Estantes – 10 sugestões originais

Maria Almeida Maria Almeida
Loading admin actions …

Todos temos necessidade de ter estantes em nossa casa, seja na sala, no quarto, no escritório ou até na casa de banho, as estantes são elementos fundamentais na decoração de qualquer compartimento e são as nossas maiores aliadas na organização e arrumação do espaço. Assim, à muito que deixaram de ser encaradas como simples prateleiras para colocar livros ou objectos dispersos, passando a assumir, muitas vezes, um papel de destaque, e onde hoje, colocamos os mais variados objectos decorativos que nos ajudam a complementar e incrementar a decoração geral de um espaço.

Estas estantes, podem desenvolver-se ao longo de toda uma parede criando as mais variadas composições ou quem sabe assumir-se isoladamente como peça de destaque em determinado compartimento; podem ter as mais variadas formas e materiais;  podem estar agregadas a uma parede ou assumir-se como elemento solto num determinado espaço; podem ser desenhadas e produzidas especialmente para determinado local ou ser soluções modulares…  Como vê, as hipóteses são imensas é só usar a imaginação e a criatividade!

Aproveitamento de cantos

Esta é sem dúvida uma sugestão algo inesperada e original. Este exemplo pretende demonstrar como a criatividade não deve ter limites e como usá-la para melhor tirar partido das aparentes condicionantes dos nossos espaços.  Aqui isso é conseguido através de uma composição dinâmica de várias “caixas” rectangulares de diferentes tamanhos, que se juntam aleatoriamente no canto saliente desta sala. Esta quase “instalação” funciona como ligação daqueles dois espaços, sala de estar e sala de jantar, e resulta muito bem também pela conjugação dos materais e cores, a madeira da estante e o azul petróleo da parede.

Aproveitamento de espaço

Este é um bom exemplo de como uma estante pode ser uma ótima solução para aproveitar ao máximo o espaço disponível. Moldando-se neste caso à inclinação do tecto, nada é despediçado, aproveitando desta forma toda a altura do compartimento sem desperdício de espaço. Muito utilizada em sótãos e águas-furtadas, acaba por ser uma solução muito inteligente e simples de aproveitamento de espaço para arrumação, muitas vezes utilizada também em zonas com pé-direito muito baixo, devido à inclinação da cobertura.

Amplificadoras de espaço

  por Coupdeville
Coupdeville

Belsize Park

Coupdeville

As estantes podem ainda, e ao contrário do exemplo anterior (em que se falava em limitações de pé-direito), ser ótimas aliadas em espaços muito altos ou mesmo com pé-direito duplo e mezzanines. Veja este exemplo em que a estante permite fazer uma continuidade entre as duas diferenças de nivel, unificando todo o espaço. Com isto conseguimos ganhar amplitude no nosso espaço sem com isso fragmentar ou quebrar a continuidade do pé-direito duplo.

Criação de simetrias

Foi já referido anteriormente que as estantes podem assumir um papel de destaque em qualquer tipo de decoração. Este exemplo demonstra como as estantes podem ser elementos fundamentais para a criação de imagens fortes no ambiente de um espaço. Aqui ajudam na composição de toda uma parede, emoldurando a zona da secretária, constituindo-se quase como que um cenário. Repare ainda no pormenor de, neste caso, com a intenção de aligeirar um pouco a sensação rígida de simetria, os elementos verticais da estante são posicionados na diagonal, com diferentes inclinações dando mais dinamismo a esta composição.

Pequeno apoio à zona de escritório

Tem pouco espaço no seu escritório e pouco lhe resta para colocar móveis ou estantes? Este exemplo é apropriado para essas situações em que o espaço é escasso e apenas temos disponível a zona superior da nossa mesa de trabalho, ou então quando a intenção é essa mesma: libertar espaço junto ao pavimento. Esta solução pode ser executada atravésda construção de uma estante em madeira ou então ser realizada em gesso cartonado destacando-se dos restantes móveis do compartimento. O pormenor da iluminação por baixo da estante é muito interessante, muito prático e acrescenta qualidade ao espaço de trabalho.

Soluções Modulares

Escritório Preto no Branco - Depois: Escritórios e Espaços de trabalho  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Escritório Preto no Branco – Depois

MUDA Home Design

Há também opções standard e modulares para quem deseja fugir de soluções à medida que trazem o inconveniente de necessitar sempre do habitual processo de trabalho de carpintaria: tirar medidas, desenho, produção e acabamento e montagem. Estas soluções modulares, normalmente mais baratas, podem oferecer-lhe também mais flexibilidade na decoração, uma vez que a qualquer altura pode acrescentar ou retirar módulos, mudá-los para outro local sem restrições, ou simplesmente substituí-los por outros que mais lhe agradem.

Organizadoras de espaço

Salas de estar modernas por Pickawood GmbH
Pickawood GmbH

Raumteiler aus höchster Qualität

Pickawood GmbH

Nos dias de hoje, em que os espaços fluidos e menos compartimentados são uma tendência para ficar, as estantes acabam por assumir um papel de muito relevo. As paredes deixaram à muito de ser a única forma disponível de compartimentação ou composição do espaço interior, e neste sentido, as estantes ganharam sem dúvida muito relevo a desempenhar esta função, uma vez que são elementos mais leves, dinâmicos e transparentes. Até ao teto ou a meia altura, completamante opacas ou com transparencias, as possibilidades e utilizações são inúmeras.

Composições de parede

Apartamento Lumiar_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Lumiar_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Hoje em dia, cada vez mais as estantes se constituem como verdadeiras composições gráficas, de linhas, volumes e espaços em branco, que se dispõem segundo uma ordem que aparentemente não conseguimos descortinar nas paredes de nossas casas. É sem sombra de dúvida uma tendência dos dias de hoje, sobretudo em salas de estar, pois permitem incorporar na mesma parede a zona da televisão, biblioteca e espaço para os restantes objectos decorativos que usualmente temos dispostos nas nossas salas. 

Utilização do vidro

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013: Casas de banho modernas por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Este é provavelmente, de todos os materiais que temos à nossa disposição, aquele que trará mais delicadeza às suas estantes. Indicado para vários estilos decorativos pela sua leveza e transparência, a utilização do vidro é sempre garantia de ambientes sofisticados e modernos. Muito versátil, pode ser utilizado  em diferentes aspectos e acabamentos: normal translúcido, fosco, leitoso, lacado nas mais variadas cores, serigrafado, com película de vinil colado, entre outras.

Objectos inusitados

Sala de estar  por hafriko
hafriko

Chuck

hafriko

E que dizer desta estante tão original criada pelos designers alemães Hafriko. Esta estante serve essencialmente para ilustrar como uma estante se pode facilmente tornar num objecto de design que sobressai e se destaca no conjunto do espaço. Pode consegui-lo como neste exemplo, utilizando peças de design arrojado, mas também pintando uma estante existente com uma cor mais vibrante ou quem sabe fazê-la você mesmo!

Gostou das nossas sugestões? Deixe-nos um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!