Ambientes e camas para bebés

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

Preparar a casa para receber um recém nascido é das tarefas mais entusiasmantes na arte da adaptação dos vários pormenores a ter em conta. De mãos dadas à criatividade e ternura, a compra do mobiliário adequado ao novo membro da família deve ser feito de forma sustentável. A cama de bebé torna-se uma das mobílias com maior destaque – se não a de maior – na lista de compras a fazer, uma vez que é a cama onde o bebé passará grande parte do seu tempo.

A cama tem a função de porto de abrigo do bebé. O objecto que acolherá a criança terá que passar pela adaptação adequada ao seu crescimento ao longo dos meses e dos anos seguintes, podendo servir ainda de impulsionador do bom desenvolvimento do bebé.

Inquestionável é a qualidade do material da cama. As texturas e cores dos tecidos transmitem sentimentos e sensações, por isso a conjugação de todos os factores condiciona o bem estar de um bebé e dos seus pais no conforto de um quarto de criança.

Partindo deste princípio, gostaríamos de lhe apresentar as várias possibilidades de adaptação das camas de bebé aos diferentes estádios de desenvolvimento daquele que é o centro das atenções de uma casa, e com o qual todas as preocupações são de menos.

Cama adaptável às necessidades do seu bebé em crescimento!

Quarto de crianças  por Mamas and Papas
Mamas and Papas

Once Upon A Time

Mamas and Papas

O tempo parece que passa a voar, e rapidamente o seu bebé já não cabe na cama que tem, sendo imperativo fazer uma nova adaptação. Não só a cama passa a ter uma importância diferente, como todo o quarto passa a funcionar como um mundo diferente para o seu bebé, onde o mesmo tem que se sentir seguro, confortável e no seu próprio espaço.

Cama alcofa prática e ideal para o recém nascido!

Quarto de crianças  por My Italian Living
My Italian Living

'Muffin' baby crib with hood by Picci

My Italian Living

Numa fase inicial em que o amor nos aperta o coração de cada vez que deixamos de ver o bebé e, por isso, o temos que levar para todo o lado, o ideal de adaptação às necessidades de uma cama de bebé é ter uma alcofa, para que o transporte seja fácil e cómodo, tanto para o bebé, que serenamente dorme na sua cama, como para os pais.

Neste tipo de camas a escolha do tecido, que estará em contacto com a pele do bebé, é importantíssima uma vez que queremos conforto máximo e protecção do exterior. Com todo o cuidado, sem excesso de peso ou possibilidade de reacções adversas, as hipóteses de cores ou feitios de alcofas são variadíssimos, mas o mais importante é que o aconchego seja o pensamento imediato assim que olhamos para a mesma, a escolha deve ser aliada à certeza.

Os berços também podem ser modernos!

Quarto de crianças  por designfromall
designfromall

Leda – Culla/Baby Cradle

designfromall

Nos primeiros meses de vida, independentemente do estilo do berço pelo qual se opte, a ideia de conforto e adaptação ao corpo do recém-nascido tem que estar presente no design da sua cama. Independentemente da escolha de uma cama incidir mais para o moderno ou o clássico, a cama do bebé idealmente deverá proteger, mover-se, acariciar e estar totalmente adaptada às necessidades do usuário e também às dos pais.

Berço acolchoado clássico

Tendo em conta a necessidade de alteração e adaptação do mobiliário, devido ao crescimento da criança, torna-se importante assumir que as primeiras camas que irão receber o seu bebé são muito importantes para um desenvolvimento feliz. 

A primeira cama do seu bebé é tão importante como as seguintes, uma vez que a adaptação do mobiliário às diferentes necessidades ao longo do tempo é fundamental para o feliz desenvolvimento do bebé.

Acessórios super práticos para bebés!

Quarto de crianças  por Bonsoni.com
Bonsoni.com

Bonsoni Nutkin Cot-Top Baby Changer

Bonsoni.com

Como acessórios à cama existem também pequenos pormenores que podem facilitar em muito o cuidado da mãe com o seu bebé, ajudando na adaptação à sua nova rotina e às necessidades parentais. Porque nada pode faltar, qualquer pormenor torna-se fundamental, assim uma cama deverá desempenhar a sua função de forma exímia. Além dos suportes para a troca de fraldas, a presença de outros acessórios como bolsas de arrumação ou suportes podem fazer a diferença.

Berço protector simples de madeira

À medida que o seu bebé começa a crescer, é necessário mais espaço para que se possa mover na sua cama e, consequentemente, também maior acessibilidade aos pais. A estrutura deverá ser mais resistente para quando o bebé começar a experimentar o equilíbrio, e, usufruindo da possibilidade de aplicação das protetoras altas, garante-se o resguardo do novo amor.

Reforçando a importância do material da cama, este pode ser diversificado, sendo importante que esteja adaptado a um bebé, sem particularidades que possam apresentar motivo de preocupação para os pais. A temperatura do material deverá ser um pormenor a ter em conta, já que condicionará a sensação do seu bebé ao toque. A madeira tratada é quente, a madeira lacada é mais fria, e consoante a estação do ano, seja inverno ou verão, o seu bebé poderá reagir de forma diferente ao material.

Primeiros brinquedos

Quarto de crianças  por taube Kinder- und Jugendmöbel
taube Kinder- und Jugendmöbel

Kindergitterbett aus der taube Kindermöbelserie Josef

taube Kinder- und Jugendmöbel

Os acessórios de divertimento aqui começam a ganhar mais destaque uma vez que o bebé já ganha noção espacial dos objetos, desperta a curiosidade e começa a interessar-se por diferentes formas, sons e movimentos. Quando o bebé inicia o descobrimento e o interesse pelo seu redor, é um momento delicioso que transporta uma imensa felicidade aos progenitores. A escolha dos jogos e brincadeiras deve ser adaptada às necessidades do seu bebé e à cama que já adquiriu. As cores e os padrões ganham vida aos olhos de uma criança, e a sensibilidade é moldada à medida que o conhecimento aumenta.

Os materiais fofos e moles participam nas brincadeiras e podem surgir em forma de peluche, brinquedos pendurados, com ou sem música, ou mesmo apenas colados nas barreiras protetoras da cama do bebé.

A arquitectura do quarto e a adaptação à cama do bebé

A arquitetura do espaço pode ser adaptada a novas brincadeiras, ou simplesmente decore as paredes do quarto… abra os horizontes do seu bebé!

A cama, ainda que protegida, deverá dar acesso ao chão para que o bebé possa começar a ganhar autonomia e explorar o resto do quarto. Ainda, a decoração do quarto poderá ser mais dinâmica, não só com espaços de arrumação adequados às necessidades parentais mas também com jogos que estimulem o bebé.

Cama casa de madeira para crianças

Quarto de crianças  por De Kleine Generatie
De Kleine Generatie

Hippe jongens kamer van Done by Deer

De Kleine Generatie

O desenvolvimento saudável e feliz do seu bebé depende de diferentes necessidades, e a adaptação da sua cama deverá acompanhá-lo até à fase juvenil da melhor forma. A dinâmica de um bebé em desenvolvimento passa por muita atenção.

Cama colorida e decoração de parede

Quarto de crianças  por wie ein KINO

O detalhe das cores que despoletam maior interesse ou reação mais positiva, as formas que mais agradam ao bebé e com as quais ele mais brinca, o seu cheiro preferido ou mesmo o material com o qual mais prefere brincar devem pautar o tipo de cama a adaptar ao seu bebé.

Brincar, adaptar e descobrir. Percorra o caminho e construa no quarto do seu rebento um ambiente de desenvolvimento positivo e feliz.

O que achou destas ideias? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!