela em que vamos trabalhar e apostar mais, criando excepções e detalhes que façam a diferença e se destaquem das restantes paredes do quarto. Este artigo pretende demontrar-lhe como fazê-lo com a ajuda de uma material relativamente barato e simples de usar: o papel de parede. É, com toda a certeza, um material dos mais versáteis, adaptável a todos os estilos de decoração, a todos os usuários e a todas as situações, e face à vasta oferta em termos de fornecedores e marcas, é muito pouco provável que não encontre um que não se adapte ou dê resposta àquilo que pretende para o seu quarto. É também um material de fácil e rápida aplicação, não provocando grande sujidade durante o processo, pelo que não implica grandes preocupações ou transtornos.

As possibilidades são imensas e para todos os gostos e bolsos, como poderá comprovar com as sugestões que lhe vamos mostrar. O mundo dos papéis de parede parece não ter fim, por isso inspire-se e não coloque limites à sua imaginação!

Clássico e Arquitetónico

Para quem gosta de ambientes clássicos esta pode ser uma boa sugestão. Apesar dos espectáveis tons neutros presentes nesta decoração, como os brancos e cremes, há aqui alguns elementos que trazem toques originalidade. O papel de parede com padrão clássico floral e dentro dos mesmos tons, encontra-se emoldurado entre frisos verticais que têm continuidade com os frisos horizontais presentes no tecto, remetendo para uma composição quase que arquitetónica.

Riscas e Flores, porque não?

Quarto de Criança: Quartos de criança clássicos por Stoc Casa Interiores
Stoc Casa Interiores

Quarto de Criança

Stoc Casa Interiores

À primeira vista parecia impensável conciliar na decoração do mesmo espaço riscas e flores. Tem a certeza? Pois bem, deixo-lhe aqui um exemplo – presente no trabalho do gabinete Stock Casa Interiores, mais precisamente na Casa Santo André I –  de como isso não só é possível, como o resultado é tanto agradável quanto ousado. Repare como neste projeto, este foi o fio condutor na decoração de pelo menos dois dos quartos, sendo que num, o quarto rosa, o papel de parede escolhido para a cabeceira foi ás riscas deixando o restante quarto com papel floral, situação que se inverte no quarto azul.

Contrastes de cor

Um dos truques mais utilizados por arquitetos e decoradores de interiores para fazer sobressair uma parede de cabeceira num quarto de dormir é aplicar, nessa mesma parede, papel de parede com a cor que se pretende que seja aquela que contraste com o cor geral de base do quarto. Com isso consegue-se dar destaque à parede, mas como os restantes tons da decoração são próximos mas mais suaves, a harmonia do conjunto é garantida.

As riscas não podiam faltar

Quartos campestres por Mutabile

Os padrões ás riscas são quase que um cliché quando falamos em papel de parede, e a sua utilização nas paredes de cabeceira tem os mais variados exemplos. Não se esqueça que é livre de aplicar o papel de parede com as riscas quer na horizontal, como na imagem, quer na vertical, dependendo se quer reforçar a horizontalidade ou a verticalidade de espaço em questão.

Em zig-zag

Continuando nas riscas, mas estas diferentes,em zig-zag, são sem dúvida uma tendência que veio para ficar no mundo da decoração de interiores. Aparentemente uma solução decorativa mais ousada comparativamente ás tradicionais riscas horizontais ou verticais, não se esqueça que tem sempre esta opção se quiser algo mais afirmativo, agressivo ou dinâmico.

Destaque em tons neutros

Tenha presente que nem sempre a utilização de papel de parede é sinónimo de fortes contrastes de cor e padrões trabalhados. Há muitas opções de papel de parede disponíveis, das mais ousadas às mais contidas, e se a intenção for apenas criar uma leve variação na parede de cabeceira, com certeza que vai encontrar no mercado soluções dentro daquilo que pretende. Repare como neste caso a solução é mais uma vez com papel de parede em zig-zag e o resultado é muito distinto daquele preconizado no exemplo anterior.

Menos é mais

Como pode ver nesta imagem, quando falamos em papel de parede aplicado na parede de cabeceira, não quer dizer que isso que tenha de ser feito obrigatoriamente em todo o comprimento da dita parede. Experimente salientar apenas o comprimento específico da cabeceira da cama, é mais fácil e rápido e é uma solução que em nada fica atrás de outras propostas mais elaboradas.

Criar nichos

Quartos mediterrânicos por Ev TAdilatları
Ev TAdilatları

Ev Tadilatları

Ev TAdilatları

Os nichos em gesso cartonado são hoje em dia soluções muito utilizadas em decoração de interiores, não só em quartos mas também nas restantes divisões da casa. Nos quartos permitem criar as mais variadas soluções, como nichos com função de mesa de cabeceira, com função de prateleira superior corrida ao longo do comprimento da cabeceira, nichos aleatórios, etc… Repare como nesta solução optou-se por afirmar a presença do nicho aplicando o papel de parede na superfície reentrante do mesmo. Mas pode não ser assim…

Criar nichos II

Aqui, ao contrário da solução anterior, optou-se por utilizar o papel de parede na zona saliente do nicho, deixando o seu interior, ou a parte reentrante neste caso, revestido com uma simples pintura de cor branca, que neste ambiente específico ganha enorme contraste. Veja como esta simples alteração – a colocação do papel de parede dentro ou fora do nicho – pode alterar substancialmente um ambiente.

Use stickers

O uso de stikers, ou desenhos em vinil autocolante, são uma solução que ganha cada vez mais adeptos nos autodidatas da decoração de interiores. Mais simples ou elaborados, são muitas vezes utilizados por serem facéis de adquirir – várias lojas e marcas online comercializam este tipo de stickers – e são ainda mais fáceis de aplicar. Contudo esta solução torna-se ainda mais interessante porque permite também que seja você mesmo a criar o desenho ou a composição que deseja colocar no seu quarto.

Confira as nossas dicas e diga-nos se encontrou a solução indicada para si!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!