FloatWing: Terraços  por Friday, Ciência e Engenharia do Lazer, SA

Uma casa flutuante

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Se acha que já viu tudo então prepare-se pois está prestes a ver uma habitação fantástica, como nunca viu!

O projecto denominado de FloatWing House é uma obra-prima da empresa portuguesa Friday, Ciência e Engenharia do Lazer, SA. A empresa agrega conhecimentos em todas as áreas e vertentes da arquitectura e engenharia tendo por isso uma base de conhecimento muito sólido que permitiu a concepção e construção de um equipamento tecnologicamente evoluído, que de seguida iremos ficar a conhecer.

Esta habitação possui uma grande técnica de construção náutica, daí o seu nome. Com este projecto particular os profissionais pretendiam a criação de uma habitação modular que privilegiasse alguns conceitos contemporâneos, sendo eles a mobilidade, autonomia, transportabilidade e sustentabilidade. 

Hoje vamos conhecer esta casa e todas as suas características, venha daí

Transportabilidade

Já imaginou a sensação de poder morar numa habitação que lhe permite uma deslocação diária?

Uma das principais características deste projecto é o seu carisma inovador e único: uma habitação flutuante e auto-sustentável que produz cerca de 70% da energia que consome no ciclo anual, reduzindo assim em 90% a carga orgânica dos seus efluentes.

De longe a casa apresenta uma fachada distinta que é apenas um indício dos seus espaços interiores magníficos.

Unicamente distinta

No desenvolvimento do projecto os arquitectos depararam-se com vários desafios, nomeadamente o da criação de uma identidade totalmente distinta para esta habitação. Era necessária uma abordagem jovial e inesperada que incitasse o seu carácter de aventura e dinâmica. E foi assim que se aliou ao conceito de mobilidade e nomadismo outros factores fulcrais como a autonomia energética e a sustentabilidade ambiental.

Uma abordagem modular

Esta imagem mostra-nos uma perspectiva esplendorosa da FloatWing House. O seu estilo distingue-se pela sua materialidade distinta e moderna: aço, madeira e vidro. O resultado é uma composição geométrica industrial e elegante.

A casa tem cerca de 6 metros de largura por 10 a 18 metros de comprimento, podendo assim o seu tamanho ser adequado ao tamanho da família ou grupo. As possibilidades são infinitas, desde um espaço de trabalho perfeito a uma casa de férias este projecto tem a capacidade de responder a todas as suas necessidades!

Facilidade e mobilidade

Ainda no exterior podemos observar como a habitação permite através de um deck de madeira, uma circulação pedonal em redor da casa. Esta passagem permite ao seu utilizador usufruir do do ambiente exterior e da paisagem natural. O deck em madeira é aqui uma abordagem de tema claramente náutico que assenta perfeitamente neste projecto flutuante, atribuindo-lhe ao mesmo tempo um toque natural e único.

A casa flutuante possui dois pequenos motores exterior que permitem uma deslocação física de 3 nós por hora.

Conforto total

Passamos agora para a zona de cozinha e sala de jantar. A primeira impressão deste espaço prende-se na sua magnífica vista providenciada pelos grandes planos envidraçados que se abrem para o exterior. Com uma vista destas deve ser um verdadeiro luxo cozinhar ou tomar refeições neste lugar!

O mobiliário de madeira simples camufla-se com o pavimento criando assim um espaço que se interliga criando uma unidade contínua que expande a nossa percepção visual espacial.

A cozinha integralmente equipada é mais uma prova do conforto proporcionado por esta habitação única.

Sala de estar

A sala de estar é um lugar amplo e moderno que oferece todo o conforto necessário e cumpre assim todas as suas funções. Este é o espaço perfeito para usufruir desta habitação magnífica.

Uma vez mais, os grandes planos envidraçados providenciam uma vista panorâmica sobre qualquer que seja a localização da casa flutuante! 

Um quarto acolhedor

quarto é um lugar mágico, confortável e perfeito para sonhar. A madeira continua a ser o material de eleição na caracterização deste espaço interior. Os detalhes decorativos claros como a roupa de cama ajudam a realçar um carisma moderno e minimalista que aqui se pretende destacar. 

Ao mesmo tempo, os apontamentos coloridos conferem vida e carisma à divisão, impedindo que esta se torne num espaço monótono e aborrecido.

Amiga do ambiente

No interior encontramos um espaço neutro e minimalista integralmente constituído a partir de madeira de pinho, uma madeira que apresenta uma grande resistência bem como um bom desempenho quando colocada em áreas húmidas. 

Esta abordagem minimalista amplia consideravelmente o espaço, sendo que os grandes vãos translúcidos também auxiliam neste processo, uma vez que contribuem para uma forte iluminação natural interior.

Sustentabilidade

Uma curiosidade interessante acerca desta habitação é que quando completamente carregado o gerador permite que esta casa seja totalmente auto-suficiente durante, pelo menos, sete dias! 

Uma sonho tornado realidade

Como já vimos todos os materiais e técnicas utilizados para a construção da FloatWing House possuem uma consciência ecológica, sendo este um dos principais factores que distingue este este projecto. 

Gostou deste projecto ecológico? Então verifique também este ''Ovo'' Sustentável que certamente o irá deslumbrar!

Queremos saber a sua opinião sobre este tipo de projectos inovadores e amigos do ambiente! Conte-nos tudo através de um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!